Planejamento Escolar - 07/02/2008
Como fazer um plano de curso totalmente renovado
Início de ano letivo, professores reunidos, direção da escola disposta a dar novos rumos ao trabalho, aulas prestes a se reiniciar, alunos ansiosos por alterações e melhorias... O que fazer? Como renovar a escola e, principalmente, os cursos e aulas? De que forma é possível, logo na largada do período escolar, dar alento e ânimo a todos os participantes da comunidade educacional em que trabalhamos?
O primeiro passo é, sem qualquer sombra de dúvidas, levar o planejamento escolar anual muito a sério. De nada adianta reunir o grupo de professores da escola para simplesmente atualizar as datas e realizar pequenas modificações no plano de curso apenas para constar que isso aconteceu. Sei que muitos professores que estiverem lendo essas linhas podem até ficar ofendidos, afinal de contas o puxão de orelhas está sendo direcionado de forma generalizada e, certamente, há profissionais que se preocupam (e muito) em realmente melhorar seus projetos de trabalho de um ano para o outro.
Mas a realidade, conhecida por muitos e também praticada por um sem-número de professores, é que os planos de ensino de anos anteriores já são tão bons que nem precisam ficar sendo alterados, repensados, atualizados e modernizados. Assim pensam tantos que isso já se tornou prática mais do que comum em inúmeras escolas.
Modificar a forma de pensar o plano escolar anual e agir nesse sentido é mais do que necessário e, certamente, é o primeiro e decisivo passo para que a escola seja outra no ano que se inicia. Assuma o compromisso em benefício de seus alunos e também de você mesmo, afinal de contas, ficar dando as mesmas aulas e repetindo iguais idéias ano após ano é coisa para quem tem pouquíssima imaginação... Esse certamente não é o seu caso... Ou é?
E o que deve ser feito a seguir?
Equipe-se para essa dura tarefa. Vá para o planejamento escolar com recursos que considere úteis para realizar alterações marcantes em seu projeto. E que tipo de recursos são esses? Desde livros didáticos e paradidáticos até músicas e filmes com os quais saiba que será possível (e provável) motivar os estudantes e torná-los ávidos e interessados no saber.
Tenha em mente que os recursos devem se adequar aos conteúdos curriculares previstos para o ano escolar com o qual trabalhará. Saiba também que a utilização ou a previsão de uso desses recursos em aula de nada adianta se os mesmos não estiverem concatenados com práticas pedagógicas como explanações do professor, tarefas, trabalhos em grupo, uso de outras referências,...
Ou seja, melhor dizendo, não há varinha mágica entre os recursos que você irá utilizar... Filmes, computador, internet, livros, atividades com arte, visitas a museus, excursões a locais públicos ou privados, entrevistas, encontros com especialistas ou qualquer outra atividade que você desenvolva podem ser de grande utilidade se estiverem plenamente “amarradas” e conectadas ao trabalho desenvolvido na escola em sua totalidade!
Pense também que não adianta apenas centrar suas atenções no conteúdo específico de sua disciplina. Se você dá aulas de português, matemática, história, inglês, biologia, química ou artes é certo que aprofundamentos e novos materiais em sua área específica de conhecimento devem fazer parte da revisão e atualização de seu planejamento de trabalho. Mas além desses saberes centrados em sua especialidade deve também existir um preparo do profissional para melhorar sua didática, seu arsenal de práticas e ações para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
É, por exemplo, de essencial importância que o docente esteja a par de qual é a proposta pedagógica da escola ou rede de ensino na qual está trabalhando. E, sabedor da filosofia e metodologia do estabelecimento no qual atua, que se informe com a devida profundidade sobre quais são os pilares e práticas comuns a essa proposta. Não adianta nada saber apenas por terceiros o que é, como funciona ou ainda quais são as estratégias mais comuns de tal linha pedagógica.
Não é só isso. Ao professor compete estar por dentro das novas idéias de seu segmento de trabalho. Saber o que pesquisadores e educadores estão falando sobre relação professor-aluno, indisciplina, novas metodologias de ensino, tecnologias na educação, gestão escolar, leis da educação, merenda escolar, avaliação, qualidade de ensino e temas afins é de essencial importância. E não é só isso, com as novas tecnologias em voga cada vez mais, é preciso saber e informar-se sobre economia, política, cultura, artes, esportes,...
