Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Uma Viagem no Túnel do Tempo -
Historianet

'

www.historianet.com.br

Imagem-da-obra-Criacao-do-homem
Criação do Homem, da Capela Sistina, obra de Michelângelo.
Imagem disponível no site Historianet.

Link: http://www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=191

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Invariavelmente as pessoas se perguntam sobre suas origens, seus antepassados, as bases de sua cultura; querem entender por que o Brasil e o Mundo estão vivendo situações de crise ou de prosperidade; buscam explicações para medidas tomadas pelo governo de seus países e para resoluções tomadas por organismos internacionais; fazem levantamentos de estatísticas, gráficos, mapas e imagens para melhor identificar fenômenos sócio-econômicos ou políticos; querem saber de onde surgiram os grandes homens que brilharam e continuam a fazer sucesso com suas obras espetaculares na literatura, nas artes plásticas, no esporte, na política,...

As gerações nascidas depois da década de 1970 não devem se lembrar, mas a partir desse período no Brasil, foi ao ar uma série televisiva que acabou se tornando um marco, um verdadeiro cult, a despeito de se tratar de uma produção kitsch aos olhos dos espectadores atuais (como praticamente todas os "enlatados" televisivos norte-americanos produzidos entre os anos 1960 e 1970, como "Batman", "Terra de Gigantes", "Perdidos no Espaço", "A Feiticeira" ou "Jeannie é um Gênio").

Essa série era "O Tunel do Tempo" (Time Tunnel) e nos contava a história de um projeto secreto do governo norte-americano que havia criado uma máquina do tempo, através da qual dois jovens cientistas haviam sido acidentalmente enviados para eventos históricos notáveis nos quais acabavam se encontrando com grandes personagens como Cleópatra, Júlio César, Napoleão ou Hitler. A cada novo episódio, ao tentarem resgatar os dois cientistas das terríveis situações em que acabavam se envolvendo, a equipe que operava os equipamentos acabava transferindo os mesmos para outro período, no qual novas aventuras e situações inusitadas aconteciam.

Foi um grande sucesso. Todos que assistiram os episódios se encantavam com a possibilidade de viajar no tempo, de conhecer a Europa Medieval ou de participar da Independência dos Estados Unidos.

Pagina-do-site-historianet-dedicada-ao-Imperio-Romano
Página do site historianet dedicada ao Império Romano.

Ao estudarmos história, lendo livros, assistindo aulas, pesquisando em bibliotecas ou navegando pela internet, estamos tentando refazer a rota dos personagens principais do seriado "O Tunel do Tempo", ao mesmo tempo em que desejamos responder as várias questões apresentadas no início desse texto. Sabemos da importância da história, pois percebemos que através de experiências passadas aprendemos o que pode funcionar e o que nos encaminha para erros que, em virtude dessa experiência, podem ser evitados (por mais que isso possa parecer um autêntico "chavão").

Um exame minucioso da história nos coloca em contato com a formação dos povos e de suas culturas; evidencia nosso desenvolvimento material; retrata as relações entre as pessoas e os povos; descreve a forma de organização adotada pelos governos; apresenta o cotidiano de homens e mulheres em diferentes contextos e situações; nos desloca para impérios, guerras, mosteiros, tribos indígenas,...; nos põem frente a frente com pensadores, cientistas, artistas, literatos,...

Infelizmente ainda não temos uma verdadeira máquina do tempo que nos permita encontrar Martin Luther King, Santos Dumont ou Jesus Cristo. Ainda não conseguimos superar a ficção e firmar viagens que confirmem as teorias de Einstein. Apesar da magia do cinema, dificilmente conseguiremos assistir uma corrida de bigas no Coliseu ou ver de perto uma pessoa sendo queimada pela Inquisição nas praças da Espanha ou de Portugal dos séculos XV e XVI.

Já que não temos essa tecnologia, que tal viajar pela história nos livros e na internet? Nesse campo já conseguimos superar distâncias e tempo e entrar em contato com os primeiros cristãos, com a expansão marítima que trouxe os europeus para a América ou mesmo acompanhar a corrida espacial dos anos 1960-1970. No que se refere a possibilidade de uma viagem por histórias tão fascinantes quanto essas na web, que tal preparar suas "velas" e navegar pelo Historianet?

Imagem-de-pessoas-carregando-imagem-do-presidente-Getulio-Vargas
Manifestação cívica enaltecendo o presidente Getúlio Vargas, o "pai dos
pobres". Imagem disponível no site Historianet no link
http://www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=351.

Os Caminhos

Há várias boas qualidades no site Historianet, entre as quais podemos destacar:

1- A atualização constante, que permite que o acervo de artigos, imagens, mapas e informações seja atualizado constantemente, aumentando as possibilidades de pesquisa por parte dos estudantes e professores interessados.

2- O índice no alto da página do historianet nos permite localizar com facilidade as áreas de maior interesse para a nossa pesquisa, dentro da História do Brasil (Colônia, Império ou República), História Geral (Pré-História, Antiguidade, Medieval, Moderna e Contemporânea) e História da América (Pré-Colombiana ou Indígena, Colonial, independente e Contemporânea).

3- Além desse índice, o internauta pode ainda utilizar-se de um outro, localizado logo abaixo do anterior, onde encontrará áreas dedicadas a História Temática, História da Arte, Atualidades, Vestibulares, Notícias, Livros, Cinema, Biografias e Mapas.

4- O cadastro gratuito permite que o internauta receba regularmente as atualizações do acervo do historianet.

