A importância das datas comemorativas na aula de inglês - 06/11/2007
Valentine’s Day, Mother’s Day, Easter, Father’s Day, Halloween, Thanksgiving, Christmas…
Valentine´s Day, Mother’s Day, Easter, Father’s Day, Halloween, Thanksgiving, Christmas… Essas são algumas das datas comemorativas que podem e devem ser exploradas não somente nas escolas de idiomas, mas também em todas as aulas de inglês de qualquer escola, seja pública seja particular.
A maioria das datas especiais é comemorada internacionalmente, neste contexto, os alunos podem comparar as diferenças culturais entre as comemorações e aproveitar a oportunidade para comemorar em sua escola.
Entretanto, existem as comemorações peculiares de alguns países onde a língua inglesa é classificada como língua materna, como exemplo, uma data especial americana chamada “Saint Valentine’s Day” ou “Valentine’s Day”, a qual atualmente representa o dia tradicional em que amigos e namorados se presenteiam, declarando seus sentimentos.
Já
nesse contexto, o professor apresenta um novo hábito
cultural e através de uma situação
real, ou seja, através da comemoração
na escola ou sala de aula, explora conteúdos
lingüísticos.
O
trabalho com eventos especiais permite a
realização de situações
reais, como a própria comemoração na
escola, a qual além de motivar a aprendizagem, possibilita
que o professor não desvincule língua e cultura.
Desta forma, estimulam os alunos a desenvolverem o conhecimento do
idioma através de habilidades funcionais; dependem do
contexto para a utilização adequada do idioma.
Levar as datas comemorativas até a sala de aula também possibilita aos alunos experimentarem o uso da língua inglesa tanto escrita como falada com emoção. Por exemplo, a criação de cartões comemorativos ou presentes especiais oferece um cenário confortável e seguro para aluno.
Segundo Stephen Krashen, a aquisição de uma segunda língua dificilmente se concretiza num ambiente desconfortável e inseguro. Um contexto seguro se desenvolve através da prática pedagógica do professor. Sendo assim, é importante incluir as datas comemorativas no calendário da escola ou do professor, pois se deve aproveitar as comemorações para a criação de situações reais e agradáveis, onde os alunos podem ser ativos no processo de aprendizagem.
Para o final do ano letivo de 2007, ainda há tempo para realizar algumas comemorações, como a festa de Ação de Graças, “Thanksgiving” ou o Natal, “Christmas”. Ainda há tempo de motivar a aprendizagem e de não desistir de tornar as aulas de inglês cada vez mais interessantes para os alunos.
Bibliografia
Wikimédia – www.wikipedia.org
Parâmetros Curriculares Nacionais –
Língua Estrangeira (1998)
Krashen, Stephen D.
Second Language Acquisition and Second Language Learning. Prentice-Hall
International, 1988.
1 Eduardo - Taboão da Serra
Achei muito interessante o texto. Acredito que ensinando datas comemorativas na lingua inglesa vai realmente ajudar os alunos a entenderem realmente o idioma e nao apenas `ter sido passado algo`.
Trabalhei no Planeta Educação em Taboão da Serra e uma das grandes aprendizagens foi ter conseguido concluir o ETP que tem me ajudado muito em meu trabalho e no meu curriculo.
muito obrigado a todos
27/02/2012 16:47:44
2 cláudia Félix Higino Carvalho - BarbacenaMG
As informações que adquirimos no curso de informática, faz com que nossas aulas enriqueçam a cada dia. Obrigado pelas dicas e informações.Cláudia
21/05/2010 08:31:39
3 emerson braga - caçapavasp
Adorei o artigo, eu adoro falar sobre os holidays para os meus alunos e respondendo a quem perguntou do Mardi Gras, acho interessante falar sobre, até usando o nosso Carnaval, que é a celebração mais próxima, para fazer uma ponte.
24/08/2009 23:23:10
4 evandra - duque de caxias
Identifiqueime muito com o artigo , minha monografia foi sobre como ensinar inglês atavés de datas comemorativas.
21/03/2009 08:13:16
5 diva maria dechen junqueira franco - Colina,SP
Formidável. Por que já não colocaram Mardi Grass?
19/02/2009 03:21:04
6 EDUARDO SEGANTI - TABOÃO DA SERRA S.P.
OTIMO TEXTO, MUITO INTERESSANTE E CRIATIVO TAMBEM!!!
O FATO DE SE APRENDER INGLES PRATICANDO0 E NAO APENAS `ESTUDANDOO` FAZ TODA A DIFERENÇA MESMO!!!
MUITO OBRIGADO POR ESTE ARTIGO MARAVILHOSO !!!
ENCERRO MEU COMENTARIO COM UMA FRASE SINGULAR DO TEU TEXTO:
Ainda há tempo de motivar a aprendizagem e de não desistir de tornar as aulas de inglês cada vez mais interessantes para os alunos.
18/11/2008 18:26:39
7 Flávia Florêncio - Taboão da Serra
Muito bom este artigo, pois além de levar conhecimento para as salas de aula, levamos a ciência de costumes e culturas estrangeiras, além de tentarmos quebrar alguns dogmas/estigmatizações dentro de algumas comemorações (Halloween, por exemplo).
Parabéns!
29/05/2008 09:54:07
8 edvaldo precioso reguero - bertioga
as aulas de inglês e informática estão sendo muito proveitosas para os alunos. como sou professor de inglês aproveito algumas atividades e contextualizo em sala de aula. ´parabéns por esta rede de ensino trazer estas informações para nossos alunos .
11/03/2008 15:45:20
9 Andrea Lanças - Bertioga
Aline, motivar os alunos com atividades lúdicas e que os envolvam, com certeza nos traz uma prática ao qual nunca mais deixaremos de ministrar. São atividades que ficam como boas lembranças e com certeza como um efetivo aprendizado.
27/02/2008 14:29:25
10 salma bispo santiago - bertioga
Aline,
gostei muito dessa e das muitas dicas que você sempre nos dar para aplicarmos em nossas aulas de Língua Inglesa.Pude experimentar algumas delas com os meus pequeninos e pude constatar a e sua eficácia .Nos divertimos muito!!!!!!!!!!!!!!!
um beijo grande,
salma
31/01/2008 23:55:51
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.