Aprender com as Diferenças
 

Dislexia - 10/11/2008
Marina da Silveira Rodrigues Almeida

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Definições:

DIS – distúrbio
LEXIA - (do latim) leitura; (do grego) linguagem
DISLEXIA - dificuldades na leitura e escrita

A definição mais usada na atualidade é a do Comitê de Abril de 1994, da International Dyslexia Association - IDA, que diz:

"Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, freqüentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar."

A dislexia não é uma doença, portanto não podemos falar em cura. Ela é congênita e hereditária, e seus sintomas podem ser identificados logo na pré-escola.

Os sintomas, ainda, podem ser aliviados, contornados, com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. Não podemos considerar como "comprometimento" sua origem constitucional (neurológica), mas sim como uma diferença, que é mais notada em relação à dominância cerebral.

"A DISLEXIA é uma dificuldade de aprendizagem na qual a capacidade de uma criança para ler ou escrever está abaixo de seu nível de inteligência."

"A DISLEXIA é uma função, um problema, um transtorno, uma deficiência, um distúrbio. Refere a uma dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem."

"A DISLEXIA é um transtorno, uma perturbação, uma dificuldade estável, isto é duradoura ou parcial e, portanto, temporária, do processo de leitura que se manifesta na insuficiência para assimilar os símbolos gráficos da linguagem.”

"A DISLEXIA não é uma doença, é um distúrbio de aprendizagem congênito que interfere de forma significativa na integração dos símbolos lingüísticos e perceptivos. Acomete mais o sexo masculino que o feminino, numa proporção de 3 para 1."

 "A DISLEXIA é caracterizada por dificuldades na leitura, escrita (ortografia e semântica), matemática (geometria, cálculo), atraso na aquisição da linguagem, comprometimento da discriminação visual e auditiva e da memória seqüencial.”

Etiologia:

A rigor, não há nenhuma segurança em afirmar uma ou outra etiologia para a causa da dislexia, mas há algumas situações que foram descartadas:

Em hipótese alguma o disléxico tem comprometimento intelectual. Segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, o ser humano possui habilidades cognitivas: inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência lógica-matemática, inteligência espacial, inteligência corporal-cinestésica, inteligência verbal-linguística, inteligência musical, naturalista, existencial e pictórica. O disléxico teria sua inteligência mais predisposta à inteligência corporal-cinestésica, musical, espacial.

Quanto ao emocional, é preciso avaliar muito bem. Pode haver um comprometimento do emocional como conseqüência das dificuldades da dislexia, mas nunca como causa única.

A criança dislexia não tem perda auditiva.

Há vários estudos:

A) Uma falha no sistema nervoso central em sua habilidade para organizar os grafemas, isto é, as letras ou decodificar os fonemas, ou seja, as unidades sonoras distintivas no âmbito da palavra.

B) O impedimento cerebral relacionado com a capacidade de visualização das palavras.

C) Diferenças entre os hemisférios e alteração (displasias e ectopias) do lado direito do cérebro. Isso implica, entre outras coisas, uma dominância da lateralidade invertida ou indefinida. Mas também justifica o desenvolvimento maior da intuição, da criatividade, da aptidão para as artes, do raciocínio mais holístico, de serem mais subjetivos e todas as outras qualidades características do hemisfério direito.

D) Inadequado processamento auditivo (consciência fonológica) da informação lingüística.

E) Implicações relação afetiva materno-filial, o que pode entravar a necessidade da linguagem, e mais tarde a aprendizagem da leitura e escrita.

Sinais encontrados em Disléxicos:

Desde a pré-escola alguns sinais e sintomas podem oferecer pistas que a criança é disléxica. Eles não são suficientes para se fechar um diagnóstico, mas vale prestar atenção:

  • Fraco desenvolvimento da atenção.
  • Falta de capacidade para brincar com outras crianças.
  • Atraso no desenvolvimento da fala e escrita.
  • Atraso no desenvolvimento visual.
  • Falta de coordenação motora.
  • Dificuldade em aprender rimas/canções.
  • Falta de interesse em livros impressos.
  • Dificuldade em acompanhar histórias.
  • Dificuldade com a memória imediata organização geral.

