Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Os descobridores modernos do Brasil -
Coluna Dicas de Navegação

'

http://www.historiaecultura.pro.br/modernosdescobrimentos/desc/indexdesc.htm

Foto-de-Camara-Cascudo
foto de Câmara Cascudo e texto abaixo, disponíveis no site
"Os Descobridores Modernos do Brasil"
(http://www.modernosdescobrimentos.inf.br/desc/indexdesc.htm)

"Pertenço a famílias do Sertão onde vivi e deixei já rapazinho. O material desse depoimento constitui cenário de infância e juventude. Gado, cavalo, vaqueiros e cantadores. Residindo em Natal, a casa de meu Pai era o Consulado do Sertão , cheia de exilados das caatingas e derrubadas. Como não entender a referência temática de minha Raça? A imagem que me aplicavam na inquietação menina, ainda emprego, maquinalmente, aos netos inocentes de Sertão: Você está adivinhando chuva? (CÂMARA CASCUDO, Luis da:Tradição, ciência do povo. Pesquisas na cultura popular do Brasil. São Paulo, Editora Perspectiva, 1971, p. 30)

Com o título acima todo e qualquer internauta que se arriscar a visitar o site acima indicado pode pensar, a princípio, que estará entrando em páginas da web dedicadas ao estudo de um momento muito específico da história de nosso país, a chegada dos portugueses ao Brasil.

Os tais descobridores mencionados acima, no entanto, são personagens brasileiríssimos, dedicados a causa nacional por caminhos distintos, expoentes máximos de ramos específicos de nossa produção cultural.

Trata-se de uma página da web dedicada a abrir um espaço especial para falar de personalidades marcantes. Pessoas especialíssimas que nos presentearam com obras marcantes que narram um pouco da nossa saga, muito especial, de brasileiros. Muito mais que meros contadores de histórias, todos eles acabaram se tornando páginas marcantes de nossa História, mais especificamente de nossas glórias.

Brasileiros de diferentes origens e regiões, tendo atuado de modo a interferir na forma como entendemos o Brasil e de como nos vemos como brasileiros, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Câmara Cascudo, Capistrano de Abreu e Mário de Andrade merecem ser identificados como modernos descobridores de nosso país.

É de grande valia para professores de todas as áreas, além da história e da literatura, o material produzido pelo Departamento de História da PUC do Rio de Janeiro. Afinal de contas, não é todo dia que podemos ter a felicidade de um encontro tão fortuito e enriquecedor como aquele proposto na página dos Modernos Descobrimentos do Brasil!

Foto-de-foto-de-Mario-de-Andrade
foto de Mário de Andrade e texto abaixo, disponíveis no site
"Os Descobridores Modernos do Brasil"
(http://www.modernosdescobrimentos.inf.br/desc/indexdesc.htm)

"Ao menos me sobra esta certeza de que ninguém amou mais do que eu os brasileiros do Brasil. Se não faço nada por eles é porque Deus não me deu o destino dos fazedores. Assim mesmo vou trabalhando no meu canto e não tenho vergonha de mim."

(Carta a Luís da Câmara Cascudo, 26/06/1925. In: ANDRADE, Mário: Cartas de Mário de Andrade a Luís da Câmara Cascudo. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Villa Rica, 1991, p. 36.)

O Site

1- Ao entrar em www.modernosdescobrimentos.inf.br encontramos uma página que nos apresenta a possibilidade de navegarmos pelas páginas dedicadas especificamente a cada um dos mencionados e ilustres compatriotas.

2- Ao clicarmos num dos nomes entramos numa página inicial onde são apresentadas informações biográficas da personalidade em questão. No alto da tela, à esquerda, uma série de fotografias, de diversas fases da vida do biografado, ficam se alternando durante o tempo em que você lê o artigo.

