Um estudo sobre o Construtivismo de Emilia Ferreiro - 19/05/2008
Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil
Retomando o debate sobre as dificuldades da maioria das crianças brasileiras em aprender a ler e escrever, a Editora UNESP lança Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil – Um estudo sobre a Psicogênese da língua escrita, de Márcia Cristina de Oliveira Mello.
A obra apresenta os estudos da psicóloga argentina Emilia Ferreiro sobre a questão dos obstáculos na alfabetização enfrentados, sobretudo, por crianças pobres.
A partir de pesquisas experimentais sobre a causa dos fracassos da aprendizagem infantil, Emilia Ferreiro se opôs aos estudos convencionais sobre o tema, que giravam em torno do eixo de "como se ensina" a ler e escrever. Nessa perspectiva, Ferreiro desenvolveu suas reflexões sob a ótica do "como se aprende". Desta forma, como explica Márcia Cristina de Oliveira Mello, a psicóloga foi responsável por uma revolução conceitual no campo de estudos da alfabetização.
Os resultados das pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro foram publicados em livro, no ano de 1979, no México.
A edição brasileira teve sua publicação em 1985, com o título Psicogênese da língua escrita, material que agora é estudado por Márcia Mello. Desde então, os resultados apresentados na obra se tornaram conhecidos no âmbito acadêmico como "o construtivismo de Emilia Ferreiro", que teve grande influência no pensamento de especialistas em educação, contribuindo para uma visão menos rigorosa da alfabetização.
Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil destina-se principalmente a professores interessados em conhecer o pensamento construtivista da educadora argentina. A obra proporciona um entendimento mais abrangente dos processos envolvidos na prática alfabetizadora. O título também é de interesse de pesquisadores da área de educação, por constituir uma abordagem sem precedentes da histórica do ensino da leitura e escrita.
Sobre
Autora - Márcia
Cristina de Oliveira Mello é Mestre e Doutora em
Educação pela UNESP. Integra o corpo docente do
curso de Geografia da UNESP - Campus de Ourinhos e do curso de
Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Desenvolve pesquisas
especialmente sobre os seguintes temas:
alfabetização, pesquisa histórica em
educação e ensino-aprendizagem.
Ficha Técnica
Título:
Emilia Ferreiro e a
alfabetização no Brasil – Um estudo
sobre a Psicogênese da língua escrita
Autora:
Márcia Cristina de Oliveira Mello
Número de
páginas: 136
Formato:
12x21 cm
Preço:
R$ 22
ISBN:
978-85-7139-796-5
Os
livros da Fundação Editora da UNESP podem ser
adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br
ou telefone (11)3242-7171.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.