Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Cinema na escola, recurso realmente válido para a educação? - 13/08/2008
Entrevista do professor João Luís à revista Profissão Mestre

'

Foto-do-educador-João-Luís

No último mês de junho a Revista Profissão Mestre realizou entrevista com o professor João Luís de Almeida Machado, editor e articulista do Planeta Educação, especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação e no uso do Cinema na Escola, autor do livro “Na Sala de Aula com a Sétima Arte” sobre o trabalho com filmes em sala de aula. Essa reportagem foi publicada pela revista no mês de julho de 2008 e, a seguir reproduzimos o seu conteúdo.

Profissão Mestre - As escolas deveriam aproveitar com mais freqüência o recurso do filme na sala de aula? Seu uso é subestimado?

João Luís - Penso que sim. O filme é um recurso rico, lúdico, interessante. Os alunos que temos fazem parte de uma geração eminentemente visual e tecnológica, como nos dizem alguns estudiosos do assunto. Já nasceram com televisores, aparelhos de som, telefones, computadores, videocassetes, celulares e DVDs por perto. É algo que não podemos desprezar. Já existe o uso de filmes em sala de aula, mas essa utilização não é planejada em longo prazo, não faz parte de projetos pedagógicos e raramente está conectada ao uso de outros recursos pedagógicos. Não são poucos os casos relatados de professores que nem mesmo assistiram aos filmes antes de utilizá-los com os alunos, esses profissionais usam a produção apenas porque ouviram falar que era interessante ou que versava sobre um tema relacionado aos conteúdos que estavam desenvolvendo em aula com seus pupilos. Se não houver um planejamento sério, em que o filme complemente e enriqueça as aulas, sendo posteriormente objeto de trabalhos (individuais ou em grupos), tarefas e mesmo avaliações, é preferível abrir mão e não usar o cinema na escola.

Profissão Mestre - O uso de filmes em sala é considerado recurso antigo? Há professores que o vêem como antiquado?

João Luís – Não tenho por parte dos professores nenhum comentário nesse sentido. Há professores que não gostam de usar filmes em sala de aula, outros que usam, mas não dentro de projetos pedagógicos sérios, existem ainda aqueles que pensam ser o filme apenas entretenimento e lazer e que dessa forma o utilizam em suas escolas. Não me lembro de ninguém que em algum momento tenha se referido a esse recurso como algo antiquado. Há clareza entre a maioria dos educadores do potencial da ferramenta e também de como a tecnologia evoluiu para o que temos hoje, com equipamentos portáteis e de fácil manuseio no contexto escolar atual. Quando conto aos professores que já na época de Vargas iniciaram-se de forma incipiente os primeiros projetos de cinema na escola muitos se surpreendem, ainda mais por saberem que as escolas de então tinham que adquirir equipamentos de cinemas e que isso custava muito caro e demandava bingos, rifas, sessões adicionais de filmes abertos à comunidade,...

Profissão Mestre - Qual sua opinião sobre o recurso aliado à educação?

João Luís - Creio que qualquer elemento cultural - como o cinema, o teatro, a literatura, as artes plásticas, a dança ou a música, por exemplo – constituem bases fundamentais e elementares para o processo de ensino-aprendizagem. Quanto mais utilizamos dentro de projetos esses recursos provenientes da produção artística e cultural, mais reforçamos as possibilidades de aprendizagem. O cinema, especificamente, transmite idéias através de diálogos, interpretação dos atores, figurinos, cenários, locações, músicas, efeitos sonoros, efeitos visuais... É muita riqueza, merece a nossa atenção, concede argumentos, abre espaço para debates, mexe com os sentimentos dos espectadores... Não dá para desprezar esse enorme potencial...

Cena-do-filme-A-epoca-da-inocencia

Profissão Mestre - Em que casos pode/deve ser utilizado?

