Conhecendo melhor Machado de Assis -
Navegando pela Academia Brasileira de Letras
www.academia.org.br/machado.htm
Quando entramos na página dedicada pela Academia Brasileira de Letras a seu mais famoso membro, nos deparamos com um visual muito charmoso, que lembra a mesa de um literato ou de um estudioso dedicado, tudo num tom esmaecido, como a lembrar uma página de um livro antigo. Tudo inspirando o visitante a continuar seu passeio pela página em questão.
Há links para os outros setores da Academia virtual onde podemos conhecer um pouco mais da História dessa instituição, obter informações a respeito dos outros Imortais, acessar a Biblioteca e verificar o acervo eletrônico disponibilizado (onde poderemos encontrar desde obras publicadas pela Academia, coleções particulares que pertenceram a alguns dos notáveis e a obra completa de todos os escritores que fazem ou fizeram parte do quadro de "sócios" desse restrito "clube literário"), ficar sabendo um pouco sobre a Livraria Acadêmica (falta a eles ingressar no webcomércio, assim interessados do país inteiro poderiam comprar obras importantes da literatura nacional disponíveis apenas para quem pode visitar a Livraria no Rio de Janeiro!), visitar o Centro de Memória (onde estão sendo mantidos e preservados os acervos de livros, objetos pessoais e documentos que contam um pouco da vida da própria Academia, de seus membros e do país). Ainda como link encontramos uma conexão chamada Língua Portuguesa, que nos leva para uma página onde encontramos textos que estudam e discutem a nossa língua, o Português, elaborados por especialistas; para não fugir a regra dos bons canais de informação da internet, há uma conexão de divulgação de Eventos e Notícias.
Ser introduzido a Machado de Assis por Lygia Fagundes Telles ("Apresentação de Machado de Assis") é um grande presente da Academia as pessoas que demonstram interesse e apreciam literatura, afinal de contas, Lygia é outro nome de grande envergadura em termos de produção literária no Brasil. Esse texto nos coloca frente a frente com um homem que representa, com enorme grandeza, o que de mais fino, inteligente e irônico foi criado em termos de personagens, descrição de paisagens, tramas e retratos de época.
Machado seria considerado um gênio universal se por acaso tivesse nascido na Inglaterra ou na França, não que, com isso, estejamos menosprezando o Brasil (que como grande paixão de todos nós, muitas vezes criticamos com ardor, com veemência, parecendo um pouco inclementes, mas que, no fundo queremos ver ocupando, cada vez mais, um lugar de destaque no cenário internacional), o que queremos é colocá-lo, enquanto escritor, no panteão a que pertence, ao lado de outros imortais, mais celebrados e divulgados que nosso escriba eterno.
Outros artigos, escritos por analistas competentes e renomados (Ubiratan Machado e Eduardo Portella), completam essa introdução ao grande escritor que foi Machado de Assis comparando-o a gigantes do porte de Proust, Dostoievski, Thomas Hardy ou Balzac.
Nos é dada a oportunidade de conhecer um pouco da bibliografia do escritor através de um Link que nos faz encontrar informações acerca da obra completa de Machado de Assis, uma das grandes vantagens para quem está estudando Machado de Assis é perceber que as obras são comentadas por analistas.
Entre as obras machadianas no entanto, uma acaba tendo maior destaque do que as outras, sendo a mesma, "Dom Casmurro". Por esse motivo, há uma página dedicada somente a introdução e análise da referida obra. Seria interessante que outros livros pudessem ter um tratamento semelhante, já que, no todo, a obra de Machado é referencial para a literatura brasileira.
Apesar de disponibilizar importantes recursos para quem se interessa por literatura e, principalmente por Machado de Assis, a página da Academia carece de uma renovação mais constante de conteúdo (aos textos produzidos por especialistas poderiam ser incorporados estudos, teses ou monografias sobre os escritores ou a respeito de suas obras) e de informações sobre os demais membros desse seleto grupo de escritores brasileiros (há outros nomes que mereceriam essa homenagem por suas obras que os tornam imortais!).
Para quem quer travar um primeiro contato, que referências melhores poderiam ser obtidas? A partir daí, o indicado é mergulhar nos livros de Machado e descobrir as delícias de sua prosa por conta própria. Boas leituras.
1 Elaine Ferraz - Lençóis Paulista
Eu sinceramente não conheço muitas obras de Machado de Assis, mas a mais famosa realmente é um marco na vida de qualquer leitor.
28/05/2009 20:01:01
2 ivana - sp
Gosto muito de Machado de Assis , e acredito que seria muito importante concluir o meu curso de letras com um trabalho sobre machado deAssis. Mas infelizmente não estou tendo facilidade para encontrar um tema bom a cerca do autor . Peço que se vcs tiverem uma boa ideia sobre uma monografia sobre ele , por favor mandeme o comentário. Gostaria de falar algo sobre a ironia do narrador ao se tratar de temas como a escravidão, pois busco fazer um bom trabalho sobre o tema escravidão
12/11/2008 12:22:07
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.