Trabalhar a motricidade refinada das crianças - 05/11/2007
Pré-requisito fundamental na Educação Infantil
O educador que atua no segmento da Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada das crianças, pois este é um pré-requisito fundamental para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, na alfabetização.
Para isso, é necessário disponibilizar as crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador.
Podem ser: folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.
Outra atividade que os pequenos gostam muito e que pode ser realizada pelo educador é a dramatização cujos personagens são os dedos das mãos das crianças.
O educador desenha carinhas nos dedos dos alunos, utilizando caneta hidrocor ou guache colorida e depois as crianças realizam dramatizações utilizando os dedos como personagens das histórias. Elas podem utilizar também os fantoches de dedos nas dramatizações.
O teatro de sombras também pode ser utilizado pelo educador e pelos alunos, usando as mãos e dedos destes para formar os personagens atrás de uma tela construída com papel sulfite.
Outra atividade que pode ser realizada é o jogo da mímica, utilizando a linguagem corporal, principalmente as mãos e os dedos do educador e das crianças.
O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada.
Depois, uma criança realiza a mímica e as demais têm que descobrir qual é a ação que está sendo realizada.
Atividades de modelagem na argila também podem ser utilizadas.
O uso dos dedos dos telaios (material monressoriano) de botão (para aprender a abotoar e desabotoar), de colchete (para aprender a abrir e fechar o colchete), de velcron, de cadarço (para aprender a amarrar o cadarço) e outros.
Concluindo, atividades que envolvem os movimentos dos dedos das mãos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade refinada das crianças na Educação Infantil.
1 ana célia da silva souza - são luísmaranhão
Amei o artigo. Creio que devemos desenvolver um trabalho bem prático com a educação infantil, possibilitando a nossas crianças desenvolverem a sua motricidade. Como reconheço esta necessidade e nem toda escola possui condições de ter o material motessoriano, que é muito interessante, eu solicito aos pais que enviem camisas com botões, cadarços coloridos, pinças, pares de meias, lenço grande, zíper, velcro e outros com o objetivo de trabalhar a coordenação motora de nossas crianças e tem surtido efeito.
21/09/2013 18:01:26
2 jane Helenara Batista - Santana da Boa VistaA
Cássia, obrigada pelo artigo bem acessível e veio de encontro com que estavamos precisando,adorei.
19/08/2009 21:34:02
3 Elaine ferraz - Lençóis Paulista
Muito legal as ideias desse artigo, as vezes no nosso dia dia esquecemos as coisas simples que crianças adoram!!!!
27/05/2009 19:46:18
4 Antonia Neide de Sousa - Varjota Ce
Navego todos os dias buscando informações que possam acrescentar ao meu trabalho, servindo de embasamento para meus encontros com outros educadores. Amei o que li. Acredito muito na qualificação pessoal através do conhecimento e da troca de experiências com outros colegas. Valeu mesmo! Parabéns Cássia! Sucesso.
24/11/2008 12:32:31
5 Dayse - Sertãozinho-pb
_Um assunto perfeito para se trabalhar em um projeto do curso ao qual eu faço...espero fazer sucesso no mesmo!!!Parabéns pelo artigo...e a Orientadora Pedagógica.Bjos!!!
17/06/2008 13:19:09
6 hellen kras tournier - florianopolis
e os instrumentos musicais ?
11/05/2008 19:50:53
7 Márcia Paiva da Silva e Silva. - Cubatão
A matéria é de extrema relevância tendo em vista as crianças de 6 anos ingressando no Ensino Fundamental.Algumas demonstram dificuldades em atividades que envolvem movimentos inclusive na aquisição da escrita.A Educação Infantil deve realmente priorizar atividades práticas.
18/11/2007 23:01:33
8 edileia reis - madre de deus de minas
parabéns pela matéria. Muitos professores estão preocupados com papel e lápis e se esquecem que o princípio básico da aprendizagem é o corpo. Sou educadora me os artigos de vocês enriquecem cada dia mais minha prática pedagógica.
07/11/2007 13:15:40
9 Denice - Barueri
Adorei a matéria, pois sou professora de Ed. Infantil a quinze anos e sei o qto esses tipos de atividades ajudam as crianças.. Parabéns, gostaria de poder me comunicar mais diretamente com a autora desse texto..
Atenciosamente.
Denice
13/08/2007 18:33:26
10 Maria Selene Angelo Fournier Araujo - Bauru
Excelente o artigo. Realmente, trabalhar com educação infantil exige muito compromisso com o ser humano. É imprescindível para nós professores possibilitarmos o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das nossas crianças.
12/07/2007 15:32:12
11 MARISTELA BARDEN STEFFENS - saldanha marinho rio grande do sul rs
Adorei este artigo por ter uma linguagem clara e acessivel a todos .Achei interessante as sugestões propostas por serem recursos possiveis em qualquer escola e mesmo para as mamães usar em casa nas brincadeiras com seus filhos e estar ajudando no pleno desenvolvimento das faculdades mentais dos mesmos. Parabén pela organização e conteudos dos artigos.
26/06/2007 16:36:01
12 Eloyna Mara - Cabo Frio/ RJ
Atuo como orientadora na rede Municipal. Parabéns pelo site!
20/04/2007 10:33:31
13 Ricardo de Aguiar Ventura - Cordeiro / RJ
Cássia Ravena,
que beleza de texto!
Seus temas bem que poderiam se tornar um livro. Que tal a idéia?
Como professor de Educação Infantil, concordo com todas as palavras escritas no seu texto. é bom saber que há alguém preocupado em lembrar aqueles que lidam na e com a Educação essas pequenas situações, tão simples, tão fáceis, mas que auxiliam muito no desenvolvimento educacional dos pequeninos.
Todas as suas palavras, aliadas a um pouquinho de respeito e amor pelos educandos, com certeza, auxiliaram na transformação da sociedade, pois teremos alunos instruídos, cidadãos conscientes e criativos, chegando a uma humanidade quase perfeita.
Que bom, também, se muitos pais lessem esse artigo ( e também os outros por você escrito), e passassem a brincar educativamente dentro de casa com seus filhos. Lá fora, na comunidade, a paz acontecria, pois todos sairiam de casa sorrindo e conscientes de que o pouquinho de cada um, estaria transformando essa sociedade tão conturbada e violenta em que vivemos.
Brincar com crianças hoje, educando-as é plantar um futuro melhor, repleto de paz.
Parabéns.
Ricardo
17/04/2007 11:30:40
14 VILMA RIBEIRO LOPES DA PIEDADE - LONDRINA - PR
Estou iniciando na educação infantil, e o artigo foi muito útil para ser aplicado em minhas atividades.
22/03/2007 17:45:19
15 Maria Aparecida Fernandes Oliveira - Vicosa
Trabalho na rede estadual com introdutorio e gostei muito deste
artigo
21/03/2007 09:46:28
16 Veridiana Antonio Andreosi - Santos
Sou professora da rede municipal de Sv e Mongaguá e amei esse site...
14/03/2007 22:44:36
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.