Matemática
Ton Ferreira Consultor de Governos da Planneta Educação, uma empresa do grupo Vitae Brasil. Mestre em Projetos Educacionais de Ciências pela USP; MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Salesianos e Pós-Graduado em Ética, Valores e Cidadania pela USP; graduado em Matemática pela UNESP. Experiência na área Gestão de Pessoas e de Formação Continuada, Docência e Palestras com foco em educação, ciência e tecnologia.

Metodologia da Matemática Lúdica - 08/05/2008
O uso do Tangram como recurso de aprendizagem

'

A Matemática é uma ciência que tem por objeto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos. Ao longo da história, esta se apresentou de modo a separar as pessoas, visto que o conhecimento gera poder, pois nas culturas antigas, conhecimento era privilégio de poucos. Dessa forma, historicamente, nasceu um preconceito de que a Matemática é um conhecimento direcionado apenas a poucos indivíduos talentosos.

Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemática, recentemente, está sendo estudado, de modo a tentar universalizar o aprendizado desta ciência e promover a acessibilidade a todas as pessoas. Dentre as maneiras, destaca-se a matemática lúdica.

Nos dias atuais, o ensino da Matemática está apregoado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são os livros editados por educadores que fornecem suporte didático para o professor, propostos pelo Ministério da Educação. Estes documentos defendem uma abordagem interdisciplinar, o uso de problemas e situações reais, as recreações matemáticas, doutrinas estas propostas já nas obras de Malba Tahan que está entre os educadores que mais trabalhou a contextualização da Matemática, através de sua forma simples e divertida, traduzindo problemas do cotidiano em problemas de Aritmética e Álgebra, além de abordar em sala de aula a matemática lúdica.

Uma das subdivisões da Matemática nos PCN’s é Geometria e Formas, uma parte onde se podem explorar assiduamente as recreações matemáticas. Dentro da moderna orientação do ensino, cumpre ao professor conhecer algumas abordagens lúdicas, pois terá, muitas vezes, necessidade de aproveitá-las para motivar os seus alunos e tornar mais agradável e interessante a aprendizagem da ciência.

Uma dessas abordagens que pode ser explorada nessa subdivisão da Matemática (Geometria e Formas), é o Tangram; um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado de sete peças geométricas oriundas de um quadrado.


A introdução desse material-jogo pode ser feita através do conto de uma lenda sobre o tangram, a qual diz: “um monge chinês deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse:

- Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires de belo e depois volta.

A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se partiu em sete pedaços. O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das sete peças. De repente percebeu que não precisaria mais correr o mundo. Tudo de belo que existia poderia ser formado pelo Tangram.”

Logo após essa introdução, o professor pode confeccionar juntamente com os alunos as peças do Tangram, utilizando somente uma folha de papel quadrada e tesoura, trabalhando assim a coordenação motora e a arte ao mesmo tempo.

Além disso, vários conceitos matemáticos podem ser abordados, como:

  • Identificação;
  • Comparação;
  • Descrição;
  • Classificação;
  • Desenho de formas geométricas planas;
  • Visualização e representação de figuras planas;
  • Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
  • Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
  • Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos;
  • Noções de áreas;
  • Frações.

Com esses conceitos em mente, os alunos podem desenvolver algumas habilidades que servem de pré-requisitos para outras áreas do saber, como: visualização, diferenciação, percepção espacial, análise, síntese, desenho, relação espacial, escrita, construção, criatividade e raciocínio lógico.

Através dessa imagem dada, o aluno deve encaixar as peças do tangram preenchendo-a sem sobrepô-las.

A razão finalizadora do Tangram é de que o todo é divisível em partes, e estas podem ser reconstruídas em um outro todo, como a própria concepção do grande educador Malba Tahan sobre a matemática.

Enfim, o uso de material lúdico em sala de aula, como o Tangram, é uma estratégia eficaz para entender conceitos de número e operações, além de educar a atenção, despertar interesse por mais conhecimento e trabalhar a interdisciplinaridade. Portanto, entende-se que a aprendizagem deve acontecer de forma interessante e prazerosa e um recurso que possibilita isso são os materiais lúdicos.

Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DEUS, ADREITON F. B. Malba Tahan e a didática da matemática: teoria e aplicação em sala de aula. Trabalho de Graduação em Licenciatura em Matemática – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2007. 85p.