3- Na mesma página podemos ver um menu, composto pelos seguintes itens:

a) Roteiros e Descobrimentos - onde podemos acessar artigos escritos por especialistas ( da equipe do Departamento de História da PUC do Rio de Janeiro) na vida e na obra dos biografados.
b) Textos sobre o Autor - nos revela uma série de obras publicadas por diversos autores que servem como referência bibliográfica para a pesquisa sobre o "descobridor".
c) Textos do Autor - nos apresenta a obra completa, dividida de acordo com as áreas de produção e atuação, de cada um desses notáveis brasileiros.
d) Fragmentos - nos coloca diante de trechos selecionados das obras produzidas pelos biografados. São seqüências selecionadas pelo fato de destacarem qualidades próprias das obras produzidas por esses pensadores.
e) Imagens - nos possibilita uma viagem no tempo, através das memórias fotográficas de cada um dos biografados. Dá para sentir o gostinho de perceber como era o cotidiano ou como foram alguns dos grandes momentos de cada um desses grandes brasileiros.
f) No Tempo - nos coloca diante da linha do tempo da vida e obra dessas personalidades, de seus nascimentos até a publicação de suas principais obras, de ocupações exercidas a lugares onde moraram...

4- Há, também, um menu na página inicial, embaixo dos nomes dos "descobridores modernos do Brasil" onde podemos ver links com os seguintes nomes: Diário de Bordo, Outras Viagens, Carta de Navegação e Tripulação. Através desse menu temos acesso a informações sobre a equipe que produziu o trabalho, que realizou a pesquisa e que disponibilizou as informações através da internet, além de outros endereços para pesquisa sobre os "descobridores".

Foto-de-Cecilia-Meireles
foto de Cecília Meireles e texto abaixo, disponíveis no site
"Os Descobridores Modernos do Brasil"
(http://www.modernosdescobrimentos.inf.br/desc/indexdesc.htm)

"Educação, para mim, é botar, dentro do indivíduo, além do esqueleto de ossos que já possui, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional. O entendimento na base do amor."

Entrevista a Pedro Bloch, Revista Manchete - abril/1964

Para os educadores

Dizia Monteiro Lobato que não se faz um país sem homens e livros e que, da mesma forma, era indispensável preservar nossa memória, nossa história. Não temos tradição nesse setor, pelo contrário, é pouco comum que estejamos atentos as realizações de nosso povo. Muitas vezes observamos que há pessoas que se especializaram em falar mal das coisas do Brasil. Se não bastasse a visão distorcida que outros povos parecem ter de nós, brasileiros, muitas vezes os próprios cidadãos brasileiros estão a desmerecer o que já foi feito, o que foi construído, as nossas realizações.

É mais fácil, até por conta da ação da mídia, valorizar expoentes de outras culturas, de outros países. Valoriza-se muito mais o que foi feito por ingleses, franceses, americanos ou alemães do que aquilo que foi produzido por personalidades marcantes como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Paulo Freire, Anita Malfati ou Cora Coralina.

Ações cada vez mais freqüentes por parte de universidades, centros de pesquisa ou mesmo por jornais e revistas de grande circulação nacional tem chamado a atenção de nossos jovens para o trabalho de brasileiros notáveis. Exemplos de fantásticas realizações nas artes, na literatura, na música, na educação, na saúde ou na política devem ser apresentados com maior freqüência em nossas aulas. Dar mais atenção ao produto genuinamente nacional (sem nacionalismos exacerbados ou patriotadas) é parte importante de nossa atuação como educadores.

A pesquisa produzida pelo Departamento de História da PUC do Rio de Janeiro, que resultou na divulgação através do site www.modernosdescobrimentos.inf.br, na internet, nos coloca diante de alguns desses gigantes da cultura nacional, personalidades como Cecília Meireles, Luís da Câmara Cascudo, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Capistrano de Abreu. Suas vidas e obras constituem mais do que apenas grandes marcos da literatura ou da história do Brasil, são genuínos referenciais, alicerces ou bases da brasilidade. Imperdíveis!

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.