Ensino de Línguas
Sueli Bittencourt Belisário da Silva  Diretora Pedagógica de uma escola de idiomas; Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba e Pós-graduanda no curso Teachers’ Links: Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês pela PUC-SP.

Que tipo de professor eu sou? - 06/05/2008
Reflexões sobre a prática docente

'

Lousa-giz-e-apagador

Nós, professores atuantes no ensino-aprendizagem de qualquer disciplina, em dado momento de nossas vidas, certamente nos questionaremos a respeito do tipo de professor que somos. De fato, este é um tema que exige bastante reflexão, pois são muitas as variáveis envolvidas para que consigamos chegar a uma resposta clara quanto ao tipo de professor que somos.

Devemos levar em consideração que somos o resultado de nossas experiências como seres humanos, como eternos aprendizes e de nossa percepção da questão aprendizagem/ensino (enquanto aluno) e de ensino/aprendizagem (enquanto professor). Além disso, é importante destacar que o processo de formação de um professor começa muito antes do curso de graduação, ele tendo noção quanto a isso ou não.

As estratégias usadas para aprender durante sua vida antes e durante o ciclo escolar, o meio em que foi criado, a influência das diversas pessoas que passaram por sua vida, os tipos de ensino a que foi exposto, os livros que leu, as decepções que sofreu, os desafios que superou entre tantos outros acontecimentos, são peças nesta construção por acabar que é o ser professor.

O breve olhar de um professor em seu passado já lhe permite lembrar os muitos modelos que passaram por sua vida e, também, o reflexo deles no modo como se ensina.

Quais estratégias preservou em seu ensinar, quais aboliu por discordar, quais substituiu e o que o motivou a isso, quais resignificou? É clara a influência destes modelos ou é preciso uma observação mais metódica para se enxergar estes outros docentes que o compõem?

Suas crenças do que é ser um bom ou mau docente, a motivação pela escolha da carreira - vocação, meio de subsistência, carreira, ocupação ou emprego1, sua busca por aprimoramento, a fé no outro (neste caso os alunos), a vontade de fazer diferença na sociedade tendo o poder de influenciar positiva ou negativamente um outro ser, são itens que mostram que tipo de professor você é.

Uma única resposta para esta pergunta “que tipo de professor eu sou?” é algo que é difícil de definir, pois, no minuto seguinte já há a possibilidade de ser um docente melhor sendo este ser em eterna evolução.

No entanto, vale muito a reflexão sobre que tipo de docente você é hoje, que tipo de docente você quer ser e o que precisa fazer para atingir isto. Aqui vão algumas dicas:
- Trace paralelos;
- Crie metas;
- Registre as mudanças que for percebendo e
- Lembre-se de que sempre é tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante resignificando nossas práticas.


1. O autor Kumaravadivelu em seu livro Beyond Methods. Macrostrategies for Language Teaching (Yale University Press, 2003) diz que experiências diversas levam a diferentes percepções de ensino, como por exemplo, ensinar por:
- vocação: um chamado, desejo de servir;
- carreira: envolvimento de longo prazo, mas sem realização pessoal;
- ocupação: nenhum senso de chamado para servir;
- emprego: atividade que provem sustento;
- trabalho: pode prover um sentido pessoal, mas não necessariamente significa servir;
- profissão: enfatiza contribuição social para a sociedade.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










16 COMENTÁRIOS

1 sandra silva - boa vista RR
costaria de alcança o objetivo de um o que é ser um verdadeiro professor ou um professor de verdade.
09/07/2011 23:29:32


2 Michelle da Silva - São Paulo
Parabéns pelo artigo. Essa é nossa realidade de um ensino retórico que dificulta muitas vezes nosso desenvolvimento profissional, si pararmos para pensar que escola era um ambiente que ignoravámos nossos sentimentos, problemas pessoais muitas vezes nossos saberes. A reflexão sobre o ensino nos dá oportunidade de desenvolver como profissional e como pessoa. Obrigada
01/03/2011 21:45:12


3 Fátima Regina Silvério Araujo - São José dos Campos
A procura de respostas para uma pergunta como esta, ás vezes, pode ser simplesmente surpreendente por chegar à conclusão de que todos nós dependemos uns dos outros. Vivendo e aprimorando não só os conhecimentos, mas também o relacionamento.
25/06/2008 13:06:39


