A Outra História Americana -
As novas vítimas do horror nazista
Fazia muito tempo que eu não ficava tão impressionado ao assistir um filme. As cenas de lutas, onde a violência é banalizada tem sido a tônica de muitos filmes, mesmo daqueles que primam pela seriedade na abordagem de seus temas. No entanto, momentos como aqueles apresentados no filme "A Outra História Americana" tocam fundo nos sentimentos de qualquer pessoa, mesmo daquelas que aparentemente já estão imunes a qualquer tipo de dor ou sensibilização.
As fortes convicções que povoaram os corações e as mentes de milhões de pessoas ao final da 2ª Guerra Mundial, estabelecendo um repúdio, que ecoava pelos quatro cantos do mundo, ao Nazismo e ao Fascismo, parecem estar perdendo crédito. O surgimento de movimentos de revalorização dessas doutrinas de extrema direita, de perseguição a minorias, de ódio racial e de pregação em favor da violência como fator de resolução das diferenças parecem estar ganhando força e corpo em vários países e regiões do planeta.
Não se trata, em absoluto, de um fenômeno restrito. Ratreável apenas em países onde há um baixo grau de esclarecimento político ou de escolarização. Atinge inclusive (e talvez mais firmemente) os países ricos da Europa e os Estados Unidos. Surge na onda de uma nova xenofobia (a aversão e o ódio aos estrangeiros) motivada pelos altos índices de desemprego e pelo empobrecimento de alguns setores das populações de países como a Alemanha, a França, a Inglaterra ou a Espanha (entre outros).
Vários acontecimentos tem nos dado mostras de que esses grupos estão se preparando para uma verdadeira guerra dentro de seus próprios países contra todos aqueles que, em suas opiniões, causam o atraso, a miséria e a mistura de raças que promove a degradação das raças superiores. Mesmo no Brasil vemos o preconceito contra os nordestinos nas grandes metrópoles sendo cada vez mais constante, numa versão tupiniquim dos massacres promovidos pelos Skinheads dos países ricos (lembram-se dos Carecas do ABC?).
Para não perder de vista as atrocidades cometidas em uma história muito recente, dê uma olhada cuidadosa em "A Outra História Americana", fique muito assustado e diga não ao neo-nazismo!
A História
Edward Norton (em atuação irrepreensível, foi indicado ao Oscar) interpreta Derek Vinyard, jovem de família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou sendo baleado por marginais. Dono de uma grande capacidade de convencimento das outras pessoas e de inteligência privilegiada, Derek é aliciado por Cameron (Stacy Keach) um notório neo-nazista investigado pela polícia local e pelo FBI, mas nunca incriminado.
Incitado em seu ódio aos negros e as minorias pela tragédia que abateu seu pai, Derek se torna uma referência para os jovens brancos e fracassados de seu bairro, que acompanham o crescimento de outros grupos étnicos em sua vizinhança (especialmente a comunidade negra, mas também os coreanos e os judeus). Passa então a comandar ações de depredação e espancamentos contra todos aqueles que, de acordo com o pensamento do grupo ao qual pertence, causam constrangimentos como o desemprego e o empobrecimento local, ou sejam as minorias.
Em virtude de suas atitudes rascistas e de sua postura intolerante Derek acaba cometendo um assassinato brutal e é condenado a passar alguns anos na cadeia. Influenciado por tudo o que viu, o irmão mais novo de Derek, Danny Vinyard (vivido por Edward Furlong, muito convincente) acaba seguindo os passos do irmão e buscando apoio em Cameron. Será a repetição de tudo aquilo que viveu o primogênito? De que forma a cadeia poderá influenciar os posicionamentos de Derek?
Confiram! Imperdível! Realmente chocante!
Aos Professores
1- A discussão das diferenças étnicas (raciais e culturais) é um dos temas transversais mais importantes entre aqueles propostos nos PCNs. Trata-se de um tema extremamente delicado pois lida com as diferentes visões de mundo de culturas e povos distantes. Propor a tolerância e a compreensão entre os povos é o objetivo. A utilização de um filme como "A Outra História Americana" nos mostra até que ponto pode chegar a intolerância e a incompreensão. Funciona como um verdadeiro tratamento de choque!
2- Historicamente definir a morte do Nazi-fascismo como tendo ocorrido ao final da 2ª Guerra constitui um dos erros mais grosseiros que se pode cometer. Os movimentos neo-nazistas comprovam isso. Que tal propor um levantamento de informações a respeito desses grupos a partir de matérias de jornais ou revistas ou ainda de sites da internet. Isso poderá conduzir e estimular, também, ao exame do que aconteceu nos tempos de Hitler e Mussolini!