Dificuldades encontradas em crianças com Dislexia:

  • Dificuldade para ler orações e palavras simples.

  • A pronúncia ou a soletração de palavras monossilábicas é uma dificuldade evidente nos disléxicos.

  • As crianças ou adultos disléxicos invertem as palavras de maneira total ou parcial, por exemplo, “casa” é lida “saca”. Uma coisa é uma brincadeira ou um jogo de palavras, observando a produtividade morfológica ou sintagmática dos léxicos de uma língua, outra coisa é, sem intencionalidade, a criança ou adulto trocar a seqüência de grafemas.

  • Invertem as letras ou números, por exemplo: /p/ por /b/, /d/ por/ b /3/ por /5/ ou /8/, /6/ por /9/ especialmente quando na escrita minúscula ou em textos manuscritos escolares. Assim, é patente a confusão de letras de simetria oposta.

  • A ortografia é alterada, podendo estar ligada a chamada CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (alterações no processamento auditivo).

  • Copiam de forma errada as palavras, mesmo observando na lousa ou no livro como são escritas. Em geral, as professoras ficam desesperadas: “como podem - pensam e reclamam - ela está vendo a forma correta e escreve exatamente o contrário?". Ora, o processamento da informação léxica, que é de ordem cerebral, está invertida ou simplesmente deficiente.

  • As crianças disléxicas conhecem o texto ou a escrita, mas usam outras palavras, de maneira involuntária. Trocam as palavras quando lêem ou escrevem, por exemplo: “gato” por “casa”.

  • Têm as crianças disléxicas dificuldades em distinguir a esquerda e a direita.

  • Alteração na seqüência das letras que formam as sílabas e as palavras.

  • Confusão de palavras parecidas ou opostas em seu significado. Os homônimos, isto é, palavras semelhantes (seção, cessão e seção) são uma dificuldade nas crianças disléxicas.

  • Os erros na separação das palavras.

  • Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. A leitura é sem modulação e sem ritmo. Os disléxicos, às vezes, com muito sacrifício, decodificam as palavras, mas não conseguem ter compreensão.

  • Os disléxicos têm falha na construção gramatical, especialmente na elaboração de orações complexas (coordenadas e subordinadas) na hora da redação espontânea.

Tipos de Dislexia:

  • DISLEXIA ACÚSTICA: manifesta-se na insuficiência para a diferenciação acústica (sonora ou fonética) dos fonemas e na análise e síntese dos mesmos, ocorrendo omissões, distorções, transposições ou substituições de fonemas. Confundem-se os fonemas por sua semelhança Articulatória.

  • DISLEXIA VISUAL: Ocorre quando há imprecisão de coordenação viso-especial manifestando-se na confusão de letras com semelhança gráfica. Não temos dúvida que o primeiro procedimento dos pais e educadores é levar a criança a um médico oftalmologista.

  • DISLEXIA MOTRIZ: evidencia-se na dificuldade para o movimento ocular. Há uma nítida limitação do campo visual que provoca retrocessos e principalmente intervalos mudos ao ler.

Lembre-se em observar:

  • Alterações de grafia como "a-o", "e-d", "h-n" e "e-d", por exemplo.

  • As crianças disléxicas apresentam uma caligrafia muito defeituosa, verificando-se irregularidade do desenho das letras, denotando, assim, perda de concentração e de fluidez de raciocínio.

  • As crianças disléxicas, ainda segundo o professor, apresentam confusão com letras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço como "b-d". "d-p", "b-q", "d-b", "d-p", "d-q", "n-u" e "a-e". Ocorre também com os números 6;9;1;7;3;5, etc.

  • Apresenta dificuldade em realizar cálculos por se atrapalhar com a grafia numérica ou não compreende a situação problema a ser resolvida.