João Luís – Pode e deve ser utilizado sempre que o professor conseguir traçar paralelos e complementar as idéias que estão sendo trabalhadas em suas aulas através de trechos de filmes ou mesmo de produções na íntegra. Filmes, ressalto, devem reforçar idéias, compor como elemento adicional, promover o enriquecimento cultural dos educandos – sempre como material extra que complementa leituras, debates, tarefas, avaliações, trabalhos em grupos,...

Profissão Mestre - É preciso haver uma "alfabetização audiovisual" dos alunos para melhor aproveitamento? Como é possível alfabetizar os alunos nesse sentido?

João Luís – O ideal é que esse trabalho com filmes, como aquele que ocorre com os livros, seja iniciado ainda na educação infantil ou nos primeiros anos do ensino fundamental. Educar o olhar, a capacidade de interpretar, de ler aquilo que está sendo trabalhado através dos filmes... Tudo isso fica mais fácil quanto mais cedo se inicia essa ação, essa prática. É algo que deve, inclusive, ser trabalhado em parceria com a família, de preferência. Diga-se de passagem, que não deve se restringir ao contato com a sétima arte, mas também com exposições, visita a museus, shows musicais, números de dança, literatura,...

Profissão Mestre - E o contexto cultural do receptor? Deve haver preocupação com isso? Como é possível contextualizar o aluno?

João Luís – O respeito à bagagem cultural do educando é de fundamental importância a todo o momento em educação. Não se pode desprezar os conhecimentos anteriores, a formação dada pelos pais, as influências do restante da família, os intercâmbios com os amigos, a religiosidade,... O uso do cinema na escola infere, assim como o de qualquer outro recurso cultural, uma clara consciência e conhecimento da clientela atendida pelo professor antes do uso de filmes em sala de aula. Dessa forma evitamos problemas e ainda otimizamos o uso do recurso. O que quero dizer com isso? Que se iremos trabalhar com grupos que vivem uma realidade distanciada, por exemplo, dos centros urbanos, devemos apresentar as cidades e orientar o olhar sem ofender as origens rurais, caipiras e interioranas dessas pessoas. Não podemos, nesse ínterim, ficar a todo o momento destacando as qualidades e as benesses da vida nas cidades e nem tampouco podemos denegrir o cotidiano das metrópoles. É necessário conhecer bem o filme que vai ser utilizado para que dificuldades de compreensão surjam e que conflitos venham a ser criados.

Profissão Mestre - Que cuidados o professor deve ter antes de optar por um filme ou outro?

João Luís – A primeira preocupação deve ser se o filme é indicado à faixa etária do grupo de alunos com os quais o professor irá trabalhar. Antes disso, o educador já deverá ter assistido ao filme no mínimo duas vezes, para conhecer a história, verificar os pontos que podem ser explorados em sua aula, preparar atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes, traçar paralelos entre o filme e os outros recursos utilizados. A utilização dos filmes deve sempre estar relacionada aos conteúdos e práticas educacionais regularmente utilizadas pelo professor. Todo o trabalho deve ser orientado para que o aluno saiba que o filme é mais um meio de aprender, de conhecer, de crescer.

Poster-do-filme-Obrigado-por-fumar

Profissão Mestre - De que maneira(s) o filme pode auxiliar o ensino? Ou seria sua utilização mais adequada para a formação de valores?

João Luís – O filme auxilia tanto na apreensão de conteúdos específicos, relacionados diretamente a demanda da grade curricular e dos planos de ensino. O que fica evidenciado, por exemplo, quando trabalhamos com uma produção como "1492 – A conquista do paraíso", que nos coloca na viagem empreendida por Colombo para a América e todo o processo inicial de colonização dos espanhóis no novo continente, ou ainda quando trabalhamos com filmes que têm como base produções literárias clássicas ou contemporâneas, como "O auto da compadecida". Permite também realizar trabalhos de formação de valores como podemos perceber com filmes do tipo "Escritores da Liberdade" ou "O clube do imperador". Dá margem também a processos reflexivos e até pode motivar as pessoas a alterar comportamentos, o que podemos perceber em filmes como "O show de Truman" e "Obrigado por fumar", apenas para citar dois exemplos. Incitar os alunos a pensar questões sociais profundas é também outra possibilidade e, nesse aspecto, o cinema nacional tem grandes obras, como "Central do Brasil" e "Cidade de Deus", apenas para ficar em dois bem óbvios.

