Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Zelig -
O Homem Camaleão

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camaleão 1. [Var. de cameleão, com assimilação.] S. m. 1. Zool. Reptil lacertílio, camaleontídeo, especialmente os do gênero Chamaleo , da Europa meridional e de certas regiões africanas e asiáticas, arborícola e dotado da faculdade de mudar de cor. Tem cauda preênsil, dedos opostos, língua protrátil, capaz de ser projetada a grande distância. 2. Bras. Zool. Designação comum dos reptis lacertílios; iguanídeos, com cerca de 30 representantes, a maioria dos quais tem uma prega mento-faríngea capaz de se encher de vento, crista serrilhada no dorso, língua curta, grossa e não protrátil; são também arborícolas e também mudam de cor. A espécie mais conhecida no N. e N.E. é a Iguana iguana. [Var., nessas acepç.: cambaleão e cameleão; sin.: papa-vento, senembi, senembu, sinimbu, sinumbu, tijibu. Cf. (na acepç. 2): iguana.] 3. Fig. Indivíduo que assume o caráter conveniente aos seus interesses. 4. Indivíduo que adapta sua opinião ao interesse do momento. (definição extraída do Dicionário Aurélio).

A definição apresentada acima é extremamente representativa para que possamos entender com clareza a idéia do filme "Zelig", do incensado e polêmico cineasta norte-americano Woody Allen. Zelig é, afinal de contas, o nome do personagem principal, interpretado pelo próprio Woody Allen, apresentado a todos como o verdadeiro camaleão-humano, capaz de alternar sua personalidade e sua aparência de acordo com o ambiente em que se encontra inserido.

Quanta novidade, podem pensar alguns de vocês, argumentando conhecerem pessoas que conseguem fazer imitações perfeitas de sotaques, gestos, feições, vozes e roupas utilizadas por qualquer pessoa, independentemente de especificidades muito próprias e características de cada um dos imitados. Há artistas especializados em desenvolver esse tipo de trabalho no palco, na televisão ou mesmo nas salas de aula em que trabalhamos.

Mas Zelig não é um artista, capaz de performances inesquecíveis. Trata-se, de acordo com o diagnóstico da dra. Eudora Fletcher (Mia Farrow), de um caso muito especial de pessoa que tem múltiplas personalidades.

É óbvio que o filme extrapola a noção de múltiplas personalidades a ponto de fazer com que o personagem de Allen seja capaz de se transformar em um chinês, em um negro ou mesmo numa pessoa obesa ao mesmo tempo em que incorpora características culturais próprias de pessoas que apresentem esses tipos étnicos ou físicos. Se não fosse dessa forma, certamente não estaríamos diante de uma comédia de Woody Allen.

Um tema diferenciado, explorado de forma cômica, apresentado ao público dentro de padrões fílmicos pouco convencionais e que leva, necessariamente as pessoas a refletir e a rir, carrega a marca de Woody Allen.

Mas, de que forma podemos pensar a respeito do caso de Leonard Zelig, esse intrigante personagem que encarna a sina do homem-camaleão? Será ele fruto de uma sociedade complexa (o filme se passa nos anos 1920), em mutação? Resultará sua anomalia das doenças da modernidade, onde as pessoas correm com grande intensidade para cumprir com suas rotinas de vida e tem que se adaptar constantemente a novos ambientes, situações e pessoas? De que forma a psicologia analisa casos de múltipla personalidade? O que existe de Zelig dentro de cada um de nós? Não perca!

O filme

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Em meio ao ritmo alucinante da década de 1920, na efervescência do American Way of Life, quando a imprensa vive de escândalos e novidades escabrosas e chocantes que permitam a venda de tiragens cada vez maiores de seus jornais, surge entre várias personalidades marcantes do período a figura do homem-camaleão, Leonard Zelig (Woody Allen).

Identificado aos poucos, na medida em que assume rostos e hábitos muito diversificados em um mesmo ambiente (chegou a aparecer como mafioso, ao lado de chefões da "Cosa Nostra", com a aparência e os trejeitos típicos de um virulento gangster e, no mesmo dia, foi visto entre os músicos de uma banda de jazz e blues que tocava para animar os freqüentadores dessa casa noturna onde se encontravam os mafiosos), Zelig ganha notoriedade e passa a ser estudado com curiosidade por médicos, psicólogos e pesquisadores de universidades especializadas em saúde para que se possa detectar a "doença" que o atormenta.