  • Confusões com os sinais (+) adição e (x) multiplicação.

  • A dificuldade pode ser ainda para letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: "d-t" e "c-q", por exemplo.

  • Na lista de dificuldades dos disléxicos, para o diagnóstico precoce dos distúrbios de letras, chamamos a atenção de educadores, e pais para as inversões de sílabas ou palavras como "sol-los", "som-mos" bem como a adição ou omissão de sons como "casa-casaco", repetição de sílabas, salto de linhas e soletração defeituosa de palavras.

 Alfabetização do Disléxico:

O disléxico precisa olhar atentamente, ouvir atentamente, atentar aos movimentos da mão quando escreve e prestar atenção aos movimentos da boca quando fala. Assim sendo, a criança disléxica associará a forma escrita de uma letra tanto com seu som como com os movimentos FALAR-OUVIR-LER-ESCREVER, são atividades da linguagem. FALAR E OUVIR são atividades com fundamentos biológicos.

O método mais adequado tem sido o fonético e montagem de ”manuais” de alfabetização apropriada à criança disléxica.

A criança aprende a usar a linguagem falada, mas isto depende do:

  • Meio ambiente compreensivo, estimulador e paciente.
  • Trato vocal.
  • Organização do cérebro.
  • Sensibilidade perceptual para falar os sons.

O sucesso na reeducação de um disléxico está baseado numa terapia multisensorial (aprender pelo uso de todos os sentidos), combinando sempre a visão, a audição e o tato para ajudá-lo a ler e soletrar corretamente as palavras.

Estratégias que ajudam:

Uso freqüente de material concreto:

  • Relógio digital.

  • Calculadora.

  • Gravador.

  • Confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar, montar uma cartilha.

  • Uso de gravuras, fotografias (a imagem é essencial para sua aprendizagem).

  • Material Cusineire / Material Dourado.

  • Folhas quadriculadas para matemática.

  • Máscara para leitura de texto.

  • Letras com várias texturas.

  • Evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros alunos da classe.

  • Ela não deve ser forçada a ler em voz alta em classe a menos que demonstre desejo em fazê-lo.

  • Suas habilidades devem ser julgadas mais em suas respostas orais do que nas escritas.

  • Sempre que possível, a criança deve ser encorajada a repetir o que foi lhe dito para fazer, isto inclui mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória.

  • Revisões devem ser freqüentes e importantes.

  • Copiar do quadro é sempre um problema, tente evitar isso, ou dê-lhe mais tempo para fazê-lo.

  • Demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo, principalmente quando você estiver ensinando a alunos que possam ser considerados disléxicos.

  • Ensine-a quando for ler palavras longas, a separá-las com uma linha a lápis.

  • Dê-lhes menos dever de casa e avalie a necessidade e aproveitamento desta tarefa.

  • Não risque de vermelho seus erros ou coloque lembretes tipo: estude! Precisa estudar mais! Precisa melhorar!

  • Procure não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso a humilha e a faz infeliz.

  • Não a force a modificar sua escrita, ela sempre acha sua letra horrível e não gosta de vê-la no papel. A modulação da caligrafia é um processo longo.

  • Procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima.

  • Dê-lhes um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma tarefa em que a criança não-disléxica leva 20 minutos para realizar, a disléxica pode levar duas horas.

  • Usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e principalmente nas escritas.

  • Uma língua estrangeira é muito difícil para eles, faça suas avaliações sempre em termos de trabalhos e pesquisas.

Orientação aos pais:

  • A coisa mais importante a fazer: AJUDAR A MELHORAR A AUTO-ESTIMA. Ofereça segurança, carinho, compreensão e elogie seus pequenos acertos.

  • Procurar ajuda profissional para realizar um diagnóstico correto: fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista ou psicopedagogo.

  • Explique que suas dificuldades têm um nome: DISLEXIA e que você vai ajudá-lo a superá-las, mas que ele é o principal agente desta mudança.

  • Encoraje-o e encontre coisas em que se saia bem, estimulando-o nessas coisas.