5- Sempre estão disponíveis um Fórum para debates entre os internautas, enquetes e um mecanismo de busca por assuntos.

Capa-do-filme-Senta-a-Pua-e-imagem-da-obra-Catedral-de-Santiago-de-Compostela
Filmes como "Senta a Pua" e obras arquitetônicas como a Catedral de Santiago de
Compostela (um exemplo do Barroco), tem destaque no site historianet nas áreas de Cine História e História da Arte.

Aos Professores

A história é uma constante. Está presente em todas as áreas do conhecimento, mesmo naquelas que se pretendem independentes de sua influência. É de fundamental importância que ocorra uma utilização mais constante das lições da história em todas as disciplinas, mesmo naquelas que lutam contra o irresistível fascínio que a história exerce sobre todos nós, professores, alunos e comunidade em geral.

A incorporação da história às aulas de literatura, português, matemática, física ou biologia pode facilitar a compreensão dos alunos, estimular a curiosidade, aproximar o educando dos conceitos ensinados em cada uma dessas disciplinas, localizá-lo quanto a importância e a influência de descobertas científicas, obras literárias de grande envergadura, cálculos e fórmulas matemáticas ou avanços da medicina.

Torna-se ainda mais relevante quando levamos nossos alunos a entender que todos nós somos parte integrante dessa grande aventura humana na terra e que, portanto, somos nós que fazemos a história, em nossos cotidianos, realizações profissionais, nossa vida familiar ou mesmo em nossos estudos. Isso me faz lembrar de um poema de Bertold Brecht, intitulado "Quem faz a História", que reproduzo a seguir.

Nesse aspecto, ao buscar informações sobre a história, uma indicação segura é navegar pelo site historianet e, com base em suas indicações de livros e filmes ou através de seus textos:- Chegar a Lua, disputar as Olimpíadas na Grécia Antiga, lutar ao lado de Tiradentes na Conjuração Mineira, enfrentar os nazistas na 2ª Guerra Mundial,...

QUEM FAZ A HISTÓRIA

Quem construiu a Tebas das sete portas?
Nos livros constam os nomes dos reis.
Os reis arrastaram os blocos de pedra?
E a Babilônia tantas vezes destruída
Quem ergueu outras tantas?
Em que casas da Lima radiante de ouro
Moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros
Na noite em que ficou pronta a Muralha da China?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os levantou?
Sobre quem triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio só tinha palácios
Para seus habitantes?
Mesmo na legendária Atlântida,
Na noite em que o mar a engoliu,
Os que se afogavam gritaram por seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Ele sozinho?
César bateu os gauleses,
Não tinha pelo menos um cozinheiro consigo?
Felipe de Espanha chorou quando sua armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Uma vitória a cada página.
Quem cozinhava os banquetes da vitória?
Um grande homem a cada dez anos.
Quem pagava as despesas?
Tantos relatos.
Tantas perguntas.

Bertolt Brecht
(1898-1956)

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 fernanda gonçalves da silva alves - vitória
muito educativo esse site. aprendi muito prigado. vitória 02 de novembro de 2009
02/11/2009 07:37:17


2 Andrea Santos - Recife
Este poema de Bertolt Brecht, nos mostra o quão valorado são os pequenos personagens da história, porém o quão são grandes suas histórias, o quanto importante é sua participação e colaboração. Ninguém está sozinhos, nem mesmo os que aparecem como se estivesse, as conquistas sempre foram participadas, Os pequenos personagens, tornamse grandes e fundamentais na ideia de Bertolt Brecht, e de fato os são
12/10/2009 13:53:25


3 maria cristina de souza - recife
Gostei muito de saber um pouco de nossa história, muito interessante e posso dizer que também esclarese alguns pontos de vida que até então eram inesplicavéis para mim.
11/05/2009 17:01:18


4 Itaraci santiago de santana - Salvador
Parabens pelo artigo e pra mim è gratificante participar desse conhecimento e também fazer parte dessa Historia.
06/05/2009 22:25:54


5 Lucimara Soares De Aguiar - Salvador
Estou cursando licenciatura em pedagogia,e esses artigos é muito importante,quando aparece alguma dúvida na faculdade,adorei!
26/04/2009 07:28:11


6 joseli arclelino - recife
achei o artigo bom.
17/03/2009 22:03:03


7 jucecler bernardino de barros - rio de janeiro
sou um professor de historia,queria saber como posso receber este conteudo em minha casa.obrigado.
22/05/2008 22:48:40


8 Patrícia - salvador-ba
Muito bem elaborado este artigo!! Parabéns! espero que vocês contunui elaborando e construido artigos e publicando!!
02/04/2008 14:29:06


9 Ronaldo da Costa Araujo - Campina grande
Sou estudant de licenciatura em Geografia, sempre que estudamos algo novo na faculdade, sempre vem em nossa cabeça o site do historianet, para podermos nos aprofundar no assunto em questão, digo a todos vocês que fazem o historianet, que vocês são bem conceituados e que merecem os nossos respeitos, pois publicam artigos de excelente qualidade e niveis culturais elevedos. obrigado e continuem assim.
09/12/2007 14:07:55


10 Maria do Livramento Irineu Petrovich - Natal/RN
adorei o artigo, parabéns.
22/07/2007 19:24:18


11 João Carlos Rodrigues de Jesus - Vera - MT
Este artigo é muito ótimo .
07/05/2007 16:02:56


12 dorivan da silva gomes - caraibas
É extremamente marrom sem duvida marromeno.....
24/04/2007 19:26:03


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.