Outro aspecto de fundamental importância para um planejamento escolar adequado aos novos tempos é a utilização das novas tecnologias tanto para informar-se e elaborar os planos de ação como para as atividades de trabalho com os alunos. Se o professor ainda tem dificuldades ou desconhece os computadores e a internet está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas. Nesse sentido é importantíssimo que o educador conheça sites e portais que possa indicar para seus alunos como referenciais de pesquisa e apoio em seus trabalhos escolares.
O trabalho educacional também não pode prescindir nos dias de hoje de um constante apoio e intercâmbio dentro do próprio quadro docente. O que quero dizer com isso? Criar projetos integrando disciplinas e buscando sempre o suporte dos gestores escolares é de fundamental importância. Temos que nos lembrar e firmar com constância a idéia de que o conhecimento não é estanque e fragmentado.
Muito pelo contrário, as trocas entre biologia, história, geografia, física, matemática, português, química, artes, inglês, filosofia e educação física são constantes e que essas relações dão ao conhecimento muito vigor, consistência e dinâmica.
Essa dinâmica de trocas também deve ser reforçada com a participação mais integral dos gestores na vida escolar. Isso é uma crítica? Sim, pois o que se vê é que muitas vezes diretores, coordenadores e orientadores se vêem tão sobrecarregados por suas atividades cotidianas – em especial com a burocracia e com pequenos incêndios que ocorrem no dia a dia – que não conseguem acompanhar o que está acontecendo em sala de aula com a devida atenção...
E como esses profissionais podem ajudar? Por sua experiência e conhecimento foram muitas vezes alçados a essas posições na hierarquia de suas escolas. São pessoas que conhecem e têm (normalmente) muita experiência não apenas como gestores, mas também enquanto professores. Conhecendo melhor o trabalho de seus docentes, esses gestores são capazes de ajudá-los na integração de projetos entre diferentes disciplinas, na compreensão da filosofia da escola, nos relacionamentos entre professores e alunos,...
Além disso, os gestores ainda podem (e devem) ajudar a todos na busca por um ambiente escolar devidamente equipado, limpo, organizado, eficiente e bonito. São eles que, liderando e em conjunto com toda a comunidade educacional, devem mobilizar os esforços pela manutenção da escola e pela criação de uma forma de pensar a escola que a torne atraente, interessante e benéfica para todos.
Creio que, certamente, há muitas outras idéias interessantes que poderiam ser adicionadas as proposições desse artigo, nesse sentido convoco todos a participarem suas práticas, ações, estratégias e proposições através de comentários e e-mails. Penso que somente com o constante intercâmbio poderemos melhorar ainda mais nossa educação. Afinal de contas, o desafio de um ano letivo é grandioso e não podemos desperdiçar tempo e oportunidades que nos são dadas, não acham?
1 Denise - NILOPOLIS
Adorei o texto,Parabéns!
Gostaria muito de receber modelo de plano de curso do 1º ao 5º ano do Ens. Fundamental. Seria possível?
Desde já agradeço.
15/11/2012 17:55:06
2 maria da consolação batista rodrigues - belémpa
É um artigo bem crítico e requer maturidade profissional para conceber e aceitar as propostas e sugestões para um melhor fazer pedagógico, sem culpa e sem querer achar culpados pelo descaminho da educação.
Fazer nova todas as coisas e se ter o novo em educação deve ser o objetivo fim de todo educador. Parabéns pela produção.
30/04/2012 16:16:49
3 josé laelson alexandre - santa cruz rn
gostaria de adiquirir um plano de aula de educação física do 6º ao 9º enseno fundamental,nunca lecionei aulas teorica portanto gostaria de ter uma orientação.
14/03/2012 21:44:19
4 lucelia gonçalves da silva - rio brilhante M.S
Estou tendo dificuldade para montar o meu planejamento semestral, gostaria muito de ajuda, sou professora de artes.
12/03/2012 11:21:09
5 Deise do Vale - Natal RN
Olá,
Tenho encontrado uma certa dificuldade para preparar um plano anual de ARTE para o ensino infantil e fundamentalI com conteúdos dispostos por bimestres para cada ano. Se possível gostaria de receber orientações e algum modelo para análise.Parabéns pelo artigo! Abraços!