  • Elogie por seus esforços, lembre-se como ele tem de esforçar-se muito para ter algum sucesso na leitura e na escrita.

  • Ajude-o nos seus trabalhos escolares, ou, em algumas lições em especial, com paciência (mas não escreva para ele, ou resolva suas tarefas de matemática).

  • Ajude-o a ser organizado.

  • Encoraje-o a ter hobbies e atividades fora da escola, como esportes, música, fotografia, desenhos, etc.

  • Observe se ele está recebendo ajuda na escola, porque isso faz muita diferença na habilidade dele de enfrentar suas dificuldades, de prosperar e de crescer normalmente.

  • Não permita que os problemas escolares impliquem em mau comportamento ou falta de limites. Uma coisa nada tem a ver com a outra!

Marina da Silveira Rodrigues Almeida
Consultora em Educação Inclusiva
Psicóloga e Pedagoga especialista
Instituto Inclusão Brasil
inclusao.brasil@iron.com.br

Bibliografia

  • Dislexia em questão - j. Ajuriaguerra - Ed. Artes médicas
  • Dislexia-manual de leitura corretiva - MABEL CONDEMARIN - Ed. Artes médicas
  • Associação Brasileira de Dislexia – SP Telefone: (011) 258-7568
  • Associação Nacional de Dislexia – RJ Telefone (021) 529-2461

 

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33 COMENTÁRIOS

1 Rafael - Araras
ola tenho 14 anos e tenho dislexia. existe, alguma lei que fala Que o dislexo não reprova de ano. por favor me ajude... deis de já agradesso
24/08/2013 11:19:19


2 geralda - porto velho ro
tenho um filho de 7 ano que tem dislexia mais só descobri este ano e quero coloca ele nua aula de reforço mais não tenho tempo pois trabalho gostaria de saber ser alei me da o direito de pedi meio periodo para acompanha no reforço escolar
14/08/2013 17:08:18


3 Natalicio Souza Santo - Sao Paulo
Estudo muito mais quando vou fazer aprova fico com muita ansiedade começa os bloqueio no cérebro vem a dificuldade de lembrar o que foi estudado para prova fico com cérebro completamente bloqueado.A minha cordenação motora não tão boa como posso melhorar mesmo estudando muito e pensando fazer faculdade.
23/05/2013 19:34:46


4 Maria das Graças C. V. - Prata
Gostaria de saber se tem algum profissional na área para tratar ou descobrir se realmente a pessoa tem dislexia perto da minha região que é Uberlandia MG. Pois tenho um filho que quando criança trocava as letras que foi passado nestas informações. Hoje já é um adulto e isto esta interferindo muito no seu emprego. Obrigado se poderem me ajudar.
20/05/2013 20:50:07


5 adriana - Rio de Janeiro
Sou uma mãe em desespero tenho um filho de 8 anos que tem dislexia , estou confusa desesperada e perdida pois não sei aonde tem um tratamento direcionado para isso , pois na clínica da família aonde eu fui ele só passou uma vez pela psicóloga , a doutora que nos atendeu nunca mais marcou consulta nenhuma a especialidade dela é clínica geral ç, eu perguntei se não seria mais adequado que ela encaminhasse para um neuro pediatra ela me respondeu que não , mais como leiga que eu sou eu acho que deveria ir sim , por favor me ajudem eu estou sozinha nessa não tem ninguém par me dar a orientação correta não aguento mais está sendo um sofrimento muito grande para mim.
09/04/2013 20:31:33


6 valnira - Curitiba pr
Oi tenho um filho de 5anos que vem apresentando esse problema,to desesperada fiz o exame pac mas não sei o que fazer não sei pra onde correr to perdida como se tivesse aberto um buraco perdi o chão me ajude por favor .
08/04/2013 21:22:13