4 Lúcia Celeste - UME D.Pedro I - Cubatão
O texto é oportuníssimo e esclarecedor, porque a nossa história justifica o que somos e o que fazemos com aquilo que aprendemos (positivo ou negativo). Somos o reflexo da história que escrevemos durante as várias etapas de nossa existência.
20/06/2008 20:24:32


5 Sonia Cristiane castro Forte Cardoso - Lorena
É bem oportuno o artigo, pois vivemos um momento de grandes indagações em torno do que somos e de como queremos trabalhar, o que vale mesmo é procurar sempre fazer o melor, sem olhar a quem. Parabéns pelo artigo.
02/06/2008 08:24:27


6 Isabel Cristina - São João de Meriti - Rio de Janeiro
Ser um professor é muito mais que ensinar, é compreender,amar,dedicar, e se envolver com cada aluno, e procurar analisar cada criança , seu comportamento, suas dificuldades, seus medos, e dúvidas.Pois o professor também e um psicologo, amigo, e alguém em que cada criança confia. Parabéns por esse artigo nota 10.
31/05/2008 22:33:21


7 Eliete Rodinski Mota Campos - Foz do Iguaçu-pr
Gostei muito do artigo, é preciso redefinir metas, repensar a minha prática, mesmo porque a clientela não é a mesma de outrora. Fiquei muito feliz com as dicas e realmente nós professores trazemos uma bagagem muito grande na nossa própria personalidade e às vezes entramos em conflito com o novo, que nos fascina, mas que relutamos em adotar. É muito bom refletir. Parabéns, espero voltar a ler artigos apresentados por vocês. tks,byby
28/05/2008 15:54:48


8 Andrea Rodrigues de Lima Lanças - Bertioga
Acredito que ser professor é estar comprometido com você, enquanto pessoa e profissional e estar sempre disposto a aprender sem medo do novo, com espírito empreendedor e sem medo de ser e de fazer as pessoas felizes. Parabéns pelo artiog e obrigada pelo momento de reflexão.
15/05/2008 10:50:10


9 Maria Inez A Ramos - São Vicente, SP
Congratulations on your text, teacher Sueli! "We are teachers... We have a past that is rich in memories. We have a present that is challenging, adventurous and fun because we are allowed to spend our days with the future... and lets thank God for it every day... (adaptation of part of the text, Im a teacher, by John W. Schlatter)
09/05/2008 18:51:48


10 Janete Pessoa - São José dos Campos
Parabéns! Realmente nunca chegará o dia em que diremos:"Eu sou o professor perfeito." O importante é sabermos que se buscarmos, amanhã seremos melhores!
07/05/2008 23:41:02


11 Márcia - Taubaté
Dentre tantas atribulações dos dias de hoje, é importante que os professores se lembrem do grande marco que representam na vida de seus alunos pois, um professor pode não ter na lembrança todos os alunos, mas cada aluno com certeza leva por toda a vida um pedaço de seu professor.
07/05/2008 14:28:14


12 Luciane Duque - São José dos Campos - SP
Parabéns pelo artigo! Com todas as novidades que estamos tendo no processo de ensino/aprendizagem, nada mais importante do que pararmos para fazer essa reflexão. Será que estamos realizando bem as nossas tarefas? Estamos realmente preparados para encarar as mudanças que estão acontecendo? A única coisa que posso dizer é que ensinar/educar é algo magnífico. Parabéns a todos os educadores!
06/05/2008 21:33:37


13 Turma da Pedagogia da Unopar - Taubaté
Parabéns pelo artigo.
06/05/2008 20:50:39


14 Juliana - São José dos Campos
Precisamos descobrir o quanto nós somos formados por pedacinhos de outros... vários professores marcaram e ainda marcam a minha vida e percebo o quanto minha prática docente é baseada nestas observações. Por isso minha sugestão de reflexão é. além do ensino-aprendizagem, reflita sobre o que te movita, suas inspirações, com certeza te ajudará a ser um professor melhor!
06/05/2008 15:46:12


15 Lidia Mara - Taubaté
Parabéns pelo artigo.
06/05/2008 15:32:29


16 Aline Tosini - São José dos Campos
A reflexão contínua e a possibilidade de redefinir modelos é primordial para o desenvolvimento de qualquer professor. Mutio bom o artigo.
06/05/2008 11:41:57


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.