Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Para melhorar a escrita e a leitura consulte dicionários -
Links que nos conduzem a dicionários

'

Foleando-dicionario

Uma das constatações que educadores de diversas instituições universitárias mais frequentemente apresentam quanto aos grupos de alunos com os quais trabalham refere-se as dificuldades e as deficiências na leitura e na escrita.

Os estudantes conseguem identificar as palavras, relacionar as sequências de palavras e algumas idéias concatenadas nas mesmas, selecionar alguns dos aspectos primordiais dos textos, porém, falta-lhes a capacidade de entender o todo, de comparar com outros recursos (textos, vídeos, artigos, músicas, obras de arte, peças teatrais, danças, espetáculos diversos,...), de discernir idéias principais e secundárias, de reconhecer o significado de certos termos ou palavras,...

Uma das orientações elementares passa necessariamente pelo exercício constante da leitura. Não obrigada ou forçada, já que o que se pretende é que os estudantes passem a apreciar esse exercício e o tornem parte de seu cotidiano, de sua lista de prazeres. Nesse movimento, cabe aos educadores a capacidade de pensar como incentivar a leitura (que títulos poderiam ser sugeridos, de que forma fazer com que os estudantes participem do processo de seleção dos livros que podem ser lidos, como trabalhar essas leituras, como renovar os processos de produção escrita a respeito da mesma, novas técnicas de avaliação da leitura,...).

Uma outra base para um bom trabalho com leitura passa pelo encaminhamento de trabalhos com jornais e revistas. Leituras mais rápidas, de assuntos do momento, podendo ser escolhidas dentro de uma variedade de assuntos (política, esportes, artes, economia, cotidiano,...), oriundas de diferentes referenciais (desde jornais diários de grande circulação, passando pelas revistas científicas, visitando as publicações voltadas especificamente para o público jovem,...) e que tem sido estudadas como alternativas de incentivo a leitura por alguns educadores. O grande cuidado deve ser não encarar esse recurso como um substituto definitivo, cada qual deve ocupar um espaço próprio no universo de aula, de trabalho educacional. Um deve auxiliar o outro.

Igualmente fundamental é o uso constante de dicionários. Os estudantes devem ser incentivados a carregar seus dicionários de língua portuguesa (ou estrangeira, nos cursos de inglês e espanhol) durante as aulas e, se conveniente, podem inclusive utilizá-los em avaliações. É saudável o movimento de consulta e pesquisa dos estudantes em relação aos novos termos com os quais se deparam em suas leituras. Permite a eles uma maior fixação dos significados das palavras do que quando a resposta lhes é dada pelo professor.

Os professores, libertando-se de sua aura intocável de imortais do saber também deveriam andar para lá e para cá com um dicionário embaixo do braço (ou em suas pastas, bolsas,...). Não se trata de algo demeritório, pelo contrário, mostra humildade e condiz com uma atitude de constante pesquisa e aperfeiçoamento no trato com a língua (portuguesa, inglesa, espanhola). Funciona como uma demonstração ao aluno da utilidade desse recurso e promove a necessidade e constância de utilização pelos estudantes.

Nesse contexto, o surgimento dos dicionários eletrônicos e virtuais é ótima ferramenta tanto para alunos quanto para professores. Apresentamos abaixo uma relação de dicionários que atendem a diferentes necessidades, desde o exame da língua portuguesa, passando pelo estudo das línguas estrangeiras e chegando aos dicionários técnicos. São recursos elementares, eficientes e de grande utilidade para as pessoas que lidam com educação. Façam bom proveito!

1- Dicionário da Educação Brasileira on-line
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp
Apresenta termos específicos (relativos a educação, políticas educacionais, teorias educacionais,...) para a consulta por parte de educadores, estudantes da área educacional, pesquisadores,...

2- Dicionário da Língua Portuguesa on-line
http://www.priberam.pt/DLPO/
Dicionário produzido por portal português, disponibiliza enorme quantidade de palavras (mais de 90 mil), apresenta outros recursos como gramática on-line, corretor ortográfico e conjugação de verbos.

3- UOL-Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
http://www.uol.com.br/michaelis/
Baseado num dos mais tradicionais dicionários escolares vendidos no Brasil constitui uma alternativa segura para as pesquisas escolares. Disponibiliza algumas explicações de funções gramaticais além de grande quantidade de verbetes.

4- Merriam-Webster on-line
http://www.m-w.com/mw/home.htm
Excelente ferramenta para os estudantes de inglês que já estão num nível avançado. Disponibiliza apenas o significado das palavras em inglês, não traduz para o português. Pode apresentar sinônimos e antônimos das palavras pesquisadas.

5- Travlang Dictionaries
http://dictionaries.travlang.com/PortugueseEnglish/
http://dictionaries.travlang.com/EnglishPortuguese/
Um dos poucos dicionários de inglês-português disponibilizados on-line. Apresenta reduzido conteúdo mas serve para as pesquisas básicas.

6- Dicionários Terra
http://dics.zaz.com.br/dics/
Permite a tradução de palavras do português para o espanhol, o japonês, o alemão, o francês, o italiano e também no sentido contrário (de qualquer uma dessas línguas para o português). Fácil e prático quanto a utilização.

7- Dicionário Comercial do Mercosul
http://www.cielbrasil.com/dicionario/index.html
Apesar desse dicionário ser devotado as relações comerciais do Mercosul, é mais uma ferramenta interessante para o estudo e compreensão do espanhol.

8- Enciclopédia de Artes Visuais - Itaú Cultural
http://www.ici.org.br/index.cfm?cd_pagina=162
Funciona como um verdadeiro dicionário ao dispor artigos que apresentam escolas artísticas, artistas e obras da produção brasileira desde tempos imemoriais (de produções luso-brasileiras do período colonial aos movimentos contemporâneos).

9- Dicionário de Sociologia
http://www.terravista.pt/Bilene/2458/dic-soc/
Apresenta alguns dos termos mais importantes da Sociologia. Serve bem aos propósitos de quem está sendo introduzido ao estudo da sociologia ou necessita de alguma informação na área.

10- Dicionários de Música
http://www.allclassical.com/
http://www.allmusic.com/
Permite consulta ampla para a obtenção de dados a respeito de variados artistas e escolas musicais. A pesquisa pode ser feita por artistas, músicas, albuns ou estilos musicais. (em inglês)

Avaliação deste Artigo: 2 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 fernando oliveira dos santos - porto seguro Ba
gostei das dicas, mas quero saber como melhora minhas letras, se poderem mim da essa dica agradesso muito.obrigado...
07/08/2007 13:32:10


2 jonas mateus - fortaleza
gostaria de pedir um favor o favor r o seguinte: gostaria de sabe 15 palavras com escrita e significados portugues em ingles mais repito novamente de portugues pra ingles mais sem muda a escrita e o significado muito grato
01/06/2007 10:41:28


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.