7 Cristiane Canuto Oliveira - AracajuSe
Tenho 36 anos,sempre tive dificuldade na escrita e leitura,troco as letras no falar e escrever.minha dificuldade são nas letras.b/p,d/t,c/s/z,f/v.mesmo conhecendo as letras não consigo pronunciar o fonema certo para elas.Com isso fui crescendo com medo .Todas as vezes que tinha redação ou ditado era um sufoco para conseguir escrever corretamente.Toda vez que ia fazer redação procurava elaborar textos que só houvesse palavras que eu soubesse escrever,para não ser chamada atenção pela professora,com isso mnha criatividade de elabora textos nã evoluiu para uma criatividade de historias e contos.Sempre fui mangada dando na leitura e na escrita.me tornei uma pessoa timida,ao passar do tempo fui lendo mas para assimilar a escrita certa,mesmo pronunciando errada. Gostaria de saber se isso é dislexia,na familia tem varios caso como o meu.Se possivel me deixe informada sobre este assunto eu confirmo isso,em matematica eu tinha muita dificuldade para aprender e nas outras materias eu so conseguia estudar se eu lese em voz alta para entender ,decorava mas do quer aprender o assunto.
03/04/2013 14:53:00


8 sheila ramos - rio de janeiro
Por vafor me de uma ajuda tenho um filho de 3 anos muito esperto e inteligente mais ate o momento fala muito pouco mais entende tudo que se fala ja levei ao neuro ao fono e agora na psicologa mais ate agora nenhum diagnostico.Alguém pode me dizer pra onde ir.Obrigada
20/02/2013 22:23:21


9 VANUSA - RJ
preciso de ajuda, tenho um filho de 7 anos que tem dificuldade de aprendizagem, preciso de uma psicopedagoga que cuide dele. por favor se puder me ajudar vou ficar muito grata.
23/01/2013 22:50:07


10 Sirlane Fª Andrade - Telêmaco Borba
Preciso de ajuda, terminei recentemente o meu TCC abordando a dislexia, e usei como referencia o artigo Dislexia da autora Mariana da Silveira Rodrigues Almeida, retirado do site, no entanto não tem a data da publicação. Por favor gostaria de saber em que ano o artigo foi publicado para que eu possa referencialo. Obrigada
21/01/2013 16:03:01


11 jessione maia junior - Uberlandia MG
tenho 37 anos , eu tenho dificuldade de p/ lembrar uma frase de uma musica , mas tenho raciocinio rápido p/ numeros e para escrever uma simples redação , nao sai nada pode ser dislexia ? E se vou escrever um frase ,só consigo escrever de traz p/ frente . exemplo: na bahia vou cantar .
09/01/2013 20:33:33


12 Luiz - São Paulo
Divulgo, pois esse tratamento pode ser útil, para pacientes com dislexia. Eles tem conseguido, tratamento satisfatório. Centro Brasileiro de Estimulação Magnética Transcraniana Dr. Roni Broder Cohen Diretor Rua Itambé, 341 casa 12 Higienópolis 01239001 São Paulo Capital tel/fax 11 32557537 http://www.estimulacao.com.br
03/12/2012 21:25:31


13 Gabriele - Engenheiro Paulo De Frontin
Poxa gostei abeça desse texto,foi mto bem elaborado e me exclareceu tbm algumas dúvidas sobre. Bom obrigada. Ass: Gabriele M.S.Feijó Estado do RJ CIDADE EPF
24/10/2012 17:29:05


14 cleusa matrone - sao paulo
minha filha tem 18 anos e esta com problemas,pelo que li e o que esta acontecendo esta grave eme pediu ajuda onde posso levala para avaliação
30/09/2012 20:28:52


15 lilica - rio
tenho um sobrinho que está na 3ºserie e nao consegue ler ,sabe o alfabeto mas na hora de juntar as letras e formar silabas não consegue ler o D e o A juntos ele diz que forma a silaba Ga, já tentei de varias formas e ele nao consegue o que devo fazer que tipo de atividade posso fazer para ajudala pois ele ja esta com 10 anos e não memoriza as silabas
02/09/2012 19:17:21