3- O que a literatura registra a respeito do nazi-fascismo? Que tal fazer um levantamento sobre o tema buscando informações com seus professores da área de literatura? Um bom princípio pode ser "Os meninos do Brasil", que fala sobre a sobrevivência dos discípulos de Hitler nos trópicos e a continuidade de seus projetos de dominação do mundo!
4- Há vários filmes* que abordam o nazismo, o neo-nazismo e o fascismo. Desde títulos clássicos até obras recentes. Uma idéia interessante seria verificar os posicionamentos assumidos em alguns desses títulos e fazer uma comparação com a literatura, os artigos de jornais e revistas e as informações apresentadas por seus professores sobre o tema.
* Desde "A Vida é Bela", "A Lista de Schindler", "Os últimos dias de Hitler" e "Aleluia Gretchen" até "A Outra História Americana" e "O Aprendiz", entre outros.
Obs.: Como há cenas muito fortes, acredito que esse filme deva ser usado apenas a partir das turmas de Ensino Médio.
Ficha Técnica
A
Outra História Americana
(American History X)
País/Ano
de produção:- EUA, 1998
Duração/Gênero:- 119
min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Tony Kaye
Roteiro de David Mckenna
Elenco:- Edward Norton, Edward Furlong,
Stacy Keach,
Beverly D´Angelo,
Elliott Gould, Jennifer Lien.
Links
- www.historyx.com (site oficial)
- http://www.adorocinema.com/filmes/outra-historia-americana/outra-historia-americana.htm
1 ElayneSantos - Campina Grande.
Não assistir ao filme mas estudei sobre isso hoje,nos somos culpado pelo os nossos atos.apesar dos tempo ter passado e muitas coisas mudarão ainda existir o racismo coisa completamente idiota,e isso ainda existe em todos os lugares do mundo.E em quanto estou digitando isso, tem gente nesse momento que esta passando por isso essas pessoas preconceituosas são um monte de idiotas sem noção essas pessoas sim que deveria ta no hospício essas pessoas também que deveriam estar mortas.
23/05/2012 18:51:11
2 piedro muller - são paulo
quando os branco sofre preconceito nois não tem lei,mais os negros tem né seu filha da puta
88whitpower
10/03/2012 16:52:19
3 sensimila - Recifepe
O filme é bom! e não entendemos como tem pessoas que tentam aliarse a isso nostempos atuais,é algo deprimente!
Ah, gostaria de indicar outros filmes,do gênero tipo:um skinhead no divãfilme sueco muito confuso o filmemade in britainesse de 1982 s/ título em português sobre um jovem confuso skin,e aleluia gretchen um filme brasileiro sobre a vinda de uma família que se instala no parana, fugindo da sspolícia nazista, o diretor é sylvio back, muito bom!
21/08/2009 11:07:59
4 tais de sousa - sao paulo
eu achei esse filme sensacional
apesar de muitas cenas de violencia
ele quis trasnmitir a realidade do mundo atual...
isso serve de liçao pra quelas pessoas que entram no mundo
achando que pode tudo
08/11/2008 11:02:47
5 Elizabethe Seabra - Recife
Assistir ao filme anos atras, mas me recrordo de cada cena como hoje, realmente muito chocante, naum sei como ainda existam pessoas q pensam e agem de uma forma taum cruel.
22/04/2008 10:37:40
6 FABIOLA DE OLIVEIRA - MANAUS - AMAZONAS
GOSTEI MUITO DO FILME. PRINCIPALMENTE PELO FATO DE CONHECER DE PERTO A REALIDADE DOS NEGROS NO DIA DE HOJE.
06/10/2007 19:53:47
7 Priscila Sleiman - CAMPO GRANDE
É um filme muito bom
18/09/2007 21:30:58
8 cássia vanesa marinho santos - óbidos
o filme é realmente fascinante, assustador e nos mostra a realidade como ela
de fato é!!
22/08/2007 10:54:11
9 priscila ferreira da silva - rio de janeiro
este filme traz muito a realidade dos negros nos EUA essa reslidade as vezes parece que os negros éuma raça inútilmas não é é somente mais um ser humano á ser respeitado espero que o resto dos nazistas que restaram parem e pensem que os negros não continuem pensando que os negros são apenas safados e que semore estão querendo se beneficiar dos direitos dos brancos e sim querem mostrar que capazes de serem o melhor ....... palavras ede uma negra que não aceita ser rejeitada e nem humilhada por apenas ser negra
18/05/2007 17:46:55
10 valmir batista de souza - alto paraiso
gostaria de receber meu cadastro para acessar essas paginas
11/04/2007 12:18:05
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.