Aprender com as Diferenças
 

Estratégias de Ensino para Crianças Cegas - 28/08/2008
Teaching strategies for blind children

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Dica: www.braillevirtual.fe.usp.br - ensino de Braile de forma lúdica

UNESCO - Extraído da página 52/53 de documento da UNESCO de ajuda aos professores (Understanding And Responding To Children´Needs In Inclusive Classrooms) - www.unesco.org

Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais), Rebrates, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 25 de outubro, 2009.

Com certeza, de todos os sentidos com que somos aquinhoados ao nascer talvez o mais importante seja a visão, que nos permite aquilatar as benesses que nos cercam no mundo, a beleza da natureza que nos acolhe, e distinguir os rostos queridos de mãe, de pai, que nos enchem de afeto.   Todavia, o número de pessoas que ou por problemas congênitos, por doenças adquiridas ou por acidentes e desastres, se veem privadas de enxergar o mundo que as cerca é muito grande.   Felizmente, também, a tecnologia moderna tem progredido e equipado instrumentos importantes como computadores para enriquecer a vida de tantos irmãos privados da visão, lamentavelmente.

Pertencemos ao grupo de pessoas, no nosso caso idosas, que têm presentemente grandes preocupações pessoais sobre a visão que ainda nos resta para trabalhar, para deleitar-nos no rosto querido do Ricardo e, por isso, é com muita  emoção que abordamos o texto de hoje, da maior importância.

Vamos ao que sugere a UNESCO:

Crianças cegas têm pouca ou nenhuma visão útil; elas somente são capazes de distinguir claro e escuro. Muitas das sugestões anteriores também se aplicam a estas crianças, mas existem outras sugestões que também precisam ser consideradas.

Crianças cegas devem aprender o Braille.  Isto lhes dá uma forma de ler e escrever.  Máquinas de datilografia desenvolvidas pelo Instituto Perkins, conhecidas como "Perkins Braillers" estão disponíveis em todos os países.  Braille pode ser produzido diretamente sobre um relevo em Braille. Também os textos em Braille podem ser produzidos em formato de texto de computador e impressos utilizando uma impressora Braille.  Pormenores estarão disponíveis através de sua associação nacional para cegos.  Eles os ajudarão a encontrar professores de Braille.  Uma vez que as crianças possam utilizar Braille, elas podem aprender juntamente a crianças videntes.

Braille

Braille é um sistema de leitura composto por seis pontos pequenos em relevo sobre papel.  Combinações diferentes de pontos correspondem a letras.  A pessoa cega lê movendo os dedos sobre as fileiras de pontos.  Braille pode ser produzido usando uma máquina especial ou com uma reglete e instrumento pontudo (punção).  É necessário ter papel especial para dar uma qualidade melhor ao Braille, porém, também papel manilha pode ser usado quando não se tem papel Braille.

Imagens táteis podem ser desenhadas sobre papel Braille usando um instrumento especial, a reglete e um instrumento pontudo (punção) que produz uma imagem em relevo que pode ser sentida.  Imagens semelhantes podem ser produzidas usando materiais disponíveis localmente como cordão, areia, pauzinhos e sementes.

Da mesma forma um ábaco (calculador manual para aritmética formado de quadro com vários filos paralelos em que deslizam botões ou bolas móveis) ajudará todas as crianças em lições de matemática.

As crianças cegas precisam aprender a orientar seus corpos e a se movimentar com confiança.  Atividades físicas e jogos em grupo fornecerão boa prática.  No começo as crianças precisarão ser movidas durante a atividade para que compreendam o que estão fazendo.  Os professores devem insistir em postura correta. 

Crianças cegas devem ser encorajadas a andar com independência pela escola usando uma bengala.  Elas devem ter o comprimento igual à distância entre o chão e a metade entre o ombro e a cintura da pessoa.  Uma bengala que seja curta demais forçará o usuário a se inclinar para frente enquanto anda.  Será ideal que recebam treinamento de especialistas.  Sua associação nacional para cegos deve ter condições de orientar.  Não removam obstáculos o tempo todo, já que as crianças têm de ser treinadas a se movimentar ao redor deles.  Esperem que aconteçam encontrões e quedas; não percam a calma quando ocorrerem.

Habilidades de vida diária, tais como cozinhar, oferecem desafios específicos para pessoas cegas.  Contudo, crianças precisam adquirir essas habilidades de forma gradativa, começando com atividades de baixo risco antes de passarem a atividades nas quais há um risco de se queimarem.

Encaminhamento

A criança pode ser encaminhada a um profissional da saúde ou médico para curar infecções ou para ter a saúde avaliada.

A visão da criança pode ser testada por especialistas em ótica.  Serão prescritos óculos e a criança deve ser encorajada a usá-los.  Porém, os professores precisam ainda realizar as ações observadas acima.

Como vocês notaram, muitos dos ajustamentos e estratégias sugeridos podem facilitar o aprendizado de todas as crianças que estão na classe.  Ao considerar de que forma vocês podem reduzir as barreiras ao aprendizado que uma criança cega experimenta, vocês melhorarão seu ensino a todas as crianças.

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