28/02/2012 21:35:46
6 Deise do Vale - Natal RN
Olá,
Tenho encontrado uma certa dificuldade para preparar um plano anual de ARTE para o ensino infantil e fundamentalI com conteúdos dispostos por bimestres para cada ano. Se possível gostaria de receber orientações e algum modelo para análise.Parabéns pelo artigo! Abraços!
28/02/2012 21:34:51
7 Deise do Vale - Natal RN
Olá,
Tenho encontrado uma certa dificuldade para preparar um plano anual de ARTE para o ensino infantil e fundamentalI com conteúdos dispostos por bimestres para cada ano. Se possível gostaria de receber orientações e algum modelo para análise.Parabéns pelo artigo! Abraços!
28/02/2012 21:33:15
8 Yanick Naniotamo Cazevo de Lemos - AngolaLuanda
este site e maravilhoso porque ele ajuda a exclarecer mutas questões que andão escondidas
05/02/2012 18:00:45
9 Arizoneide Dias Câmara Paraiba PB - Remígio
Muito claro o artigo, adorei.Queria que todos os professores das escolas que coodernos levasse a sério o ato de planejar todos os anos, vejo neles as mesmas coisas, nada tentam enovar.Um abraço.
02/02/2012 23:56:53
10 Prof.Santana - Cuiabámt
Foi muito bom ter lido este artigo.Com certeza contribuirá na elaboração do nosso planejamento para o ano letivo de 2012 na nossa escola Zélia da Costa Almeida.Ok vamos lá!2012 e os alunos do Zélia nos espera! Um abraço a todos!
02/02/2012 07:32:21
11 Denise da Silva Nunes - Cuiabá
Gostei muito do artigo, sou professora de geografia e estou procurando novas idéais de planejamento para aplicar em minha escola aqui em Cuiabá, afinal, precisamos replanejar a cada ano que inicia.Obrigada!
22/01/2012 23:30:46
12 Walter Donizeti Marcicano - Ibiúna
Parabéns pela matéria. Foi muito gratificante receber essas informações valiosíssimas.
Se possível, encaminhe no meu email um pequeno roteiro de atividades para desenvolver no planejamento neste final do mês de janeiro de 2012.
Se for possível também, a indicação de vídeos que possam ser utizados nestes dois dias.
17/01/2012 14:05:45
13 antonia bela - gov. Mangabeira.Bahia
Esse artigo é muito bom, tomara que alguns professores das mesmices tenham lido, quem sabe eles acordam.Sabemos que mudar nem sempre é fácil , porém pior é não tentar.parabéns pelo artigo.
14/01/2012 16:40:12
14 Teresa Perez - Guarulhos
Gostaria muito de receber modelo de plano de aula diferenciado para os nossos dias.
Grata.
11/11/2011 21:35:00
15 Cristiane Maximiano da Silva - Rio de Janeiro
Adorei as questões relatadas e gostaria de receber planejamentos criativos de arte e matérias afins, ficaria muito grata.
24/09/2011 15:43:32
16 CARMELÚCIA - PORTO SEGURO/ TRANCOSO
GOSTARIA DE RECEBER EMAIL. COM EX: DE PLANEJAMENTO PRONTO DE HISTÓRIA E TURISMO, ENSINO FUNDAMENTAL II, SE POSSÍVEL. OBR.
18/07/2011 07:25:06
17 Archimedes Maranhão Neto. - PaulistaPernambuco
Surpreendente o artigo,uma linguagem clara e precisa. Se possível gostaria de receber orientações ou um planejamento para trabalhar a disciplina ARTE, preciso desenvolver projetos atraentes,lúdicos,etc. Já que no Município em que leciono... observo que gestores,supervisão,etc não levam muito em consideração a respectiva disciplina. No entanto sou apaixonado pelas Artes. Parabéns pelo artigo! Adoraria receber um exemplar Aprendendo com o Cinema, forte abraço!
Archimedes Maranhão Neto.
21/06/2011 02:06:30
18 selma regina santos - Rio Grande Da Serra, SP
como posso adquirir este material,achei mto interessante.E quase nao temos acesso nos materiais de artes....
02/04/2011 15:05:07
19 José Augusto - Jaboticabal
Gostaria de receber via email modelos de planejamento escolar dos 4 bimestre de História, Filosofia Ensino Médio
História, Geografia, Ens. Religioso Ensino Fundamental II , baseado na proposta 2011 do governo do Estado de São Paulo.
