Com quantos li...nks se faz uma boa aula de matemática? -
Calculando
Sempre me disseram que para que o aluno goste de uma determinada disciplina é fundamental que tenha professores que façam com que o assunto em questão se torne o mais interessante possível. Embasado pela experiência de quem já esteve dos dois lados numa sala de aula (como aluno e como professor), confesso que tenho constatado ser verdadeira essa colocação. Percebo que os estudantes se interessam mais por determinados tópicos trabalhados em minhas aulas do que por outros e que, admito, isso depende muito da disposição que apresento para a condução da aula. Comentários de colegas corroboram essa idéia e, acredito, na medida em que você lê essa coluna deve estar se lembrando de situações de sua prática em aula que correspondem a afirmação anterior.
Descobri também que os professores que tornam as aulas mais "gostosas" são justamente aqueles que tem uma ardente e verdadeira paixão pelo assunto com o qual trabalham. Isso funciona muito bem comigo e, novamente, recorro ao que outros professores disseram, atestando tal idéia (além dos próprios alunos, que invariavelmente tecem seus comentários a respeito do nosso trabalho e dos colegas).
Tive felicidades e infelicidades nos encontros travados com professores ao longo de minha carreira escolar. Em todas as áreas tive anos bons e ruins, professores que despertaram o desejo de aprender e outros que enterraram qualquer disposição para que isso acontecesse. Talvez, olhando para trás, possa dizer que meus maiores sucessos tenham sido na área de humanas e, constatar que as maiores dificuldades ocorreram na área de exatas. Apesar disso nutro sincera admiração pela mais preciosas das jóias das exatas, a matemática.
Tenho colegas de trabalho que atuam na área e dão demonstrações diárias de grande apego e dedicação ao ensino da matemática. Me sinto inspirado por esses heróis anônimos e, tendo em vista essa consideração, trago nesse artigo mais um recurso de qualidade para os professores da área. Refiro-me ao site de matemática chamado Calculando (www.calculando.com.br). Confiram a dica!
Caminhos
1- Ao entrarmos no site Calculando temos que nos cadastrar para podermos usufruir de todos os recursos disponíveis. Encaminhe tal procedimento acessando o atalho Cadastre-se na barra horizontal azul que aparece na parte superior da tela.
2- Há dois setores básicos no site Calculando, sendo o primeiro dedicado aos conteúdos e aos jogos e desafios e o segundo compondo-se de sugestões de bibliografia especializada e links para os professores.
3- Na parte dedicada aos conteúdos, jogos e desafios as atividades propostas são apresentadas de acordo com as propostas curriculares de cada estado brasileiro (por isso, ao entrar no setor você tem que optar pelo estado em que leciona). A seguir são disponibilizadas atividades de acordo com a série em que o aluno se encontra (o trabalho atende a demanda do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série).
4- Na parte dedicada as Atividades interdisciplinares há vários exercícios para cada série, todos eles procuram associar cálculos, fórmulas, geometria e os diversos conceitos matemáticos trabalhados nessas séries a quadros, tabelas, estatísticas e dados do IBGE para realizar o cruzamento de área com outras disciplinas (como geografia, português, história ou ciências). As atividades servem como parâmetro para que o professor, atuando de forma criativa, crie outras possibilidades de trabalho com recursos semelhantes que apareçam em jornais, revistas ou materiais de outras disciplinas.
5- Em Jogos e Desafios o objetivo é conceder elementos para que os professores dinamizem suas aulas e estimulem os alunos a buscar respostas para problemas que esquentam os neurônios ao mesmo tempo que divertem. São apresentados problemas de ordem lógica, criados de acordo com os conteúdos de cada nível do ensino fundamental e que, devem ser utilizados como "aperitivos" dos conteúdos a se trabalhar ou ainda como elemento de descontração ao longo do ensino ou ao final dos trabalhos.
6- Na área de suporte ao professor temos várias sugestões em termos de bibliografia de apoio e links.
a) Os livros são indicados dentro de áreas de interesse, a maior parte voltada exclusivamente para o trabalho na área da matemática e, alguns voltados para o estudo da educação (didática, métodos, processos, avaliações). A apresentação dos livros são feitas a partir de textos curtos que explicitam o que há de interessante nas publicações.
b) Os links também apresentam tal proposta de apresentação. Há grupos voltados para determinadas áreas e interesses (Matemática, Educação Matemática, Educação Geral, Instituições e Destaques) e neles encontramos atalhos e comentários que nos levam a sites destacados pela equipe do Calculando.
7- Há ainda uma Agenda de Eventos e um canal de comunicação (Fale com a gente).
Pontos Fortes do Site
a) A preocupação sincera em tornar o ensino da matemática mais agradável e produtivo.
b) O compromisso de trabalhar a matemática dentro do conceito de interdisciplinaridade.
c) As atividades que estimulam a curiosidade do aluno e acabam fazendo com que a afeição pela matemática se torne cada vez maior.
d) As sugestões inteligentes tanto no que se refere a livros quanto a links.
O que pode melhorar...
a) Apresentar exercícios interdisciplinares, jogos e desafios para as áreas da matemática que ainda não foram trabalhadas é essencial.
b) Disponibilizar observações e explicações junto com a resposta de cada um dos exercícios.
c) Utilizar dados provenientes de outras fontes e relacionados a outras disciplinas (não apenas os do IBGE).
Para os educadores A integração das áreas através da interdisciplinaridade é uma das mais importantes transformações pelas quais tem passado a escola. E, talvez (arrisco-me a dizer), a mais complicada. Transpor os espaços nos quais estamos habituados a transitar e sair da comodidade de nossas disciplinas não tem sido tarefa das mais aceitas pelos professores. Deixar de trabalhar exclusivamente com história, matemática, biologia, português ou qualquer uma das demais matérias requer estudo, disposição e uma disciplina espartana. Há muitos sites disponibilizando conteúdo na internet. Há muitos autores escrevendo livros didáticos e material de apoio que se dizem interdisciplinares. Há vários professores atuando em sala de aula que ainda não entenderam exatamente como deve ser feito esse trabalho. Temos que separar o joio do trigo. Temos que estudar para saber o que corresponde ao conceito de interdisciplinaridade. Só assim poderemos acertar o passo e realizar com profundidade o que se espera de nosso trabalho dentro dessa nova proposta. O
site Calculando
apresenta bons préstimos a partir da área
de exatas, especificamente da matemática, para
essa difícil tarefa interdisciplinar. "Brinca"
sem perder o fio da meada com assuntos que muitas vezes
assustam nossos jovens estudantes; Propõe quebra-cabeças
que acendem a curiosidade dos alunos; Inicia trabalhos
de aproximação com outras disciplinas;
Dá dicas de materiais que podem facilitar nosso
trabalho. Se precisam ver para crer, que tal uma visita? |
João Luís Almeida Machado
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo);
Professor universitário atuando na Faculdade Senac em Campos do Jordão; Professor de Ensino Médio e
Fundamental em Caçapava, SP; Editor do Portal Planeta Educação
Envie e-mails de comentários, sugestões e críticas:
Enviar E-mail
1 Luciane Jess - curitiba
Sempre utilizei as atividades do site comentado.... mas para minha surpresa não consigo mais navegar!!!! será que é um problema de incompatibilidade com a minha máquina???
19/03/2007 11:06:44
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.