Profissão Mestre - Que resultados positivos a utilização do cinema na educação pode trazer?

João Luís - Dá para enumerar vários benefícios, entre os quais destacaria os seguintes:

  • Reforça a capacidade de argumentação;
  • Melhora o vocabulário;
  • Desenvolve a imaginação;
  • Dá uma visão mais ampla de mundo ao estudante;
  • Aproxima os conteúdos escolares do estudante por ser um recurso lúdico;
  • Facilita a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complexas e difíceis de trabalhar em sala de aula;
  • Abre espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula ou estudado a partir de outras fontes;
  • Mobiliza não apenas a razão e o intelecto, mas também as emoções, o que é, sem dúvida, bastante importante para que esses alunos se envolvam e tenham mais disposição para aprender.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










19 COMENTÁRIOS

1 Jaqueline Wandekoken - Vitória
Muito criativo e sedutora tal metodologia que se utiliza do cinema. Estou montando um projeto sobre a importância do cinema enquanto cultura e lazer na socioeducação capixaba... E esta matéria do professor me ajudou mt.
08/08/2011 13:58:39


2 simone karina vivaldini - são josé do rio preto/ sp
parabéns pela entrevista , sou apaixonada pela cultura cinematográfia e as novas tecnologias gostaria de receber um roteiro sobre o projeto... ficarei muito grata....... contribuirá para meu curso de pedagogia....... que DEUS continue te iuluminado. ..abraçosssssssss simone.vivaldini@hotmail.com
03/04/2011 02:14:48


3 Allana Muniz M.Lins - rj
Parabéns pela entrevista! Se saiu bem, o senhor é uma pessoa ótima pra educar as pessoas dos as decisões que mudam o rumo de muitas vidas...
27/09/2010 20:33:13


4 VERA MARIA BARBOSA SANTOS - CAÇAPAVA
PARABÉNS PROFESSOR JOÃO PELA ENTREVISTA. VOCE COM CERTEZA É UM SER ILUMINADO.QUANDO NÓS ADULTOS COMENTAMOS UM FILME COM UMA CRIANÇA, APONTAMOS personagemESTE É DO BEM , ESTE É DO MAL. VOCE JOÃO,É DO BEM. SERIA MARAVILHOSO TERMOS MAIS JOÃO NESTE MUNDO.
26/07/2010 17:28:15


5 antonia helena costa sales mendes - piripiri
gostaria que me enviasse metodologias utlizadas para se fazer um paralelo do filme com a disciplina dada. grata.
12/05/2010 13:04:15


6 Maria Neuza Pereira da Luz - Caçapava estado de São Paulo
Parabéns professor João Luis! Achei muito interessante e com certeza adorei sua entrevista porque ela me estimulou literalmente a continuar incluindo no meu Projeto Pedagógico, o cinema, no qual estou engatilhada já faz alguns anos. Considero o trabalho com cinema muito importante e revelador para a aprendizagem dos alunos. Gostaria também de receber através do meu email, assim, umas idéias de como trabalhar filmes na escola, para melhor enriquecer os meus projetos atividades, sugestões, etc.
06/11/2009 13:26:06


7 Meire Santos - Bertioga
Parabéns, professor! Sou participante assídua de sua oficinas, e tenho utilizado o cimena como recurso em sala de aula com resultados maravilhosos. Parabéns pela entrevista. Estou anciosa pela pela próxima oficina, pois sua competência, não deixa nada a desejar! Abraço Meire
09/10/2009 13:25:53


8 selma correia mata - Viçosa AL
Parabéns professor João Luís pela entrista foi através do Jornal Mundo Jovem que encontrei.Gostaria de receber por mail um roteiro de um projeto como trabalhar filmres na escola.
08/07/2009 14:40:47