Caso alguém tenha me envier. Desde já agradeço. No aguardo.
31/03/2011 10:46:43
20 franciane de souza louras - carapebus
eu quero ganha esse livro porque eu acho muito interesante
28/02/2011 18:33:25
21 CÉLIA - CARPINA
Sou gestora de uma escola mas ainda tenho um pouco de dificuldade em reunir os professores e juntos elaborar um planejamento.Gostaria que me enviasse alguma sugestão.
24/02/2011 20:20:05
22 francimar duarte - fortaleza
sou responsável pela parte pedagogica de uma vila olimpica,estou precisando de ajuda para elaborar um plano de curso visto que a vila olimpica e um polo esportivo que atende cianças e adolescentes de 07 a 17 anos
18/02/2011 20:43:27
23 jussimara pereira - Bom jesus da LapaBa
preciso de sua ajuda para elaborar planos de cursa anual
07/02/2011 22:27:00
24 MARIA VALÉRIA - SANTOS
GOSTEI, MAS AINDA TENHO DÚVIDAS DE COMO TRABALHAR COM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO.
07/02/2011 14:38:45
25 Helena - Flores do piauíPI
muito interessante o artigo gostaria que enviasse direto para meu email.
05/02/2011 23:24:29
26 Marlene Pereira de Granda - Viçosa MG
Sou coordenadora pedagógica de uma escola municipal , tenho dificuldades em fazer planejamento anual.Por favor envie dicaas.
30/01/2011 09:06:00
27 Luciana Feio - Ananindeua Pará
Olá muito prazer. Bom parabéns pelo assunto e matéria abordados o tema é maravilhoso me auxiliou muito consegui esclarecer minhas dúvidas... Bom estou precisando da sua ajuda. Estou precisando saber quais são os conteúdos programáticos de todas as disciplinas português, matemática, ciências, história, geografia, Estudos amazônicos, Artes, Religião e Inglês, por favor estou precisando saber com urgência, pois preciso opinar na adoção do livro para as turmas de 5, 6, 7 e 8 séries do ensino fundamental. Obrigada.
27/01/2011 21:32:13
28 MARIA JOSE GONÇALVES ARAGÃO - são luis ma
sou coordenadora de uma escola e não estou sabendo trabalhar a questão do planejamento tanto mensal como anual atualizados com os professores preciso de ajuda.
26/01/2011 20:38:53
29 Maria Ivoneide Araujo Alcântara - AracajuSE
Sou educadora e estou na gestão de uma escola. Adorei o saculejo aos professores que se apossam de planejamentos prontos ou que fazem apenas por fazer. O planejamento é a ferramenta mais importante do trabalho do professor em sala de aula.
Obrigado.
15/01/2011 12:01:08
30 Cícero alberto - AracajuSE
Gostei do artigo principalmente pela sinceridade do autor ao chamar atenção para os que sempre utilizam o planajamento dos anos anteriores no que, a meu ver, é um desrespeito total aos nossos estudantes e com a própria educação. As mudanças na educação precisam começar, primeiro, na nossa mentalidade de educadores. Culpar o sistema não está levando a gente as lugar nenhum, mas fazer o caminho inverso contra ele pode ser uma alternativa plausível. Acho importantíssimo a fase do planejamento mas, infelizmente, tenho observado muita resistência por parte de alguns colegas que acham uma perda de tempo. É preciso realmente a renovação de nossos pensamentos, ou seja, de nossa mentalidade.
11/01/2011 16:06:16
31 Alda Inez Meceió/Alagoas - Maceió
Sou pedagoga na pública e esse artigo é bastante esclarecedor e motivador para o planejamento da jornada pedagógica.É verdade que tocamos em medos e inseguranças por parte de todos que fazem o processo pedagógico caminhar, mas nos leva a luz da reflexão sobre a necessidade de mudança de postura.
01/01/2011 12:14:35
32 Margarete teixeira da cruz guimaraes - Porto seguro
Sou coordenadora de uma escola e fiquei muito interessada pelo site. gostaria de saber como me cadastrar pra me tornar
uma conveniada.