CULTURA CHINESA. Tangram. Disponível em: http://www.chinaonline.com.br/antigo/artes_gerais/tangram/default.asp. Acesso em: 06 mar. 2008.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










34 COMENTÁRIOS

1 José Nelson Belarmino - FortalezaCe
Excelente artigo.Serve como orientação para qualquerprof de Matemática. 08.09.20l3
08/09/2013 09:40:31


2 Diene Bento Ramos - Benjamin Constant
Eu sou estudante de licenciatura em matematica, adorei os artigos que li,adoraria que me enviassem outros artigos de matematica sobre as diversas areas da matematica.O site é otimo.
12/08/2013 23:03:14


3 Adriana Dias de Souza - Rosana SP
Trabalho com o Atendimento Educacional Especializado AEE. Seu Artigo ajudou muito no meu trabalho. O TANGRAN foi a forma encontrada para despertar a criatividade da minha aluna e o desenvolvimento de suas HABILIDADES. Obrigada!
26/04/2013 09:40:07


4 Adriana Dias de Souza - Rosana SP
Trabalho com o Atendimento Educacional Especializado AEE. Seu Artigo ajudou muito no meu trabalho. O TANGRAN foi a forma encontrada para despertar a criatividade da minha aluna e o desenvolvimento de suas HABILIDADES. Obrigada!
26/04/2013 09:38:29


5 Mari Vilela - São Thomé das Letras MG
Parabéns pelo site, super criativo. Adorei e vou trabalhar em sala de aula com meus alunos.Um abraço.
21/10/2012 19:25:25


6 tathiana leite - Boa Vista PB
Parabêns pelo artigo,sou professora de matametica e gostaria que vc me enviasse algumas e ideias e odelos de tangram para eu fezer um projeto com os alunos do ensino medio....agradecida Tathiana
11/05/2012 08:39:57


7 joão pedro ribeiro batista - mundo novoba
quero que voce me envie alguns modelos, por favor
14/03/2012 17:30:27


8 Ana Cassia da Silva Dias - São Sebastião do Paraiso
Achei muito oportuna a sua exposiçâo sobre atividades com o Tangram. 07/03/2012. .
07/03/2012 22:54:34


9 Mário Rodrigues Junior - Campos do jordão
Boa tarde gosto muito dos jogos principalmente que envolva raciocínio gostaria de saber se vcs tem maIS JOGOS PARA QUE EU POSSA APLICAR EM SALA VISTO QUE TENHO UM GRUPO MUITO ESPECIAL SOU PROFESSOR DE MATEMATICA E O QUE VCS PUDEREM ME AJUDAR FICO MUITO AGRADECIDO THAL....
26/07/2011 14:32:09


10 LEÔNIDAS EVANGELISTA RODRIGUES SILVA - CUIABÁMATO GROSSO
No promeiro dia de aula comento sobre a história do surgimento da Matemática, praticamente relacionado com a história do Tangram. Um jogo educativo muito interessante porém faz com que o aluno disperte sua criatividade e possa formar em cada momento o seu raciocinio lógico. Gostei muito, parabéns!...
21/05/2011 02:05:34


11 Roberto Soares Pinto - Rio de Janeiro
No Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, os professores adotanm e trabalham em cima do Tangram, trazendo muitos conhecimentos para o meu filho que estou na referida escola.
26/01/2011 13:55:10


12 Danieli - Joinville SC
Qual o ano deste artigo? ele vai entrar no meu TCC
01/05/2010 10:30:09


13 JUDITH - palmas TO
EU ACHEI MINHA CUNHADA PORQUE ELA FOI UMA COMENTARISTA DESTE. TEM COM VCS ME AJUDAREM COM O EMAIL DELA DIANA GUEDES LOPES ARACAJU ME AJUDEM POR FAVOR ENTAR EM CONTATO COM ELA
03/03/2010 19:35:03


14 ean Pontes - Capixaba Acre
Parabéns caros professores por disseminar e compartilhar os vossos conhecimentos sem limites e fronteiras!!
03/02/2010 10:54:13


15 Arlécio da Silva - Diretoria Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante Riacho Fundo II
Como bem colocado, o tangran é um jogo que poderá iniciar aulas que relacionam frações, perímetros, áreas, espaço e forma, etc. Também fica evidente que a lenda do tangran, sem dúvidva alguma relata um espaço para a História da Matemática em nossas aulas. Além desses pontos positivos, está bem orientado o jogo do tangran dinâmico, ou seja, teremos a teoria, a prática e a informática ao nosso alcance de objetivos.
03/10/2009 12:10:44


