Observatório da Educação - 23/01/2008
Avaliando as possibilidades dos Blogs em Educação
Ao desafiarem os mares bravios em longas travessias que os levavam da Europa para os outros continentes, ainda no longínquo período da Modernidade, quando o comércio começava a impulsionar a humanidade rumo a uma prematura globalização (com a Expansão Marítima e Comercial), os comandantes das embarcações inglesas criaram e desenvolveram o salutar hábito de registrar os acontecimentos em Diários de Bordo. Na língua inglesa esses registros eram conhecidos como Weblogs.
Muito tempo depois, ainda na década de 1960, já na virada daquele período, surgiu uma série televisiva de grandioso sucesso chamada "Star Trek", conhecida no Brasil como "Jornada nas Estrelas". Baseando-se no velho hábito dos navegadores ingleses, os criadores da série de ficção científica fizeram com que os principais personagens, no início e no final dos episódios, fizessem relatos nos Diários de Bordo (Weblogs) da famosa Enterprise. Tanto o Capitão Kirk (William Shatner) quanto o Sr. Spock (Leonard Nimoy), invariavelmente ditavam relatos para esses logs no espaço...
Os modernos blogs ou weblogs (diários de bordo virtuais) surgiram como relatos informais, quase que como diários íntimos, e estão se tornando, a cada dia que passa, instrumentos de trabalho muito comuns em indústrias, no comércio, nas artes, na labuta de profissionais liberais, em redações de jornais e até mesmo nas salas de aula.
Nesse sentido, como doutorando e pesquisador da área de currículo em educação pela PUC-SP, me interessei pelo tema e acabei utilizando a ferramenta para fazer a ponte entre uma série de palestras/oficinas que apresentei no interior de São Paulo e a continuidade dos debates a distância, quando retornei para a região onde moro e trabalho. Essa experiência e intercâmbio resultaram no surgimento e desenvolvimento do blog Escolhendo a Pílula Vermelha (http://escolhendoapilulavermelha.blogspot.com).
Posso assegurar que essa experiência foi das mais fortuitas e que, de certa forma, redirecionou o meu trabalho de pesquisa para o doutorado. Estava dando continuidade ao projeto que havia iniciado no mestrado, em que o meu objeto de análise primordial era o uso do cinema na escola (experiência que continua em andamento através da coluna do Planeta Educação e das palestras e workshops sobre o assunto que faço para escolas públicas e privadas).
Os primeiros passos... Escolhendo a Pílula Vermelha
(http://escolhendoapilulavermelha.blogspot.com)
Alterei o rumo e direcionei minhas energias para o uso dos blogs como ferramentas educacionais. O passo inicial, dado com o Escolhendo a Pílula Vermelha foi bastante animador, obtive muitas respostas a uma proposta de repensar a educação através das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais especificamente do uso consciente, planejado, orientado e criativo dos computadores e da internet como pontos de apoio, referência e troca.
Senti, literalmente, que a agilidade da tecnologia, aliada a conteúdos atuais e reflexão sobre os mesmos pode instigar os educadores e, certamente acabaria por repercutir positivamente sobre os estudantes. Assim sendo ampliei a experiência e criei blogs para trabalhar com meus alunos dos cursos de graduação com os quais estava envolvido em 2007. Entre eles, o resultado mais efetivo e consistente para entender melhor as possibilidades dessa ferramenta chamada blog foi o Vida em Projeto (http://vidaemprojeto.blogspot.com).
Nesse meio tempo, apenas a título de experiência já havia produzido também o blog Cinema de Primeira (http://joaoluis28.wordpress.com), destinado ao público de cinéfilos, com resenhas de filmes interessantes. Não tinha, nesse caso, o intuito de segmentar o olhar dos internautas e restringir os acessos a educadores ou estudantes. Queria observar como seria o trânsito nas páginas desse blog sem ter um público-alvo tão definido. Foi igualmente coroada a experiência com resultados expressivos e uma boa quantidade de comentários por parte dos visitantes.
Acreditando ainda mais no potencial da ferramenta, ampliei a investigação e acabei criando um site educacional totalmente ligado a blogs, entre os quais criei links para o Cinema de Primeira e o Escolhendo a Pílula Vermelha. Esse site, continuidade do projeto de pesquisa, acabou se tornando parceiro do Planeta Educação e, nesse sentido, busca dar apoio e complementar as idéias do referido e reputado portal com uma comunicação mais rápida e informal, própria dos blogs. Isso tudo sem perder a criticidade, a qualidade de texto, a argumentação precisa, a utilização de referências como apoio e ainda o compromisso com a educação.
Blog Humanitas, parceiro do projeto Observatório da Educação.
O nome do site é Observatório da Educação (http://www.observatoriodaeducacao.com), que como no caso dos pais, que dão aos filhos os nomes baseados em parentes, amigos ou pessoas que admiram, foi nomeado dessa forma como uma referência ao trabalho responsável, crítico, analítico e de qualidade executado pelos profissionais que comandam o Observatório da Imprensa.
Como o Observatório da Educação é um projeto de pesquisa centrado na análise dos blogs enquanto objetos de troca de informações, comentários, interatividade, criticidade, criatividade e busca de dados e experiências, ao mesmo foram ligados vários outros blogs (todos eles podem ser acessados a partir da página principal do Observatório da Educação, onde estão disponibilizados os mais recentes artigos de cada coluna e, no menu lateral, os arquivos com as postagens/textos anteriores), além dos já mencionados Escolhendo a Pílula Vermelha e Cinema de Primeira. São eles:
- O Mundo em Reconstrução – Com ênfase em atualidades.
- O Blog do Observatório – Que destaca notícias importantes da área de humanidades.
- O Humanitas – Blog que está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com especialistas em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e pedagogia.
- A Sala de Aula do Observatório – Com experiências pedagógicas diferenciadas.
Buscando idéias para a sala de aula? Vá a Sala de Aula do Observatório!
- O Opinião de Educador – Que traz e pede uma leitura mais crítica do mundo por parte dos educadores.
- O Mundo dos Números – Cuja proposta é destacar números e estatísticas recentes para que possamos entender melhor o Brasil e o Mundo.
- O Tech Educação – Que apresenta softwares para download gratuito através da web que podem ser úteis aos professores e estudantes.
- O Ciência, Eficiência e Consciência – Que traz notícias recentes do mundo científico.
- O Gargalhadas Mil – Que traz piadas e tem a intenção de divertir e fazer rir.
- Os Vídeos Nota 10 – Com uma seleção de vídeos extraída do YouTube para apreciação e uso por parte de professores e alunos.
Depois de três meses de disponibilidade on-line, o Observatório da Educação e os blogs aos quais está ligado já obtiveram a expressiva marca de mais de 12 mil acessos. Isso é ainda mais notável se levarmos em conta que a única forma de divulgação do site e de seus blogs se deu a partir de e-mails enviados por mim as pessoas de minha lista de contatos (utilizando o expediente de Newsletters semanais através das quais noticiava os lançamentos da semana).
Creio que como os resultados foram além das minhas melhores perspectivas iniciais seria importante tornar a ferramenta ainda mais conhecida e permitir que mais e mais professores e alunos possam participar suas opiniões, comentários, idéias, práticas e realidades a partir da interatividade existente nos blogs. Com esse artigo reitero a parceria que existe entre o projeto de caráter acadêmico e experimental (que pretendo seja uma ferramenta de uso permanente e perene na internet) e o Planeta Educação e convido todos os interessados a navegar pelas páginas desse site e de seus blogs...
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.