20/10/2010 13:23:26
33 Sibele Neto de Morais - JataíGO
Sou pedagoga e tenho que desenvolver um plano de aula junto com uma bióloga e uma enfermeira no qual o tema tem que incluir os conhecimentos das três áreas.Por favor preciso de algumas sugestões, pois a aula é daqui uma semana.Lembrando que a aula é para uma turma diversificada e pessoas adultas.
06/08/2010 17:06:06
34 celma - ubatuba
olá, eu sou professora de espanhol e darei minha primeira aula semana q vem, mas a diretora pediu q eu levasse um planejamento pra td o bimestre, mas eu não sei como fazer um planejamento escolar, preciso de ajuda, se vc poder me ajudar ficarei mt grata.
Obrigada
05/08/2010 20:45:31
35 Isabel Crietina gonzaga Bezerra - Orocó
Sou coordenadora pedagógica de uma escola mas não estou sabendo como orientar os professores, preciso de uma dica de como eles fazerem o plano de aula diário para chagar no planejamento.
28/04/2010 11:18:53
36 Josianne Coelho Pantoja - Ananindeua
Valeu muito os comentários que foram feitos a respeito do artigo sobre Planejamento, infelizmente nossos colegas ainda tem estas práticas.
02/03/2010 15:19:10
37 verõnica - Pocinhospb
Ler,compreender e fazer uso dessa prática pedagógica do artigo deve ser, com certeza,a rotina dos docentes.Infelizmente não é.
21/02/2010 19:38:42
38 ELIAS SIMÃO RAMOS - JURUPB
GOSTEI MUITO PARA FICAR MAIS ESCLARECIDO. SOU PROF DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE JURU NA PARAIBA.
30/01/2010 01:14:51
39 Maria Lúcia gustavo - Itaporanga PB
gostei muito só que e preciso ler e colocar em pratica
ativando diariamente seus conhecimentos,
lúcia
04/01/2010 16:19:42
40 washington venancio - ituiutabamg
muito bom artigo , particularmente chegou a mim no momento de reflexao e podera me ajudar muito ,parabens
17/12/2009 08:36:13
41 stelia - Feira de Santana
Gostei muito do texto pois gostaria que todos educadores penssasem assim.
22/10/2009
22/10/2009 19:43:54
42 roberta poltronieri - ribeiraopreto
olá pessoal..sou professora do ensino fundamental da minha cidade..e terminando o curso de psicopedagogia..este é um tema muito inteligente..que com certeza deve fazer parte do cotidiano do professor e do gestor do futuro..que esta em busca de uma melhor qualidade na educação..Este é o tema da minha dissertação de conclusão de curso..e tenho um artigo sobre o tema....quem quiser se corresponder comigo vou postar meu email...prof.aroberta@hotmail.com
qq duvida ..podem entrar em contato
abraços!!!
11/08/2009 11:23:37
43 Icaro Freitas - Salvador Ba
Olá, gostaria de registrar que este artigo é muito interessante, e que está sendo de fundamental importância em uma enorme transformação que estou fazendo em uma escolha aqui em Salvador que eu estou assumindo como coordenador na metade do ano letivo, muitas alterações a fazer em todo o planejamento e principalmente um toque de modernização em todo o plano pedagógico. Muito significante mesmo seu artigo e espero que ajude a outras pessoas, assim como está me auxiliando nesta imensa transformação pela qual estou submetendo esta escola.
02/08/2009 08:36:58
44 solange muniz de araujo - sonorams
oi! sou professora alfabetizadora e gostaria de contar um pouquinho do drama vivido diariamente em nossa cidade e que torna a nossa pratica dificil e muitas vzs impossivel...trabalhamaos com crianças de baixa renda...mas isso nao é o impecilho...o que realmente é que sao crianças que vivem só, porque os pais trabalham na lavoura de cana, muitas convivem somente com a mae, ou só com a avó..muitas desconhessem a paternidade...e a maioria enfrenta problemas em casa como o alcoolismo, violencia domenstica, onde o pais bate na mae...e vice versa...bom..diante de tantos problemas, muitos tem problemas de aprendizagem...necessitando de acompanhamento com psicologos..e até mais..realizar exames neurologicos...diante de tudo isso, gostaria de saber cm posso trabalhar...com essas crianças, para conseguir êxito em minhas atividades diarias..no meu planejamento...sabenda ainda que não podemos contar com a participaçao dos pais na tarefa de educar seus proprios filhos.?????