9 Alex Pereira de Souza - Maurilândia do Tocantins TO
Muito bom sua entrevista, gostaria de saber a possibilidade de receber atraves email um modelo de projeto de cinema na escola com o objetivo de trazer tanto os nossos alunos como os pais desses à escola. Grato.
13/04/2009 16:41:04


10 Maria Isabel da Silva - São Paulo
Quero agradecer a incrivel contribuição de seus conhecimentos pois essa entrevista ira influenciar em um trabalho da Faculdade de Pedagogia que estou fazendo sobre a utilização de desenhos infantis em sala de aula.
29/03/2009 15:25:04


11 Josué Pereira de Sousa - Fortaleza
Parabéns Professor João Luís de Almeida. Sua entrevista contribuiu de forma objetiva para esclarecer dúvidas de quem desejo implementar esse projeto na escola, que é o meu caso. Gostaria de receber por email um modelo de projeto cinema na escola. Cordialmente, Josué Pereira de SousaProfessor da rede estadual na disciplina de FilosofiaFortalezaCe
24/02/2009 23:46:30


12 RosaLima - São Luis
Estava procurando algo sobre cinema na escola, e encontrei essa excelente entrevista. Parabens. Vcs podem me mandar um roteiro de um projeto como trabalhar filmes na escola.
19/02/2009 17:11:21


13 Sonia Eustáquia - Belo Horizonte
Parabéns pela entrevista. Sempre considerei o cimema uma forte ferramenta para refletir a conduta humana.
18/02/2009 22:13:48


14 jucileide maria da conceição - salvador
Parabéns Professor pelo artigo.Estou empressionada pois estou fazendo um projeto para trabalhar com filmes na sala de aula e estava pesquisando sobre o assunto quando encontrei esse artigo. Fiquei feliz, pois sempre quis trabalhar com cinema na sala de aula, só não sabia como. Na verdade é um projeto de estágio, mas estou tentando fazer o melhor.
10/01/2009 18:12:49


15 Leda Gomes Fogaça - Londrina Pr
Parabéns ao professor por acreditar e por dizer que receitas de bolo não ajudam a construir uma educação séria. Obrigada ao professor e a todos da revista, pelo falar sobre a necessidade de uma formação contínua para educadores. Parabéns e que Deus organize os seus caminhos.
04/11/2008 08:13:54


16 Jandira Mateus de Albuquerque - Bertioga
E MUITO LEGAL! O PROJETO CINEMA NAS ESCOLA, AQUI EM BERTIOGA JA EXISTE O PROJETO E ESTÁ SENDO BEM ACEITO, PRINCIPALMENTE POR PARTES DOS ALUNOS,VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELA A INICIATVA DESSE PROJETO VALEU!!!!!
22/08/2008 13:46:45


17 Edna Maria Lima Gonçalves - Duque de Caxias/RJ
Prof.João Luis ! Assista oao Filme Forest Gumpe veja em que contexto ele pode fazer parte nesse acervo ? Eu sempre o utilizo como referência,sob descriminação,racismo,superação,inocência,habilidades,comportamento,padrões etc. Também As Pontes de Madison,que retrata os Dilemas do Cotidiano,as decisões que mudam o rumo de muitas vidas... Pela maior das Artes: A VIDA ! Edna Gonçalves
16/08/2008 21:21:42


18 Eunice Mendes - Americana
Parabéns pela entrevista! Voce é um ser humano iluminado. Aliás tudo neste site é muito importante, pra nós estudantes, educadores e pra todos aqueles que buscam a cultura.
15/08/2008 19:55:24


19 Rosilene Bondezan - Bertioga
Parabéns Professor Jõao pela entrevista. É muito bom saber que temos em nossa equipe uma pessoa tão iluminada intelectualmente, e que nos coloca claramente a importância do cinema no contexto escolar, estamos torcendo sempre por você.
14/08/2008 15:50:19


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.