16 Roksane Garcia Monteiro Sampaio - Barra do Piraí
Sou Pedagoga em um escola municipal e sempre falo das possibilidadeds de aprendizagem com o uso do tangran, mas quase sempre falo sozinha. Irei levar este artigo para os meus professores.
27/09/2009 11:23:36


17 diana guedes lopes - aracajuse
Achei o máximo o artigo,nossos alunos principalmente da escola pública estão precisando urgentimente desse material,é que muitas vezes nós não fazemos muito por eles.è um material fantástico,agradeço pelo artigo disponível para todos.Deus os abençoe!
11/09/2009 13:17:39


18 diana guedes lopes - aracaju
O artigo é fantastico, com uma linuagem simples que facilita o nosso trabalho,os alunos por certo se sentirao mais a vontade para trabalhar e vão entender bem mais rápido o sentido das peças e o que podem fazer com elas.Fabuloso!
11/09/2009 11:48:38


19 MAGAH - Cuiabá MT
Gostei da maneira como foi apresentado o assunto, com uma linguagem simples e susinta. Deu uma visão ampla e fácil de transmitir conhecimento pela sua construção. Material muito útil para as educadoras, principalmente das séries iniciais.
17/06/2009 18:31:19


20 Adriano - Itaborai
Nós educadores temos que criar outros jogos para enrriquecer cada vez mas o nosso conhecimto e os dos alunos.
30/05/2009 17:29:35


21 ferrnanda - amargosa
gostaria de ajuda onde encontrar a historia do ludico no brasil
22/05/2009 16:01:49


22 edy - valente
Achei exelente o material ja trabalhei com tangran mas nao abordando tantos conteudos como foi citado. agradeco por nos disponibilizar esse tipo de material tao rico.
18/03/2009 21:52:19


23 Lacy de Almeida França Soler. - AraçatubaSP.
Muito bom. Um trabalho bem elaborado
02/03/2009 14:07:44


24 Cátia Maria - Aracati Ce
Excelente a matéria. Sou apaixonada pelo tangran e não sabia a história, gostei muito. Trabalho sempre que posso como meus alunos do ensini médio.
24/01/2009 14:42:20


25 Francisca Ramos - Nova IguaçuRio de Janeiro
Parabéns pela matéria, achei super interessante gostaria de saber mais como trabalhar de forma lúdica e envolver mais o aluno no aprendizado da matemática.
17/12/2008 20:58:21


26 nicholas andrade - marataizesES
oi gente! esse site é bom de mas !!!
14/11/2008 09:34:20


27 José de aquino santos - Eunapolis Ba
Sou professor no ensino fundamental, acho super interessante o lúdico na matemática, pois assim os alunos aprendem construindo de fato o conhecimento, eo melhor é que essa construção é divertida e nao traumática como nos casos do ensino puramente tradicional conceito e exercicios, muito bom o artigo.
12/10/2008 22:49:38


28 linda - sete lagoas
eu nao gostei porque os desenhos sao pequenos
29/09/2008 22:14:01


29 weynia Rocha - Natal
Fantástica a idéia!! Nas séries iniciais, poderemos iniciar a aula com uma contação de histórias e a partir dela, introduzir o tangran...
28/09/2008 13:28:36


30 Teresa Paz - Aracaju
Achei fantástico esse jogo e a imagem da construção de uma estante feita com o Tangram, estou me formando em psicopedagogia e irá enriquecer muito com os aprendendes. Obrigada
27/07/2008 20:20:47


31 Rosangela Magna Figueroa Meira - Vespasiano Minas Gerais
Adorei esta exposição foi de grande aproveito para mim posso aplicar este conhecimento em várias áreas principalmente na psicopedágogia.
02/07/2008 20:02:04


32 fatima maria da silva - sao paulo
achei otima a ideia , estou trabalhando com minha sala de 3 estágio com objetivo que eles conheçam as figuras geométricas , e tudo que já passei vai de encontro com as informações encontradas no seu site. obrigado
19/06/2008 17:06:49


33 Eunice Mendes - São Paulo
Achei muito interessante, pois esta matéria acrescentou conhecimentos para mim ,neste momento, estou estudando Pratica Educativa do Pensamento Matemático na Peadgogia , e tive aulas sobre jogos na matematica e em especial o Tangram. Agradeço por ter disponibizado este assunto.
04/06/2008 21:17:42


34 joao nilton de jesus - catu-ba
parabéns por ter colocado o tangram e os modelos que podemos formar com o uso deles,pois estou trabalhando com um projeto no qual ele é utilizado.
15/05/2008 20:53:53


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.