Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Ondas, eletricidade, bombas atômicas... -
Para ficar por dentro, visite o site Fisicanet

'

http://www.fisica.net/eletricidade/eletricidadenaatmosfera.php

Que tal entrar em contato com a ciência de Albert Einstein pela internet? Entender um pouco mais sobre fenômenos e elementos próprios da terminologia física? Poder descrever um fenômeno como a Ionização ou ainda verificar a partir de desenhos explicativos (como o que está disponível logo abaixo) de que forma ocorrem esses movimentos? Encontrar links que direcionem sua pesquisa sobre Física Nuclear para páginas que contém mais detalhes e informações sobre esse ramo dessa notável ciência?

Problema-de-Fisica
Esquema ilustrativo de uma ionização, disponível no site Fisicanet

Essa é a proposta do site Fisicanet (http://fisicanet.terra.com.br) que, consegue cumprir com louvor a tarefa de guiar o visitante pelos vários domínios da Física. Quer saber um pouco mais? Se ligue em nossa descrição dos destaques desse endereço eletrônico especializado em íons, elétrons, mecânica, hidrostática, ótica e muitos outros assuntos de (literalmente) tirar o fôlego.

O site

1- Apresenta uma barra na parte lateral esquerda da tela um menu em que encontramos as subdivisões do site, sendo elas:

a) Cursos e Resumos – onde temos acesso a páginas especialmente dedicadas aos seguintes tópicos específicos da Física: Mecânica Clássica, Hidrostática, Hidrodinâmica, Física dos Esportes, Óptica, Ondulatória, Física Térmica e Eletricidade. Os assuntos são apresentados a partir de páginas explicativas em que encontramos textos e imagens; uma outra possibilidade é a do visitante encontrar links (o download de alguns materiais será feito em arquivos PDF ou Zip, verifique se seu computador tem os programas necessários para a leitura desses textos) que direcionam sua pesquisa para outras páginas da web onde o assunto tenha sido trabalhado com bons resultados.

Imagem-de-Barometro-de-mercurio-de-Torricelli
Barômetro de mercúrio de Torricelli
Imagem explicativa apresentada no site Físicanet no setor de Hidrostática.

b) Física Moderna – Nesse caminho do site entramos em contato com os seguintes assuntos: Física Quântica, Física Relativística, Física Nuclear, Física Avançada, Unificação, Teletransporte e Viagens no Tempo. As páginas apresentam artigos e links (em inglês e português) que procuram introduzir, explicar ou ampliar os conhecimentos acerca desses temas entre os internautas visitantes.

c) Vestibular – Parte do site dedicada a disponibilizar provas dos principais exames realizados no Brasil especificamente voltados para o setor de Física (Fuvest, UFSC, PUCRS, UFMG,...); além disso há testes específicos sobre determinadas matérias da física e simulados.

d) Especiais – Há vários canais relacionados a áreas específicas de trabalho onde a influência da física é notável (como Astronomia, Astronáutica, Astrologia e Biofísica), um canal dedicado a História da Física, um espaço voltado para o trabalho com Conversão de Unidades, além de material adicional como vídeos, fotos de Einstein, biografia de grandes físicos,...

Foto-de-Einsthein-e-Chaplin
Fotografia de Einstein na companhia de Chaplin
Disponibilizada no acervo do site Fisicanet

e) Profissão Físico – Aborda especificamente informações a respeito da profissão na prática e na universidade. Para isso oferece dados sobre o Provão do Mec, a profissão (veja Guia das Profissões e Os Físicos) e os melhores cursos.

f) Ferramentas – Trata-se de um espaço dedicado a fornecer ao internauta auxílio no contato com o site (chat, fórum, newletter), na pesquisa (Busca) e no trabalho direto com a Física (Calculadora, Conversor de Unidades, Constantes Físicas e Matemática).

Para os educadores

Os elementos e conhecimentos próprios da Física estão no site Fisicanet (http://fisicanet.terra.com.br), que, de forma indiscutível, os apresenta com qualidade. Acessá-los via internet torna ainda mais inovador o trabalho tanto dos professores quanto dos alunos. Mas não basta simplesmente ter a possibilidade de entrar em contato com os conteúdos, fórmulas, esquemas explicativos ou qualquer outro recurso disponível se não pensarmos nas melhores alternativas para fazer com que eles tenham sentido para nossos alunos.

Um grande educador/Pesquisador/Pensador chamado Lev Vigotsky criou o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Não se trata apenas de um conceito, é imprescindível que nós, educadores, possamos entender o sentido dessa idéia e aplicá-lo ao nosso trabalho cotidianamente. Em termos gerais trata do compromisso que temos de fazer com que o aluno se interesse, busque, pesquise, se aproxime do conhecimento.

Nesse sentido nós atuamos como indicadores de possibilidades e caminhos a serem percorridos. Temos que estimular a curiosidade, respeitar os limites de nossos alunos e acompanhar suas passadas. Auxiliar tanto aqueles que tem dificuldade quanto permitir que outros que tem mais asas e maior aperfeiçoamento no vôo possam alcançar novos horizontes.

Utilizemos conscientemente os sites educacionais de qualidade, como o Fisicanet, para estreitar a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) entre nossos alunos e o conhecimento, e para, dessa forma, aumentar as possibilidades de sucesso no processo de ensino-aprendizagem!

Avaliação deste Artigo: 2 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 antonio da costa serafim - São Paulo
senhores há aulas de vídeo para os assuntos em questão , freetax ,of course ?
26/07/2009 14:03:38


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.