16 Eliane Ferreira - Ibiuna
Meu filho tem 8 anos e tem DPAC,nao consegue compreender coisas simples,faz copia de lousa mas demora muito nao esta lendo ainda,confusao com direita e esquerda,tem fala errada ve a letra s e fala f.Anda de bicicleta com rodinhas,ergui um pouco as rodinhas ele quase que cai,equilibrio ta lento pisa no pedal diferente das outras crianças,toma imipramina porque é muito ansioso o neurologista suspeita de deficit de atençao,estou levando ele na fonoaudiologa e psicologa desde os 6 anos.A psicologa acha que nao é deficit de atençao que a causa é emocional.Onde foi feito a avaliaçao de pac,a fono desconfia de dislexia,mandou ver com psicopedagoga clinica.Eu tenho uma irma que tem 34 anos e tem todos esses sintomas descrito no artigo,quando criança repitiu 5 vezes a primeira serie,so estudava na classe especial ate os 16 anos.Seria genetico esses sintomas no meu filho,seria mesmo dislexia ou poderia ser deficit de atençao?Quem deve fechar o diagnostico o neurologista ou a psicopedagogia clinica.Obrigada!
28/07/2012 10:53:07


17 Cristina Duarte - Araujos
Acabei de participar do congresso de neurociencias,saude mental e educaçao.Foi discutido que quando o processameto auditivo é alterado nao se diagnostica dislexia,ENTAO como fica.necessito da colocaçao de outros estudiosos
16/07/2012 23:25:15


18 Eliana - Sorocaba
Oi, boa tarde. Tenho um amiguinhho que completará 8 anos. Ele tem dislexia. Gostaria de presenteálo com algo que possa ajudálo em seu aprendizado e dia a dia. Poderiam me ajudar?
13/07/2012 13:02:36


19 wesley - alfenas
eu acho q tenho quando vou ler em voz alta naoconsigo forma uma simples palavra escrevo muito errado , um dia fui ler na hora chegou na ultima palavra nao conseguia forma palavra fui simples
03/07/2012 03:56:56


20 Michelle L.Feitosa - Rio de Janeiro
oi minha filha tem 10 anos e foi diagnosticada com dislexia ela esta tendo muitas dificuldades na escola e no meio social nao sei como ajudala nao consigo tratamento que caiba no meu orçamento são muito caros cheguei a ver um que cada sessao custa 300,00,por favor queria muito que me oriantasse sobre alçgum lugar que tenha um preço acessivel e que eu possa ajudala pois ja estou ficando desesperada.obrigada pela atenção.obs moro no Rio de Janeiro.
29/05/2012 08:19:56


21 Custódio Príncipe - BauruSP
Prezada Mariana, Como posso contatála para pedir sua ajuda para meu filho disléxico?Ele tem 30 anos. Grato.
02/04/2012 16:27:24


22 RITA MARIA FERREIRA CASTELO BEZERRA - Fortaleza
Minha formação: Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Psicomotricidade. Hoje a dislexia está bem esclarecida, portanto professores e pais necessitam de ter conhecimento a respeito do distúrbio, pois quando uma criança na idade escolar que apresenta dificuldades na leitura e escrita, não é pra ter taxada como preguiçõsa e sim procurar um especialista ou especialistas para uma avaliação pra que possa ser dado um diagnóstico fechado, porque a dislexia o paciente passa por vários especialistas: Psicopedagogo, Fono, Psicologo neuropediatra...
22/03/2012 20:13:31


23 andrea - santo antonio de posse interior sp
Olá, tenho um filho q tem auteração no processamento tem DEPAC. porém acho q tem tudo a ver com ele parece que descreveu ele perfeitamente. ele teve atraso na fala, porém ele tira notas boas tem muita dificudade em portugês. nem trabalho para ajudalo sabe e tem dado resultado preciso que o municipio arque com custos da pedagoga, pois é essencial a criança fazer refoço escolar com a pedagoga. pois não posso trabalhalhar com ele, percebo q com migo auciliando ele vai sabe, mas se eu deixar estudando sozinho pode esquecer, é só nota vermelha,não sei mais o que faço preciso trabalhar para ajudar meu marido, ele é pedreiro e as veses fica sem trabalho é um aperto só. ele tem 10 anos e tá no 4ºano, esse ano vai tudo bem mas já estou pensando no próximo ano, meu deus não sei mais o que fazer. Atenciosamente: Andréia!
13/11/2011 16:37:45


