Diário de Classe
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Trabalhar a motricidade refinada das crianças - 05/11/2007
Pré-requisito fundamental na Educação Infantil

'

O educador que atua no segmento da Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada das crianças, pois este é um pré-requisito fundamental para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, na alfabetização.

Para isso, é necessário disponibilizar as crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador.

Podem ser: folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.

Outra atividade que os pequenos gostam muito e que pode ser realizada pelo educador é a dramatização cujos personagens são os dedos das mãos das crianças.

O educador desenha carinhas nos dedos dos alunos, utilizando caneta hidrocor ou guache colorida e depois as crianças realizam dramatizações utilizando os dedos como personagens das histórias. Elas podem utilizar também os fantoches de dedos nas dramatizações.

O teatro de sombras também pode ser utilizado pelo educador e pelos alunos, usando as mãos e dedos destes para formar os personagens atrás de uma tela construída com papel sulfite.

Outra atividade que pode ser realizada é o jogo da mímica, utilizando a linguagem corporal, principalmente as mãos e os dedos do educador e das crianças. 

O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada. 

Depois, uma criança realiza a mímica e as demais têm que descobrir qual é a ação que está sendo realizada.

Atividades de modelagem na argila também podem ser utilizadas.

O uso dos dedos dos telaios (material monressoriano) de botão (para aprender a abotoar e desabotoar), de colchete (para aprender a abrir e fechar o colchete), de velcron, de cadarço (para aprender a amarrar o cadarço) e outros.

Concluindo, atividades que envolvem os movimentos dos dedos das mãos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade refinada das crianças na Educação Infantil.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










16 COMENTÁRIOS

1 ana célia da silva souza - são luísmaranhão
Amei o artigo. Creio que devemos desenvolver um trabalho bem prático com a educação infantil, possibilitando a nossas crianças desenvolverem a sua motricidade. Como reconheço esta necessidade e nem toda escola possui condições de ter o material motessoriano, que é muito interessante, eu solicito aos pais que enviem camisas com botões, cadarços coloridos, pinças, pares de meias, lenço grande, zíper, velcro e outros com o objetivo de trabalhar a coordenação motora de nossas crianças e tem surtido efeito.
21/09/2013 18:01:26


2 jane Helenara Batista - Santana da Boa VistaA
Cássia, obrigada pelo artigo bem acessível e veio de encontro com que estavamos precisando,adorei.
19/08/2009 21:34:02


3 Elaine ferraz - Lençóis Paulista
Muito legal as ideias desse artigo, as vezes no nosso dia dia esquecemos as coisas simples que crianças adoram!!!!
27/05/2009 19:46:18


4 Antonia Neide de Sousa - Varjota Ce
Navego todos os dias buscando informações que possam acrescentar ao meu trabalho, servindo de embasamento para meus encontros com outros educadores. Amei o que li. Acredito muito na qualificação pessoal através do conhecimento e da troca de experiências com outros colegas. Valeu mesmo! Parabéns Cássia! Sucesso.
24/11/2008 12:32:31


5 Dayse - Sertãozinho-pb
_Um assunto perfeito para se trabalhar em um projeto do curso ao qual eu faço...espero fazer sucesso no mesmo!!!Parabéns pelo artigo...e a Orientadora Pedagógica.Bjos!!!
17/06/2008 13:19:09


6 hellen kras tournier - florianopolis
e os instrumentos musicais ?
11/05/2008 19:50:53


7 Márcia Paiva da Silva e Silva. - Cubatão
A matéria é de extrema relevância tendo em vista as crianças de 6 anos ingressando no Ensino Fundamental.Algumas demonstram dificuldades em atividades que envolvem movimentos inclusive na aquisição da escrita.A Educação Infantil deve realmente priorizar atividades práticas.
18/11/2007 23:01:33


8 edileia reis - madre de deus de minas
parabéns pela matéria. Muitos professores estão preocupados com papel e lápis e se esquecem que o princípio básico da aprendizagem é o corpo. Sou educadora me os artigos de vocês enriquecem cada dia mais minha prática pedagógica.
07/11/2007 13:15:40


9 Denice - Barueri
Adorei a matéria, pois sou professora de Ed. Infantil a quinze anos e sei o qto esses tipos de atividades ajudam as crianças.. Parabéns, gostaria de poder me comunicar mais diretamente com a autora desse texto.. Atenciosamente. Denice
13/08/2007 18:33:26


10 Maria Selene Angelo Fournier Araujo - Bauru
Excelente o artigo. Realmente, trabalhar com educação infantil exige muito compromisso com o ser humano. É imprescindível para nós professores possibilitarmos o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das nossas crianças.
12/07/2007 15:32:12


11 MARISTELA BARDEN STEFFENS - saldanha marinho rio grande do sul rs
Adorei este artigo por ter uma linguagem clara e acessivel a todos .Achei interessante as sugestões propostas por serem recursos possiveis em qualquer escola e mesmo para as mamães usar em casa nas brincadeiras com seus filhos e estar ajudando no pleno desenvolvimento das faculdades mentais dos mesmos. Parabén pela organização e conteudos dos artigos.
26/06/2007 16:36:01


12 Eloyna Mara - Cabo Frio/ RJ
Atuo como orientadora na rede Municipal. Parabéns pelo site!
20/04/2007 10:33:31


13 Ricardo de Aguiar Ventura - Cordeiro / RJ
Cássia Ravena, que beleza de texto! Seus temas bem que poderiam se tornar um livro. Que tal a idéia? Como professor de Educação Infantil, concordo com todas as palavras escritas no seu texto. é bom saber que há alguém preocupado em lembrar aqueles que lidam na e com a Educação essas pequenas situações, tão simples, tão fáceis, mas que auxiliam muito no desenvolvimento educacional dos pequeninos. Todas as suas palavras, aliadas a um pouquinho de respeito e amor pelos educandos, com certeza, auxiliaram na transformação da sociedade, pois teremos alunos instruídos, cidadãos conscientes e criativos, chegando a uma humanidade quase perfeita. Que bom, também, se muitos pais lessem esse artigo ( e também os outros por você escrito), e passassem a brincar educativamente dentro de casa com seus filhos. Lá fora, na comunidade, a paz acontecria, pois todos sairiam de casa sorrindo e conscientes de que o pouquinho de cada um, estaria transformando essa sociedade tão conturbada e violenta em que vivemos. Brincar com crianças hoje, educando-as é plantar um futuro melhor, repleto de paz. Parabéns. Ricardo
17/04/2007 11:30:40


14 VILMA RIBEIRO LOPES DA PIEDADE - LONDRINA - PR
Estou iniciando na educação infantil, e o artigo foi muito útil para ser aplicado em minhas atividades.
22/03/2007 17:45:19


15 Maria Aparecida Fernandes Oliveira - Vicosa
Trabalho na rede estadual com introdutorio e gostei muito deste artigo
21/03/2007 09:46:28


16 Veridiana Antonio Andreosi - Santos
Sou professora da rede municipal de Sv e Mongaguá e amei esse site...
14/03/2007 22:44:36


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.