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João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Realizando conexões em nosso cérebro -
Folha Sinapse online

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www.folha.com.br/sinapse

Pagina-do-Sinapse

Em uma de suas edições lançadas ao longo do ano de 2002, o caderno Folha Sinapse abriu suas páginas com uma reportagem entitulada "Feliz da Silva", em que busca a resposta para a pergunta "O que é felicidade", um dos maiores questionamentos da humanidade. A reportagem procura desenvolver uma reflexão sobre o tema em que "filósofos, escritores, economistas, religiosos, o novo governo e o cidadão" pensem sobre o tema e apresentem suas perspectivas em relação ao mesmo.

Felicidade, procurando também participar dessa enquete, é (entre tantas outras maravilhas que podemos viver...) poder acessar nas páginas de um jornal diário ou de um site da internet, artigos e matérias que nos permitam aprender, expandir nossos conhecimentos e discutir propostas que possam ajudar a melhorar a educação e a cultura em nosso país.

Ao se preocupar em suas páginas (do jornal ou eletrônicas) em disponibilizar matérias que procuram sensibilizar professores, alunos, pesquisadores e público em geral para temas tão aparentemente distantes da educação, no entanto, marcadamente notórios dentro da renovação pela qual passam as escolas do Brasil, a Folha de São Paulo nos mostra como está na vanguarda da produção cultural e editorial em nosso país (e, no mundo, levando-se em conta tudo aquilo que esse jornal tem feito, não devendo nada aos melhores veículos jornalísticos dos centros mais importantes do planeta, na Europa ou nos Estados Unidos).

Discorrendo em suas páginas sobre milhagem cultural, a importância da formação universitária no mercado de trabalho, alfabetização digital, obras clássicas como "Os Sertões" ou "Dom Quixote", o estudo da língua espanhola ou ainda sobre o próprio cérebro, o caderno sinapse (e sua versão eletrônica), atualizam debates e proporcionam chance real de "lubrificação das engrenagens" e "atualização do mecanismo" intelectual de todos aqueles que trabalham ou se interessam pela educação e pela cultura. Visitem o site (www.folha.com.br/sinapse), confiram por si mesmos e depois, percebam como os textos podem nos abrir possibilidades e crescimento.

Caminhos

1- Ao entrar no site, seu primeiro encontro será com a última edição do suplemento lançado pelo jornal. Como a publicação tem caráter mensal, a quantidade de matérias lançadas é suficiente para que você gaste algum tempo lendo-as. Praticamente todas elas são muito interessantes quanto ao tema e estilo de redação. O internauta/leitor não irá se cansar. Aconselho no entanto, que o visitante procure trabalhar com um tema de cada vez, sem pressa, degustando cada texto e explorando ao máximo as idéias neles contidas.

2- Ao lado das matérias veiculadas na última edição aparece um menu indicativo das opções disponíveis no site. De visual muito simples, sem grandes efeitos e opções "pirotécnicas", o site Folha Sinapse pode desagradar quem está atrás do uso acentuado de recursos e mídias. Dá-se ênfase aos textos bem escritos e a um conteúdo de valor para os interessados em cultura e educação (entre outros assuntos, já que os artigos podem ser transpostos para outras realidades ou ambientes, como o comercial ou o administrativo).

3- No menu de opções preste especial atenção as seguintes orientações:

a) Todas as possibilidades de acesso se referem a seções do jornal, constituídas portanto, por artigos que foram disponibilizados na versão impressa, em colunas que possuem o mesmo nome. Títulos como "Página Inicial", "Para conhecer", "O Caminho das pedras" ou "Leituras cruzadas" escondem pequenas pérolas que podem nos inspirar na busca de caminhos alternativos em nossa prática profissional (Ao abrir uma das páginas, nomeada "Leituras Cruzadas", encontrei um artigo que fala das possibilidades que se encerram na utilização da literatura infanto-juvenil para despertar a curiosidade, a imaginação e o gosto pela leitura entre as crianças e os mais jovens).

b) Os acessos a colunas fixas, de autoria de Gilson Schwartz, Rubem Alves e Gilberto Dimenstein constitue outra ferramenta de grande valor. Tratam-se de autores de reconhecida capacidade e inteligência, que escreveram livros memoráveis e artigos de grande qualidade, que tem demonstrado envolvimento e paixão pelas temáticas culturais e educacionais. Seus artigos esbanjam bom-senso, informação atualizada, sensibilidade, bom-humor (em determinados casos) e engajamento.

c) O canal "Arquivo" é de grande utilidade e importância para o internauta, ele nos conduz aos artigos das edições anteriores, onde pode-se encontrar material de primeira qualidade. Confiram.

Pontos Fortes do Site

a) A variação de temas e as possibilidades de conexões que podem se estabelecer entre os artigos, a educação e a cultura em geral.

b) O alto nível dos artigos, escritos com inteligência e sendo formulados com base em pesquisas e levantamentos que lhes conferem credibilidade.

c) A presença de notáveis como Rubem Alves e Gilberto Dimenstein entre os articulistas.

d) A preocupação de ampliar as discussões sobre os temas, abrindo para a contribuição de especialistas, pesquisadores, estudiosos e dos próprios cidadãos.

O que pode melhorar...

a) O site poderia oferecer alguns recursos adicionais para os internautas, não se limitando tanto aos artigos da publicação impressa.

b) A indicação de sites de apoio e pesquisa seria interessante para realizar verdadeiras sinapse on-line.

c) Espaço para enquetes sobre os temas e pesquisa on-line para descobrir os temas das futuras edições seriam muito apropriadas.

Para os educadores

Refletir, refletir e refletir. Repensar nossas práticas educacionais e adequá-las a novos contextos. Estudar incessantemente e atualizar-se diariamente. Quem, entre nós, educadores, ainda não escutou colocações como essas?

Torna-se imprescindível que façamos isso não apenas em favor da preservação de nossos empregos ou por melhores condições de empregabilidade. É fundamental para que possamos nos situar melhor no mundo em que vivemos e para que consigamos criar canais de comunicação mais efetivos com nossos alunos e com a comunidade na qual estamos inseridos.

Mas, como fazer isso? Que ferramentas podemos utilizar? Que caminhos devemos seguir?

Fazemos parte de uma geração privilegiada, temos a informação ao alcance de nossas mãos. Seja através da internet ou de jornais, seja pelos livros (que apesar de caros, podem ser obtidos em bibliotecas), seja por publicações especializadas em educação, cultura e ciência, não podemos reclamar da falta de oportunidades, devemos usufruir das mesmas.

Sites (ou publicações periódicas) como a Folha Sinapse contribuem decisivamente para que possamos realizar aquilo que se espera de nós, ou seja, melhorar constantemente para que, no ensejo de nossos esforços, a educação brasileira também se aperfeiçoe.

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