31/01/2009 12:13:22
45 Eliane Galan - Espigão do Oeste Rondonia
Gostei muito muito desse artigo, estou procurando novas idéias para aplicar em minha escola aqui em rondonia, afinal, precisamos replanejar a cada ano que inicia.
27/01/2009 17:30:27
46 divaldo m. sousa - sorocaba
adorei esse artigo, simplesmente é o que deixamos de fazer às vezes, mas, por outro lado, o tempo voa e, não damos conta de fazer tal dinâmica e outros...
22/01/2009 14:30:50
47 ALCIDA PEREIRA DE OLIVEIRA - Vitória da conquistaBa.
Gostei muito deste artigo, estou no terceiro período de licenciatura em biologia, com certeza servirá para orientar na elaboração dos planejamentos.Parabéns.
18/11/2008 13:09:56
48 Carmem Silva - Fortaleza ce
Adorei todo o artigo,com certeza colocarei em pratica e repassarei algumas dessas dicas,mas na verdade estou procurando algo novo pra minha escola,se for possivel mandarem um modelo de folha de planejamento,que eu possa colocar conteudo,ideias e outros, será bem vinda a ajuda.OBG
11/11/2008 15:42:00
49 Elaine Christina - São Paulo SP
Parabéns! O que falta para alguns educadores é amor pelo que faz . Pois o amor derruba barreiras.
30/10/2008 15:37:00
50 estelamares da silva cunha - Brusque santa catarina
gostei muito do seu texto ,me deu uma grande ideia de como preparar um plenejamento com há porticipaçao de toda equipe de professores da escola , penso que a educação deve mesmo renovar todos os anos pena que mem todos ve desta forma.
19/10/2008/18:27
19/10/2008 17:37:30
51 rose freitas - fortalezaceara
gostaria de receber um p p p para melhor entender e como fazer um em minha escola.
03/10/2008 14:51:25
52 Ana Maria Reis - varginha
Agora depois de 4 anos de sala de aulas, mais ainda depois de ter sofrido muito em sala de aula, para mim a cada dia que passa dentro da sala de aula é um desafio e sempre vejo como grande desafio mesmo, isso porque sofri varios tipos de insegunça que me levaram a ficar assim. Enfim, o retorno de cada dia para casa me leva a questionar se vale a pena continuar...Por que isso acontece?
01/06/2008 16:18:31
53 mariza - joao pinheiro
sou professora da rede publi e estou em dificuldades para planejar aulas diarias aos meus alunos .Atuo com uma classe de 31 alunos do ensino fundamental
3° ano , mas sao fracos e tem dificuldade de leitura
o QUE FAZER???
25/05/2008 12:24:06
54 liduina - Alegrete/RS
Gostei do artigo exposto, pena que as escolas de nosso país precisa de uma gestão melhorada para que os professores possam chegar uma plenitude favorável que Fábio nos apresenta. Só que para finalizar precisaria mostrar como fazer na prática, nas áreas de cada de disciplina.
24/04/2008 09:52:37
55 Leneyde Dabela Vieira - Manaus-AM
Parabéns! o artigo é esclarecedor, claro e orientador. Se todos os professores compreendessem o real significado da aprendizagem significativa e realmete tivessem maior compromisso com a educação, seria possível estarmos vivenciando um marco referencial mais consistente no ínício do novo milênio. Concordo com o comentário do Ciro Porto, quando diz que"... as questões no arigo esbarram nos medos e inseguranças, de nós, os professores" e acredito que enquanto as políticas públicas não forem profundamente voltadas para a questão das culturas populares no processo educativo do País, onde todos os envolvidos no processo procure fazer a sua parte, os medos, a disminação, a impunidade, a miséria, a fome, a violência não irão minizar-se.
21/04/2008 15:39:25
56 socorro da silva - sao jose da laje- alagoas
adorei visitar essa pagina, esta de parabéns.É uma pena que muitos professores não estejam compromissados com a educação do nosso país.
07/04/2008 00:09:17
57 carmen dolores f valente - presidente prudente
Acho tudo válido no que compete à sua importânica, mas a partir daí, a Proposta não mostra como fazer a integração das áreas de cada disciplina. Muita vezes a ação não está fundamentada em uma teoria, e esta por si só não basta. Mas o contrário também é verdadeiro, quando eu não coloco a execução à serviço de uma argumentação, como essa, que foi muito bem colocada, mas que não finalizou com a prática.