Entre os diagnósticos, das mais variadas espécies, há desde constatações de caráter psicológico e psiquiátrico até tentativas de associar seu caso a problemas físicos, provenientes de disfunções de determinados órgãos. Há determinados prognósticos que estipulam tempo de vida curto para o famoso paciente (cujas fotos estão espalhadas por jornais de variadas tendências, especialmente, nas capas dos diários sensacionalistas).

A única pessoa que realmente parece preocupar-se com Zelig é a doutora Eudora Fletcher (Mia Farrow), que tenta a todo custo descobrir as causas do mal de Zelig e acaba se apaixonando por esse homem-camaleão...

Para que tudo tenha um aspecto de maior fidedignidade, Zelig é apresentado em vários momentos ao lado de figuras destacadas da sociedade norte-americana dos anos 1920, como o presidente Woodrow Wilson, o jogador de baseball Babe Ruth, o ator Charles Chaplin ou o escritor F. Scott Fitzgerald.

Woody Allen revela toda a sua criatividade ao filmar a história de Zelig como um "pseudo-documentário" (o que pode não agradar a muitos espectadores), além disso, para firmar o conceito de época, apresenta o decorrer da história com filmagens em preto e branco alternadas por depoimentos de pessoas notórias (como os escritores Saul Bellow e Susan Sontag ou o psicólogo Bruno Bettelheim). Diversão garantida!

Aos professores

Personagens-acenando

1- Utilize os recursos estilísticos próprios do filme "Zelig", de Woody Allen, para despertar o interesse dos estudantes em relação à história, seus pormenores, o contexto em que as ações estão ocorrendo, os personagens famosos que desfilam pela tela e as características da vida nos Estados Unidos da década de 1920. Pergunte a eles o que pensam a respeito da história ter sido contada no formato de um documentário, os motivos que levaram o cineasta a trabalhar com fotos ao longo da narrativa, por que o filme é apresentado em preto e branco em determinados momentos e em cores em outros,...

2- Faça um levantamento entre os alunos para saber se eles conhecem pessoas que apresentem sintomas de múltiplas personalidades. O que motivou cada um deles a imaginar que esses conhecidos tem múltiplas personalidades? O que ocasiona o surgimento de pessoas que apresentam comportamentos como esse? De que forma essa anomalia comportamental é descrita e analisada pelos especialistas. Depois de partir de casos conhecidos dos alunos, fomente a pesquisa de campo e o levantamento de dados em bibliotecas, na internet ou através de entrevistas com psicólogos e psiquiatras.

3- É possível afirmar que a modernidade estabeleceu um ritmo de vida caótico para a maioria das pessoas. Há pouco tempo para comer, gastamos horas no trânsito das grandes cidades, dormimos mal em virtude de toda a correria, temos contatos breves com familiares ou amigos, nos vemos trabalhando ao mesmo tempo em que nos alimentamos, entre tantas situações que serviriam de exemplo para esse nosso louco, louco mundo contemporâneo. De que forma isso afeta psicologicamente as pessoas? Que tal parar para refletir um pouco acerca dessa questão?

4- O que foi o "American Way of Life"? Por que podemos dizer que esse modo de vida se estabeleceu a partir da década de 1920? Partindo-se do princípio que a expressão "American Way of Life" relaciona-se à idéia de consumismo, podemos dizer que o conceito extrapolou as fronteiras norte-americanas e se impôs ao mundo ocidental, e ao Brasil em particular? Através de um exercício com o mencionado acima, podemos descobrir mais sobre nós mesmos e permitir, aos alunos, compreender melhor a origem de alguns de nossos comportamentos e hábitos...

Ficha Técnica

Zelig
(Zelig)

País/Ano de produção:- EUA, 1983
Duração/Gênero:- 79 min., Comédia
Disponível em VHS e DVD
Direção de Woody Allen
Roteiro de Woody Allen
Elenco:- Woody Allen, Mia Farrow, John Buckwalter,
Marvin Chatinover, Stanley Swerdlow, Paul Nevens, Sol Lomita

Links

- http://www.adorocinema.com/filmes/zelig/zelig.htm

- http://www.rottentomatoes.com/m/Zelig-1024428/ (em inglês)

- http://us.imdb.com/Title?0086637 (em inglês)

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
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