Mesa-redonda fala de mapas colaborativos - 30/11/2007
“GeoEducação: uso pedagógico de mapas colaborativos na internet”
Na primeira oportunidade que tive de publicar um artigo sobre o projeto GeoEducação no Planeta Educação, solicitei a participação dos leitores nas oficinas desse projeto. Hoje, vou convidá-los para a mesa-redonda “GeoEducação: uso pedagógico de mapas colaborativos na internet”, que acontecerá dia 13 de dezembro de 2007, no auditório do SESC Avenida Paulista.
O evento foi organizado para discutir as possibilidades de aprendizagem multidisciplinar que mapas computadorizados e imagens de satélite, aplicados em ambientes colaborativos, oferecem para a educação. Serão analisadas questões como os usos de ferramentas de geoinformação por educadores, professores, pesquisadores e gestores de educação e o engajamento de professores e alunos em atividades de coleta de dados transdisciplinares.
Veja a programação:
14:30h - André Gurgel: Sites colaborativos, GeoBusca e GPS
15:00h - Carlos Seabra: Georreferenciamento em projetos sociais, culturais e educacionais
15:30h - Taïs Bressane: Apresentação do Projeto GeoEducação
16:00h - coffe break
16:15h - Manuel Moran: Tecnologia para uma educação inovadora
17:00h - Debate
17:30h - encerramento
André Gurgel é profissional de informática desde 1970, idealizador do portal GeoBusca.net e autor do livro “Meu Primeiro GPS”.
Carlos Seabra é pesquisador, editor e educador, atua com redes tecnológicas e sociais. Diretor de Tecnologia e Projetos do IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos) e consultor em projetos do Itaú Cultural, Ministério da Cultura, Fundação Banco do Brasil, entre outros. Foi coordenador do CIDEC (Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro/ USP) e ex-Diretor de Desenvolvimento da Divertire/Melhoramentos, empresas de software educacional.
Taïs Bressane é doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP, docente e pesquisadora. É designer instrucional e consultora em Linguagem e Comunicação para projetos hipermídia. Desenvolve o projeto GeoEducação como pós-doutorado no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do IA (UNICAMP).
José Manuel Moran Costas é doutor em ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, diretor acadêmico do Instituto Sumaré de Ensino Superior, professor de Novas Tecnologias na ECA-USP (aposentado) e membro do comitê de avaliação de projetos da UAB - Universidade Aberta do Brasil do MEC.
O ingresso é gratuito e as vagas são limitadas. Confirme sua presença pelo telefone (11) 3035-1888 ou por e-mail info@geoeducacao.com.br e participe deste evento.
1 jose soares - Bom Jardimma
Assim como o Andre Luiz M Moraes gostoria de conseguir algum material de video,ou impresso ficaria muito grato. abraços atodos.
27/11/2010 20:42:28
2 Carmen Silvia Lopes - Lençóis Paulista
TODO MUNDO PENSANDO EM DEIXAR UM PLANETA MELHOR PARA NOSSOS FILHOS. . . QUANDO É QUE PENSARÃO EM DEIXAR FILHOS MELHORES PARA O NOSSO PLANETA ?
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, tornase um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...
AINDA Á TEMPO DE CONSCENTIZAÇÃO.
08/06/2009 18:16:08
3 ivanilde carvazoni - lençois paulista
muito bom !contudo atual e que precisa de direcionamento....
12/05/2009 18:49:46
4 Andre Luiz M Moraes - Sao Bento do Sul - SC
tem algum material de video, ou impresso que possa obter pela net, por correio, algum endereço eletronico....... aguardo retorno
grato pela atençao
ANDRE
02/03/2008 10:21:31
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.