03/04/2008 16:29:28
58 Professor João - Marília.
Penso que devemos sempre buscar a plenitude da nossa profissão, e neste ponto o texto de Fábio está totalmente especial. Agora, é preciso revelar a realidade das escolas brasileiras e sua atual decadência. Falta uma melhor estrutura e uma melhor gestão para que os professores possam realmente chegar a essa plenitude de que Fábio nos apresenta.
Além disso, a Universidade precisa estar sempre próxima da Escola e conhecer "de dentro" suas dificuldades e expectativas, dentre inúmeros outros fatores sociais, culturais, pedagógicos, administrativos, etc. que nos apresenta.
Que sejamos sempre perseverantes na Educação, senão não haverá Educação!
"E vamos sempre o Estado e a Escola empenhando-se sem cessar em cortar as asas aos poucos alunos realmente profundos e talentosos. E sempre são sobretudo os mais detestados de seus mestres, os mais perseguidos, os que fugiram da escola, os que por isso foram punidos - são estes precisamente os que irão tornar mais rico o patrimônio de seu povo. Muitos, porém - e não sabemos quantos - consomem-se e sucumbem nesta dura luta".
(Hermann Hesse - Debaixo das Rodas)
27/03/2008 18:04:55
59 Bianca Mendes - Santa Luzia
Parabéns pelo texto. Desejaria muito fazer um trabalho interdisciplinar, infelizmente ainda não consigui. falta entrosamento, boa vontade por parte dos professores. Muitos preferem não ter trabalho, e nós pedagogos não temos um espaço para trabalhar com os professores, pois nossa função passa a ser de disciplinador, enfermeiro, psicologa.
27/03/2008 13:09:16
60 Margarida Rocha - Itapajé
O texto é bastante exclarecedor, parabéns era maravilhose se todos educadores conhecessem, para contribuir com as inovações.
25/03/2008 22:14:34
61 Marinez Cordeiro Santos - Berilo
Parabéns! O texto sobre o planejamento é excelente, muito me ajudou na preparação do meu planejamento. Infelizmente nas escolas a maioria dos professores não concorda com a idéia de inovar para cada vez melhorar a nossa educação, mas cada um deve fazer sua parte, e eu vou fazer a minha, pois acredito muito na educação brasileira e sei que eu posso fazer a diferença.
21/03/2008 13:34:54
62 Débora R.Custodio - São Paulo
Adorei o texto, mas sinto muita dificuldade em fazer com os atuais educadores tenham esta visão.Eles querem as coisas cada vez mais fáceis, para não ter muito trabalho.
è uma pena.
18/03/2008 20:32:49
63 debora - itaquaquecetuba - sp
o texto é maravilhoso, parabéns, pena que alguns professores não tenham a mente aberta para reformar seus ensinamentos, e inovar sempre.
13/03/2008 13:38:08
64 Raimunda Aleida - Luis Gomes RN
achei maravilhoso, esclarece muitos questionamentos,abrindo nos para uma mudança espetacular. Parabéns, porém, em nossa sociedade esse tipo de proposta fica muito para trás, porque o nosso povo ainda falta muito para alcançar esse climax.
12/03/2008 20:48:46
65 João Luiz - Caraguatatuba
Estou me formando e acho que um artigo como esse é de bastante importância e vaolor para um profissional na área da educação.
02/03/2008 10:18:39
66 Marilene - Belo Jardim
Muito bom, esclarece muitos questionamentos,abrindo nos para uma mudança espetacular.Parabéns,porém, em nossa sociedade esse tipo de proposta fica muito para trás, porque o nosso povo ainda falta muito para alcançar esse climax.
26/02/2008 20:05:41
67 Caio Porto - Taquaritinga - SP
A questões expostas no artigo esbarram nos medos e inseguranças, que nós professores acumulamos durante esse processo de crise que a educação está vivenviando. Esses medos e inseguranças como muitos afirmam não está no "eu" dos professores (as), mas no distanciamento entre as propostas de mudança da educação e a verdadeira realidade do povo brasileiro, isto é, propõe-se uma aula dinâmica, criativa, mas as pessoas dinâmicas e criativas nem sempre são aceitas socialmente.
11/02/2008 21:36:04
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.