24 Dione - Tramandai rs
Olá pessoal , sou uma mae desesperada. tenho uma menina de 8 anos que repetiu 0 2 ano primario, e nao quer saber de escrever no caderno, quando escreve apaga apaga, rasuara muito, nao acompanha a aula, fica 4 horas escrevendo 2 frases, e nao gosta de ir a escola, o que fazer, o professor nao ve que é dilexia, ela é inteligente oralmente, mas na hora de passar para o caderno nao quer. ela tem todos todos mesmos os sintomas de crianças com dislexia..me ajude...ela ja passou por psicologosm psicopedagoga, psicomotora e nada. ela nao reage nem um dos casos, o que fazer me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! dione
20/06/2011 22:26:33


25 Rayce Christina - São Paulo
Faço Pedagogia a 2 anos e este artigo realmente esta exelente. A linguagem esta simples e clara de entender. O autor sbranjeu o tema brilhantemente. Gostaria de saber se não tem alguma sujestão de jogos ou brincadeiras para trabalhar com crianças dislexicas?
21/11/2010 18:58:45


26 Denise vargas ferreira lopes - Unai minas gerais
Oi, tenho uma filha que esta apresentando alguns deste sintomas assim dizendo, mas naõ tenho ainda confirmação,vou fazer um exame que chama p300, mais avaliação psco e pedagogica, me sinto frustrada pois não consigo ter controle ,ela tem epilepsia de dificil controle, ja diagnostiquei traços de iperatividade,na escola naõ consegue acompanhar os outros alunos.principalmente em matematica, nas outras materias ela se sai rasoavel me ajudem a compreender melhor minha filha pois acabo a comparando e ate jugando seu desempenho
27/08/2010 20:40:39


27 Paulo Santos - paulista
Olha hoje so lembro da dificuldade no inicio ainda troco as letras mas é pouco. A minha audiçao sempre foi normal gosto de música e leio partituras, mas a dificuldade é com as palavras as silabas e na leitura lembro até hoje aprender a ler foi o terror duas silabas a gente consegue ler pronunciando separadamente palavras como gato, rato, dado, quando passa para tres silabas ou mais é o terror tipo tapete é dificissilimo ler e dizer tapete ou outras como avião, saudade, quando voce perceber essa dificuldade na leitura escrita e tendencia a trocar as letras com o lado saber qual mao é esquerda ou direita ou qual mao devese pegar o lapis para escrever concerteza é dislexo. Se eu pego uma chave de boca tenho maior dificuldade saber qual lado girar, aquelas chaves catraca mesmo horrivel, preciso de alguns minutos ou segundos a mais para saber qual lado. Mas fazendo associação fica mais fácil tipo observar o lado que se move o ponteiro do relógio ajuda muito como orientaçao. A maioria das coisas fazendo associaçao fica mais fácil, um simples borrão veja iria trocando algumas letras mas corrigi esta vendo borão iria escrever, cheguei a escrever, morrão pior nao tem quem diga ao contrario a gente troca as letras tem que ter atençao doblada. Sim como iria escrevendo uma simples mancha ou borrão no caderno associamos a alguma parte assunto ou resposta, sempre fazendo associaçao fica mais fácil. Entao a dificuldade com a escrita e leitura é duas vezes maior e muito marcante em nossas vidas, para mim foi um periodo muito torturante os castigos e esforços para dominar leitura e escrita, para os dislexo pode dizer isso é o terror. Capazes de desenvolverem uma raiva da escola incomum das demais pessoas. Eles acham fácil fazem fácil para gente é muito dificil. O lado bom é que somos mais criativos, imaginativos, e temos uma visao e ponto de vista diferente ja que nossa mente processa e entende de modo diferente as coisas. A gente aprende diferente ver diferente encontra soluçoes diferentes e fazemos a diferença. Somos um pouco diferente da maioria mas somos iguais ao monte de gente que é como a gente. Até nosso texto jeito de escrever e coordenar idéias é diferente e certamente quem ler nota isso. Nao esqueça que somos humanos. Só tive essas dificuldades todas no inicio depois a gente consegui vencer e acompanha os outros colegas no estudo, mas o inicio super marcante como carregassemos cicratizescicatrizes, das chicotadas inicias.
05/05/2010 17:33:43


