Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Por uma televisão inteligente -
Alô Escola (TV Cultura)

'

Site-Alo-Cultura

www.tvcultura.com.br/aloescola

Algumas das maiores contribuições dadas pela televisão brasileira a cultura nacional partiram da TV Cultura. Essa emissora tornou-se, ao longo do tempo, sinônimo de qualidade através de sua programação. Inteligência, respeito ao telespectador, prêmios obtidos no Brasil e no exterior e um trabalho caprichado de realizadores, técnicos, atores e administradores foram alguns dos principais elementos dessa conquista de credibilidade da TV Cultura frente ao grande público.

Parece pouco, mas não é. Num país onde a televisão ocupa sensível espaço de tempo na vida de todas as pessoas (principalmente de nossas crianças e jovens), produzir e veicular uma programação qualificada é tarefa das mais árduas. A falta de investimentos e incentivos quase nos fez perder a TV Cultura. Ela sobreviveu, felizmente.

Programas educacionais são parte integrante daquilo que de melhor foi produzido pela emissora. Sejam programas destinados as crianças (reconhecidos internacionalmente, como o Castelo Ra-tim-bum, o Cocoricó ou ainda o Bambalalão), seja através de programas de educação voltados ao público que estava estudando em casa (como os telecursos, em associação com a Fundação Roberto Marinho) ou através de debates, reportagens, especiais dedicados a temas da cultura nacional ou programas educativos destinados aos estudantes de Ensino Médio ou Superior (Vestibulando, Nossa Língua Portuguesa,...) – a marca da Cultura tem sido a da ética e dos bons serviços prestados aos brasileiros.

Acompanhando as tendências mundiais, a Rede Cultura resolveu dar mais oportunidades as pessoas interessadas em ter acesso ao material produzido por ela e, disponibiliza através da rede mundial de computadores, em seu site Alô Escola (www.tvcultura.com.br/aloescola), trabalhos produzidos para a televisão, destinados a educadores e estudantes.

Ao entrarmos no endereço citado, encontramos canais de acesso para algumas áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Literatura, Ciências, Estudos Brasileiros, História, Infantis e Artes). Ao clicarmos em qualquer uma dessas palavras, acessamos canais que nos colocam diante de programas exibidos pela TV Cultura, recursos de grande valor.
Só a título de exemplo, observe as possibilidades variadas que nos são dadas em cada uma das áreas do conhecimento disponibilizadas:-

- Em Língua Portuguesa encontramos tópicos como Linguagem Coloquial, Gíria, Regionalismo, Uso culto e popular dos pronomes, concordância verbal e nominal, hiato/ditongo, uso do “por que”, gênero dos substantivos, verbos, onomatopéia,... (A fonte dessas explicações e informações é o programa Nossa Língua Portuguesa).

- Em Literatura são colocados ao nosso alcance links que nos levam a programas especiais sobre Poesia e a respeito da vida e obra de grandes escritores e poetas brasileiros como João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles.


- Na parte destinada a Ciências, atalhos nos levam a outras importantes obras produzidas pela TV Cultura, como por exemplo: Olhando para o céu (sobre astronomia), Água – O Desafio do Século 21, Os Pequenos Leões da mata Atlântica (sobre os Mico-leões), Mar à Vista (os oceanos, o litoral do Brasil, as relações entre o homem e o mar),...

- Estudos Brasileiros traz ao internauta trabalhos sobre Casa-Grande e Senzala (obra clássica do sociólogo Gilberto Freyre), Os Sertões (referência fundamental para se entender o Brasil, obra de Euclides da Cunha), O Povo Brasileiro (trabalho importantíssimo do intelectual Darcy Ribeiro), Entre 2 Mundos (uma visão sobre a imigração no Brasil) e dicas de mais recursos que podem ser obtidas em outros links de programas.

- Na página dedicada a História, 5 links nos são apresentados, ligando a temas como A Guerra Fria, Cenas do Século XX, Anos de Chumbo (sobre a 2ª Guerra Mundial), Anchieta (sobre o missionário jesuíta) e 500 Anos.br (com páginas produzidas em escolas brasileiras em virtude dos 500 anos da chegada dos portugueses a nosso país).

- No setor de Infantis, encontramos links que nos levam aos programas Cocoricó, Chuá-Chuágua, Caillou e X-Tudo.

- Em Artes, o destaque é dado para as páginas de Arte e Matemática, Musikaos, Cartola – O Trovador do Samba (vida e obra do grande compositor), X-Tudo e um especial sobre o MAC – USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo).

Espera-se que, com o passar do tempo, novos componentes do acervo da TV Cultura possam ser integrados ao site Alô Escola. Sabe-se que as produções continuam, não no ritmo que gostaríamos, no entanto, novas séries e programas serão lançados em breve pela emissora. Esses trabalhos provavelmente também serão disponibilizados através da internet. É de valor inestimável essa contribuição da TV Cultura. Visite-os, vale a pena!

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 ilva -
Tem que te cultura mesmo na televisao , anda muito pornografica a televisao , agente que fazer uma coisa diferente compra uma televisao com mais recursos , mais pra assistir oq ? nao tem nda na televisao brasileira !
01/04/2010 13:49:20


2 José severino vieira gomes - São paulo
Sou operároi de fabrica e quero parabenizar à equipe da tv cultura pelos serviços prestado com muita dedicaçâo e inovação para os nossos dias atuais.
25/08/2008 07:17:17


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.