Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Amanhã - 24/09/2008
Guilherme Arantes

'

Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria

Que se possa imaginar, amanhã, redobrada a força

Pra cima que não cessa, há de vingar


Amanhã, mais nenhum mistério, acima do ilusório

O astro-rei vai brilhar, amanhã a luminosidade

Alheia a qualquer vontade, há de imperar, há de imperar


Amanhã, está toda esperança, por menor que pareça

O que existe é pra vicejar, amanhã, apesar de hoje

Ser a estrada que surge, pra se trilhar


Amanhã, mesmo que uns não queiram será de outros que esperam

Ver o dia raiar, amanhã, ódios aplacados, temores abrandados

[Letra e Música de Guilherme Arantes]

          O sol brilha no horizonte. As árvores, frondosas e floridas, anunciam a primavera. As cores prevalecem na natureza. Os odores agradáveis se espalham pelo ar. Você está percebendo tudo isso? O quanto de todo esse movimento está sendo presenciado através de seus sentidos?

          Temos esta oportunidade todos os dias. Não damos o devido valor às coisas simples e belas que nos rodeiam. Ficamos projetando tudo para o amanhã, em que residem nossas esperanças, os dias mais luminosos, o vicejar das plantas que deixamos de vislumbrar no dia de hoje.

          Nossa louca alegria, cantada por Guilherme Arantes nesse clássico da Música Popular Brasileira, que nos dobra as forças e orienta os passos para a felicidade, tem que ser vivida ao longo de todo o trajeto. Não podemos ficar imaginando que o melhor é o pódio, a medalha, a conquista final...

          Cada movimento que realizamos para a consecução de nossos sonhos de vida tem que ser devidamente saboreado, festejado. Seja na vida pessoal ou profissional. Não é o troféu na estante que nos dá a melhor sensação do mundo, mas a recordação de tudo o que fizemos para que ele pudesse estar ali, ao alcance de nossos olhos.

          Passar numa prova, fechar um contrato, escrever um livro, ter um filho ou compor uma música são conclusões, fechamentos [e/ou inícios] de fases, etapas, trabalhos, projetos e experiências de vida. Degustar cada momento, bom ou ruim, entendendo que para chegarmos aos resultados finais com vitória iremos também ter que passar por alguns maus bocados, é o que deveríamos fazer...

          Quando o amanhã chegar, mistérios e ilusões dos dias que o precederam já vencidas, novas provações e possibilidades, dores e sabores, derrotas e vitórias estarão nos esperando e, de cada uma delas, devemos provar do seu sabor doce ou amargo...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










10 COMENTÁRIOS

1 LILIAN JANE - MONTES CLAROS/MG
VIVAMOS O NOSSO HOJE QUE É O AMANHÃ DO NOSSO ONTEM!... O NOSSO HOJE É NOSSO MAIOR PRESENTE!... A VIDA É BELA E MTS OPTAM POR CEIFÁLA ANTES. QUÃO INFANTIS SÃO OS QUE ASSIM AGEM!... CARPE DIEM! MACHADO, PERTINENTE SUA COLOCAÇÃO ALUSIVA AO TEXTO DO ARANTES! PARTICULARMENTE GOSTO MT DESTA MELODIA E TEXTO DELE.
22/05/2011 12:56:42


2 Valéria Darque Alves Oliveira - Pompéu MG
Hoje fui presenteada duas vezes com mensagens que me fizeram refletir bastante. Coincidência ou não ambas com o mesmo sentido Viver o hoje, pois o amanhã pode ser tarde. Se todas as pessoas vivessem o hoje considerando que pode ser o último dia, a vida se tornaria menos complexa, menos agitada e com certeza muito melhor em todos os sentidos.
06/04/2011 15:59:19


3 Francisco Arisneto Avelino Fontenele - TeresinaPI
Gosto muito de MPB e sou fã das produções de Guilherme Arantes. Prezado amigo, seu texto abordou esteticamente e sintetizou ao que denominamos de Carpem Diem , como assim deu título ao texto. Parabéns!Produza mais artigos para que possamos desfrutarmos. Obrigado.
04/10/2009 18:17:04


4 Jeanet Ventura - São Paulo
Oi, adoro os comentários pois os utilizo como base para preparação de aulas de português de análise textual interpretação. Amo a forma como são comentadas e analisadas pelos internautas. A eles , parabéns. Jeanet
30/06/2009 14:07:13


5 Luiza Aurora Raphaeli Dávila - Lençóis Paulista
A letra dessa música nos remete ao tempo futuro, amanhã e embora tenhamos pouco tempo para fazermos nossas atividades, para praticarmos uma atividade física, lermos um bom livro etc... acredito que algumas coisas ainda podemos deixar para amanhã, mas existem outras que amanhão poderá ser tarde demais, como ouvir um filho, conversar com um amigo, visitar um doente, falar do seu sentimento escondido com alguém.... enfim , não devemos deixar para amanhã alguns assuntos pendentes de hoje, pois amanhã poderemos não ter mais a chance de expressar ou mesmo dizer aquilo que guardamos para talvez amanhã....
14/05/2009 09:11:21


6 Adriane Imaculada Marques de Souza Sarno - Alpinópolis
João adorei seu comentário.Coloca a gente pra cima e nos faz realmente pensar no que tem valor.Essa música é linda e com o seu olhar, nos enche de esperança e de forças para a caminhada.Realmente a vida é isso, uma eterno ¨levanta sacode a poeira e dá volta por cima¨.
14/12/2008 13:59:14


7 Marlene da Silva Sales - Floriano
O seu texto está maravilhoso, às vezes é necessário lermos ou ouvirmos textos como este para darmos valor a cada momento que vivemos. Que bom que encontrei o seu texto! Um abraço! Marlene/ Floriano/Piauí.
02/10/2008 21:01:28


8 Isabel - Guaratinguetá
No meu dia a dia tão corrido em afazeres profissionais é excelente ler um texto como este e parar para refletir que não vou conseguir dar conta de tudo num só dia ,UFA!Relaxei!!! Olhei em volta e apesar da chuva, como está lindo o meu dia: estou viva! O futuro a Deus pertence! João,ótimo texto! Parabéns! Obrigado pelo puxão de orelha!
02/10/2008 09:33:34


9 Vânia Andrade - Penafiel,Porto
Existem muitas pessoas no mundo que não tem consciência, do quanto a vida é boa, a maioria dessas pessoas estão fechadas para a vida, só vê ódio, amargura, cobiça,inveja, dinheiro e não tem mesmo tempo algum para reflectir e saber o que é o AMOR de verdade, o amor de um filho, o amor de uns pais, um amor de um amigo e acabam por ficar sós na vida, porque a ganância é muita e não chegam a ser felizes. Eu sou feliz, porque tenho uma filha de apenas 21 meses que é o encanto da nossa casa, brinco com ela, com o meu maridoque eu costumo de dizer que é o meu filho ,mais velho e encaro o dia de amanhã por vezes com um grande sorriso, para dar força à minha menina e ao meu menino. No entanto existe muita maldade no mundo, mas estou feliz, porque chegou à poucos dias uma pessoa que me vai ajudar a ser melhor e a lutar por mim e pelos meus. Muito obrigado por este poema.
24/09/2008 19:51:11


10 Daniel - Ubatuba
João, O amanhã é esperança de hoje como etapa preparatória do sentido da vida. Cabe a cada um de nós saborearmos todos os momentos e aprendermos com eles. Só assim saberemos dar valor à nossa existência. O texto está maravilhoso! Daniel/Ubatuba/SP
24/09/2008 11:19:41


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.