28 Monica Ninhaus Moura Notari Cernigoi - Rio de Janeiro
Eu gostaria de saber se o quadro de traços de Dislexia,pode ter a dificuldade na escrita da direita para esquerda e as vêzes escrever de baixo para cima.A criança está na 2ºsérie do E.Fund e tem 8 anos.Poderá ter alguma dificuldade ocular? Obrigada,Mônica
04/03/2010 11:16:58


29 Margarete - santos
EStou com dificuldades em auxiliar uma aluna com dislexia. Ela tem 8 anos e sua dificuldade é grande, para matemática uso material dourado e ábado q foi o que ela melhor se adaptou. Porém a leitura e escrita está difícil, algumas palavras ela consegue a leitura, claro q juntando sílaba a sáilaba outra não consegue. Tento trabalhar de forma mais tranquila, sem o tradicional. O q sinto de dificuldade é que ela está vendo que os outros estão adiantados e ela não consegue acompanhar, por mais q fale pra ir no tempo dela, sinto q ela quer acompanhálos e não aceita fazer com mais demora. Preciso de auxílio de sites com jogos, enfim... Minha turma é 3º ano do fundamental I
27/09/2009 20:42:49


30 vandreia Regina Gonçalves pereira - Bauru SP
OI! meu filho tem 12 anos e esta na 5 série, mas ele não é alfabetizado! a escola é omissa. estou pagando uma fonoaúdiologa pois nem isso eu consegui de graça tenho um laudo médico e um exame que atesta que ele tem deficiência no processamento auditivo central. gostaria de saber quais os direitos que ele tem?, Por favor me ajudem... dislexia é a mesma coisa?
06/05/2009 15:10:24


31 camila - lençóis paulista
gostei muito do artigo me esclareceu muitas duvidas, e gostaria de saber quem é o profissional mais indicado para fechar o diagnóstico de dislexia?????
26/04/2009 17:07:32


32 Ana Paula Guidi da Silva - Vinhedo São Paulo
Bom dia!Gostaria muito de saber se existe uma associação para quem tem o PAC e quaís os direitos deste aluno em relação a escola? Meu filho está com 11anos e depoís de muito sofrimento ele irá começar o treinamento auditivo em cabine e a fonoterapia mas este ano as notas dele baixaram para 0 e 1 e parece que foi passado um apagador na sua mente,ele já foi avaliado por uma Dra.Neuropsicóloga da UNIFESP e não tem dislexia e a inteligencia deu 115 tem alguns graus de dificuldade para sua idade ele não consegue fritar o peixe e tomar conta do gato e perto de outras crianças da mesma idade é muito imaturo. Por favor me ajudem a saber quaís os direitos dele perante a escola... Muito obrigada Paula
14/04/2009 09:38:48


33 Maria Isabel Lobo Zeballos - Saõ Paulo
Sou e meus filhos apresentam muitos sintomas. Meu marido acha que devemos ignorar e treinar as crianças em casa. Acho que se a escola souber desta dificuldade pode entender melhor a stuação da criança.Meu filho de 6 anos foi diagnosticado com problema moderado de processamneto auditivo. Gostaria de saber se dixlexico apresenta tambem este problema
03/01/2009 16:39:31


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